Verduras corretas para porquinhos da índia

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Anyp
Registado: segunda dez 22, 2014 11:41 am

sexta dez 26, 2014 5:04 pm

Olá,
Será que alguem me pode ajudar sobre as verduras corretas para porquinhos da índia e que se possa dar diáriamente?
A maioria delas têm alguns excessos que lhes podem fazem mal, como o espinafre, a couve, os bróculos; que têm que ser dados 1 ou 2 vezes por semana para não lhes fazer mal...
Sei que o agrião, a endívias e os coentros são daqueles que se pode dar +/- à vontade, mas gostava de conseguir fazer um plano semanal de uma dieta variada e equilibrada para os meus meninos.
Alguem sabe, relativamente ao chuchu, a quantidade e intervalos em que se deve dar? Perdi recentemente um porquinho de um ano por negligência médica (oclusão dentária) e queria fazer de tudo para evitar que estes bebés tenham que ir alguma vez ao veterinário por alguma coisa que lhes possa ter dado ou não...

A antes que me sugiram a ir aos links recomendados para o assunto, já os fui ver, e de facto não são muito coerentes... Cada qual diz sua coisa, e não é fácil de perceber o que realmente não lhes faz mal...
Obrigada
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

segunda dez 29, 2014 4:00 pm

Ola.

Desde que nao de nada em excesso, nao ha problema.

Para o desgaste dos dentes (especialmente dos molares) nunca pode faltar feno. Eh o melhor aliado.

Para referencia, ca em casa a dieta (e ja la vao 5 anos) sempre foi:
manha: cenoura
fim do dia: pepino e pimento verde
variantes: tomate, broculos, coentros, salsa. (normalmente dou sempre o pepino e substituo o pimento verde por um destes)
Feno sempre.
Racao como guloseima.

Fruta nunca dei muita. Normalmente dou da epoca: maca, melao, meloa, uvas, banana.
Nunca comeram endivias, nem chuchu...

Deve escolher os vegetais pela quantidade de vitamina C, e ter cuidado com os vegetais muitos ricos em calcio ou de digestão mais dificil.

As frutas nao deve dar em muita quantidade porque os acucares interferem com o ph dos intestinos.

Depois varia de porquinho para porquinho.
Ha porquinhos com tendência para pedras nos rins, outros para problemas dentários... ha porquinos que tem diarreia com alface, outros nem por isso... Deve ir controlando o peso, a urina e ver como comem.
Dar oportunidade de correrem e fazerem exercício.

Variedade, sim, mas também não eh preciso ir ao extremo de comer uma coisa diferente todos os dias.

Em duvida, nao dar! Fome, não passam de certeza.

Cump,
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
Responder

Voltar para “Exóticos”