Fiquei curioso pelo motivo que levou a moderação a censurar o conteúdo da mensagem acima. Não estou à espera de uma resposta do moderador mas mesmo assim aqui fica o meu comentário.
A julgar pelo texto editado, a censura da moderação recaiu num link para um forum da "concorrência":
marianamar Escreveu:Tem algumas informações base sobre ratazanas aqui: [Editado pela moderação - Este tipo de informação deve ser enviado via PM]
Se tiver mais dúvidas sobre ratz, fica à vontade para visitar o fórum e colocar as suas questões: [Editado pela moderação - Este tipo de informação deve ser enviado via PM]
Ora dizem as regras de utilização do forum (
http://www.arcadenoe.pt/forum/viewtopic.php?t=42467) o seguinte:
4 - Não publique mensagens de conteúdo comercial (...) Mensagens de conteúdo
puramente comercial ou contendo links (endereços) ou referências a outros sites com intuitos comerciais não são permitidas. Mensagens que contenham links a sites de caracter informativo (
devidamente contextualizados) são permitidas.
Parece-me que o link censurado não tem conteúdo
puramente de cariz comercial. Sim, o site tem os banners comerciais comuns a TODOS os foruns mas não são da responsabilidade do criador do conteúdo do fórum nem este tem algum lucro com essa publicidade. Destaca-se assim a segunda parte da regra, que claramente permite a partilha do link
devidamente contextualizado com o tema do tópico, como indica a regra.
Também os termos de utilização do Serviço Arca de Noé Vivapets (
http://www.arcadenoe.pt/terms.php) declaram que:
7. Ligações Para Outros Sítios Na Internet ("Links")
O Utilizador pode disponibilizar ligações para outros sites na World Wide Web (WWW) ou para conteúdos que estejam alojados noutros servidores, desde que identifique visível e notoriamente essas ligações...
Deste modo, e em concordância com as regras deste forum, não entendo o motivo da censura por parte da moderação.
Resta-me aceitar (ainda que não entenda o motivo) que as regras de utilização permitem a ditadura da moderação:
3 - Moderação e moderadores
Os administradores e moderadores deste fórum (...) Fica inteiramente ao seu critério as acções que julguem necessárias ...
E enquanto aqui deixo estes meus pensamentos, estou consciente que eu sim, estou a cometer uma infracção às regras de utilização. Infracção muito comum e que raramente é editada pela moderação. Mas veremos o que acontece desta vez

2 - Publique as mensagens no fórum relevante - mantenha o fórum limpo (...) Não deve publicar mensagens fora de contexto (...) Mensagens fora de tópico serão movidas ou removidas.