Informar-se antes de comprar

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
zooexotico
Membro Veterano
Registado: segunda mar 11, 2002 12:42 pm
Contacto:

segunda jun 24, 2002 8:19 am

Isto deve acontecer para todos os animais mais especialmente para os Exóticos é fundamental:

- INFORMEM-SE bem sobre o animal que vão comprar ANTES de o comprar. Tudo isto para evitar que aconteçam problemas por falta de conhecimento do dono.
Os Exóticos todos têm um tratamento específico e são animais que não são para toda a gente.
Não se informem depois de ter o animal em casa mas preparem-se antes de o comprar.

Se depois acontecem problemas nem a maior parte dos veterinários os consegue resolver por falta de conhecimento.

Façam esse favor aos animais e se não tiverem condições para lhes dar o melhor... Não Comprem!!!!!
;) [/b]
hamstershouse
Membro
Registado: domingo dez 23, 2001 6:07 pm
Localização: 4Chihuahuas-Chinchilas-Hamsters-Porquinhos-Gerbos-Esquilos-Petauros-Coelhos anões-Degus-Tartarugas

segunda jun 24, 2002 9:43 am

Olá!

Estamos 100% de acordo com o zooexótico! Há só um pequeno ponto que não digerimos lá muito bem!!

Por vezes, para não dizer a maior parte das vezes, as lojas só se interessam em vender os animais!
Quando questionamos o proprietário da loja sobre algum animal, das duas uma:
- ou é frontal e diz que não sabe
- ou inventa dando nomes e caracteristicas falsas aos animais

Em geral, desde a loja até ao armazenista e ao importador todos estão interessados é em VENDER os animais, NÃO É EM EXPLICAR! Por isso é que quem os vende de loja em loja são vendedores e não os criadores!!

Isto acontece, penso eu, pela falta de informação generalizada!

Para isso é que existe este forum!!! Para tirar dúvidas!!

Até breve!!

Catarina e paulo, Aveiro!!
arquea
Membro
Registado: sábado fev 23, 2002 8:28 pm

terça jun 25, 2002 5:08 pm

Eu acho que esta questão não é tão linear quanto parece. Eu antes de comprar o meu coelho andei durante muito tempo a informar-me sobre a raça, e quando o comprei pensava que sabia tudo, mas nada me tinha preparado para a realidade: os coelhos são o diabo em pessoa. É impossivel conhecer profundamente um animal sem estar no mínimo durante uns 4 meses na sua presença, especialmente no que diz respeito à sua linguagem corporal. Não me parece que a maioria dos donos das lojas que os vendem se deem ao trabalho de lhes prestar a atenção suficiente para os conhecerem tão bem como deviam. E todas as pessoas que eu interroguei que tinham coelhos davam-me informações diferentes, porque cada animal tem a sua própria personalidade, logo é dificil generalizar assim o comportamento dos animais. Garanto-lhe que nenhuma das descrições que ouvi se adequa ao comportamento do meu coelho.
Não me interpretem mal, eu adoro o meu coelho mais do que tudo na vida e até estou a pensar ter mais, mas nada me tinha preparado para o facto de que a minha casa teria de ser modificada, que as minhas plantas deveriam ir para cima dos móveis para ele não tirar a terra dos vasos, que as prateleira ao seu alcance teriam de estar vazias, que os meus livros tenham todos a sua marca personalizada (dentadadinhas na lombada), entre muitas outras coisas... A mim só me disseram para ter cuidados com os fios, que irónicamente é a única coisa que ele não roi.
Por esta razão não vejo mal em que as pessoas venham a este fórum pedir informações sobre o comportamento dos seus animais, na esperança que haja alguém com um animal com o mesmo comportamento, é para isso que este fórum serve.

Lúcia Miguel
BdM
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos, Chinchilas, Furões, Petauros do Açucar, Degus, Hamsters ( vários tipos), Psitacídeos e peixes
Contacto:

terça jun 25, 2002 8:34 pm

É o que se chama um diabinho em forma de coelho!!!

