terça jun 25, 2002 5:08 pm
Eu acho que esta questão não é tão linear quanto parece. Eu antes de comprar o meu coelho andei durante muito tempo a informar-me sobre a raça, e quando o comprei pensava que sabia tudo, mas nada me tinha preparado para a realidade: os coelhos são o diabo em pessoa. É impossivel conhecer profundamente um animal sem estar no mínimo durante uns 4 meses na sua presença, especialmente no que diz respeito à sua linguagem corporal. Não me parece que a maioria dos donos das lojas que os vendem se deem ao trabalho de lhes prestar a atenção suficiente para os conhecerem tão bem como deviam. E todas as pessoas que eu interroguei que tinham coelhos davam-me informações diferentes, porque cada animal tem a sua própria personalidade, logo é dificil generalizar assim o comportamento dos animais. Garanto-lhe que nenhuma das descrições que ouvi se adequa ao comportamento do meu coelho.
Não me interpretem mal, eu adoro o meu coelho mais do que tudo na vida e até estou a pensar ter mais, mas nada me tinha preparado para o facto de que a minha casa teria de ser modificada, que as minhas plantas deveriam ir para cima dos móveis para ele não tirar a terra dos vasos, que as prateleira ao seu alcance teriam de estar vazias, que os meus livros tenham todos a sua marca personalizada (dentadadinhas na lombada), entre muitas outras coisas... A mim só me disseram para ter cuidados com os fios, que irónicamente é a única coisa que ele não roi.
Por esta razão não vejo mal em que as pessoas venham a este fórum pedir informações sobre o comportamento dos seus animais, na esperança que haja alguém com um animal com o mesmo comportamento, é para isso que este fórum serve.
Lúcia Miguel