ajuda pré- chegada da Tartaruga

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
irizitah
Membro Veterano
Mensagens: 259
Registado: segunda nov 01, 2010 7:02 pm

domingo out 23, 2016 9:32 pm

Boa noite!
Estou decidida a arranjar uma tartaruga para PET, ficará no interior de casa.
Mas, nao me quero atirar de cabeca, primeiro quero ter tudo o que e indispensável, e so depois a irei comprar...
Estive ja a pesquisar habitats e alimentação...

Habitat
Vi que para uma primeira fase, um aquario de 35L chegará. Mas, sabem.me dizer durante +- quanto tempo a tartaruga o irá usar? ou sera preferivel arranjar ja um maior?
posteriormente poderei arranjar uma caixa de plastico (tipo chineses) para a tartaruga?
é mesmo necessario arranjar um termostato? e filtro?

Alimentação
Muita gente diz-me que aqueles camaroes, chegam, mas nas pesquisas que fiz, falam.me que os camaroes sao nocivos para elas, e deverao ser dados snacks, frutas, legumes e carne fresca. O que voces aconselham?

Suplementos
Tambem me falaram de umas gotas que se deve colocar na carapaça da tartaruga regularmente. de que se trata?
E o que se usa para colocar na agua?

obrigada a todos!!!
e desculpem tanta pergunta
irizitah
Membro Veterano
Mensagens: 259
Registado: segunda nov 01, 2010 7:02 pm

segunda out 24, 2016 10:04 am

Estive a ver este terrário, o que acham?
que dimensões aconselham?
estava a pensar comecar por uma tartaruga, mas posteriormente, se tudo correr bem, passar para 2.


Equipamentos Incluídos
Rampa-solário de relva artificial

Espessura vidro: 3 mm

Cor: Preto

Dimensões:
40 cm -> 40x20x19 cm (comp/larg/alt)
60 cm -> 60x30x20 cm (comp/larg/alt)
80 cm -> 80x30x30 cm (comp/larg/alt)
xtina_xm
Membro Veterano
Mensagens: 368
Registado: quinta dez 23, 2004 8:11 pm

quarta nov 16, 2016 2:19 pm

Curiosidades gerais:

- Muitas das tartarugas comercializadas são muito pequenas quando se compram (2 a 3cm), mas crescem até cerca de 30 cm e podem viver 20 anos!
- Só perto dos 2 anos de idade é que se consegue saber o sexo das tartarugas.

A casinha ideal para uma tartaruga aquática:

- Algumas tartarugas aquáticas, enquanto são muito pequenas, não são boas nadadoras, pelo que nesse caso se pode começar com pouca altura de água no aquário (a altura da tartaruga em pé).
- Um filtro dá muito jeito nomeadamente para manter a água limpa durante mais tempo e para fazer a água aquecida espalhar-se igualmente por todo o aquario.
- No Inverno deve-se recorrer a um termostato para manter a água amena (24 graus) e evitar que a tartaruga hiberne. Isto é vital especialmente nos primeiros anos de vida quando elas podem não sobreviver à hibernação.
- Deve existir uma plataforma ou zona elevada e seca, que permita à tartaruga sair totalmente da água e secar se assim entender (tartarugas sempre debaixo de água, para além de ser anti-natura pode causar casca mole ou fungos).
- O aquário deve estar localizado de forma a manter uma área à sombra e simultaneamente proporcionando luz solar directa (sem ser através de vidros) pois, como qualquer reptil, elas precisam de ajuda para se manterem quentes e apanhar sol para serem saudáveis. Na maioria dos casos, não sendo possível dar essas condições, coloca-se uma lâmpada UVB 5.0 que se compra na maioria das lojas de animais. Esta lâmpada imita os raios UV do Sol. Sem os raios UV, a carapaça e os ossos não crescem ou crescem com deformações e elas podem apanhar infeções pelo corpo tais como oculares ou otites graves. A lâmpada deve ficar ligada apenas durante o dia e à distância indicada nas instruções da lâmpada (cerca 20cm) da plataforma.
- Não colocar o aquário todo ao sol, nomeadamente porque a água pode aquecer demasiado e matar a tartaruga. Se for um lago, o volume elevado de água já permite manter uma temperatura adequada.
- Manter uma altura de água que permita a tartaruga nadar livremente.
- Não usar pedras pequenas nem areia para decorar o fundo, porque podem ser engolidas e causar problemas de saúde, nem pedras diretamente apanhadas da praia. Usar por exemplo pedras de rio, previamente lavadas, ou se forem da praia, fervê-las. Sejam quais for, devem ser lisas, sem faces ásperas nem com arestas vivas.
- Disponibilizar ossos de choco (ferver primeiro) ou, em alternativa, blocos de cálcio.
- Um lago exterior seria a casa ideal de uma tartaruga aquática, mas até aos 2 a 3 anos de idade (cerca de 15cm de carapaça), devem estar no interior, porque podem não aguentar a hibernação no Inverno e ficar doentes com facilidade. Mesmo adultas, é necessário saber se é uma espécie que vai aguentar hibernar no Inverno e está previamente de saude e bem alimentada para o fazer.

Alimentação:

- Dar o granulado próprio (designada também por ração ou "sticks") para tartarugas. As marcas reptomin, sera, dr. wu, tetra, hikari, zoomed, jbl, são boas e encontram-se disponíveis nos hipermercados ou lojas de animais.
- Dar um volume de sticks por dia correspondente, mais ou menos, ao volume da cabeça da tartaruga.
- Sticks são a base da alimentação, mas deve-se complementar com produtos naturais como carne de aves e peixe cru (de 1 a 3 vezes por semana) e verduras (que se pode dar à vontade, excluindo a alface que pode provocar diarreias) nomeadamente cenoura, ervilhas, agrião que elas adoram. Fruta ocasionalmente (nada de citrinos). Pode-se ainda dar algumas plantas, como trevos, dentes de leão; também delicias do mar e atum em água, caracóis e camarões.
- Os famosos "camarões" (chamados grammarus) que se vende como alimento para tartarugas é na verdade apenas um "boicoito" e deve ser dado como tal (1 vez por semana), ou não ser dado de todo pois não tem qualquer valor nutricional.

Outros cuidados:
- É essencial que os pais ensinem os filhos a lavar sempre as mãos após o contacto com tartarugas por causa da possibilidade de existirem salmonelas (mais uma vez a importancia de um bom filtro para evitar isto!). Idealmente, as crianças não devem mexer nas tartarugas, ajudando no entanto, por exemplo, na hora de dar a comida.
- Procurar antecipadamente um veterinário por perto com formação em exóticos, de preferência com experiência com tartarugas, para contactar em caso de emergência.
xtina_xm
Membro Veterano
Mensagens: 368
Registado: quinta dez 23, 2004 8:11 pm

quarta nov 16, 2016 2:28 pm

Imagem

Imagem
Responder

Voltar para “Exóticos”