Pois concordo que essas informações são dificeis de obter pois cada animal tem a sua personalidade.
No entanto há coisas, como a alimentação, alojamento, resistência às temperaturas (altas ou baixas), doenças mais comuns, etc que devem ser informadas pelos vendedores e criadores ou para que possam tirar dúvidas aqui nestes foruns.
As páginas da Internet já é uma outra coisa porque muitas vezes são feitas por quem não percebe nada do assunto e depois em vez de serem informativas, enganam quem as consulta. Qualquer um pode fazer uma página.

O mais certo é comprar um livro sobre o animal.

Todas essas informações devem ser lidas e dúvidas tiradas ANTES de comprar um animal e nunca com o animal depois de estar em casa.

Cumprimentos,
arquea
Membro
Registado: sábado fev 23, 2002 8:28 pm

terça jun 25, 2002 11:05 pm

Concordo completamente com isso. O prévio conhecimento da alimentação, doenças a fragilidades do animal é uma prioridade antes de se fazer qualquer aquisição, o que infelizmente nem sempre acontece. Conheço uma pessoa que só três meses depois de ter um coelho é que "descobriu" que teria de comprar feno para pôr na gaiola do animal, e isso é inadmissivel.
Começo a pensar que seria melhor para todos que os animais viessem acompanhados com um livro de instruções, pelo menos em relação à alimentação e aos cuidados diários. :lol:
Mas em relação ao comportamento, acho que é impossivel as pessoas terem um conhecimento prévio antes de comprarem um animal. Esse conhecimento só será adquirido com o tempo e com a convivência. Devo acrescentar que tenho o meu coelho à 4 anos e ele continua a surpreender-me com as suas traquinices. Quando eu penso que já não há mais nada que ele possa estragar, ele inventa sempre qualquer coisa.

Beijinhos
Lúcia Miguel
W4R_M4ST3R
Membro
Registado: quinta jun 13, 2002 1:48 am

terça jun 25, 2002 11:30 pm

Concordo plenamente com tudo o que aqui foi dito.
Antes de comprar o meu cão da pradaria e apesar de já ter bastante experiencia com roedores exoticos, procurei informar me o melhor que pude sobre estes animais. Claro que ng sabe tudo, mas gajos das lojas abusam.. Considero que sei mesmo bastante acerca dos cães da pradaria de cauda preta e sempre que tenho uma duvida uso um fórum americano onde estou inserido.

Comprimentos

J. Castro

PS - Zoo exotico a quanto me venderias uma fémea de CDP ?
zooexotico
Membro Veterano
Registado: segunda mar 11, 2002 12:42 pm
Contacto:

quarta jun 26, 2002 9:05 am

Todos os animais que nós vendemos para lojas ou particulares são acompanhados com as fichas técnicas dos mesmos, mas depois nas lojas, muitas vezes não dão ao cliente essas fichas. "Esquecem-se!"...

Cães da Pradaria - 130 Euros cada. 250 Euros o casal.
Esquilos da Coreia - 25 Euros cada (jovens mansos).
Coelhos Anões (17,50 Euros) Belier (28,70 Euros).
E Chinchilas e muitos Hamsters, etc etc etc
W4R_M4ST3R
Membro
Registado: quinta jun 13, 2002 1:48 am

sábado jun 29, 2002 11:04 am

yah eu por acaso n tenho nenhuma papelada..
como posso arranjar isso?
mmcoelho
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 10:21 pm

quinta ago 15, 2002 9:52 pm

Não querendo fugir ao tópico, mas fazendo-o, não sabia que era permitido vender/comprar/ter cães da pradaria...Noutro dia, vi um Tucano numa loja de animais...também achava que era protegido. O assistente da loja não sabia era legal ou não...eu fiquei com a dúvida e não tenho a quem perguntar...

Obrigada!

Maria
Responder

Voltar para “Exóticos”