Olá!

Vou então tentar ajudar, eu tenho uma hamster e já sei mais ou menos como cuidar destes pequeninos adoráveis
As gaiolas apenas devem ser espaçosas e à prova de fugas, de um material que não consigam roer (aquelas de plástico e metal servem perfeitamente). Para cobrir o chão, o melhor são lascas de madeira ou areia (daquelas dos gatos), não ponha serradura porque pode dar problemas respiratórios e infecções nos olhos. Para o ninho, o ideal é aquele material que se vende nas lojas de animais próprio, ou então, tiras de papel macio, nunca usar algodão mesmo porque se prende nas patinhas e pode fazer mal se ele o engolir.
A gaiola não deve estar sujeita à luz directa nem a correntes de ar, deve ser limpa uma vez por semana, deixando algum (pouco) material do ninho velho misturado com o novo, para ele não estranhar.
Deve ter sempre água fresca e ser alimentado uma vez por dia, normalmente ao cair da noite (uma mão de comida chega). Os hamsteres comem de tudo, mas é preciso não exagerar, a sua alimentação deve conter sementes (de cereais e girassol, alpista, amendoins, etc.) e frutas e vegetais (previamente lavadas) como laranjas, maçãs, peras, uvas, passas, etc., cenoura, aipo, espinafre, couve-flor, etc.
Os dentes de um hamster estão em contínuo crescimento, pelo que para os manter num tamanho correcto o hamster rói. Actualmente as rações já trazem materiais para eles roerem, mas também os há a venda nas lojas da especialidade.
É fácil ensinar um hamster. Por exemplo, para que aprenda o nome, mostre-lhe a comida e chame-o. Para que fique de pé ou balance a cabeça como se estivesse a dançar, mostre o alimento de forma a deixá-lo na posição desejada e repita várias vezes a ardem (como "de pé" ou "dança!"). Dê-lhe então o petisco. Verá que com o tempo ele fará esses truques mesmo sem recompensa. Os hamsters devem ser tratados com carinho e muita paciência e mantidos em boas condições. Ao segurá-lo, aproxima a mão vagarosamente, para que não se assuste. Pegue-o pela pele do dorso e coloque-o na palma da mão. Não o deixe cair: um tombo pode ser-lhe fatal.
Relativamente à saúde, podem sofrer de diarreia, constipação, perda de pelo.
Podem também, quando há uma mudança súbita de temperatura ambiente, hibernar, ficando duros e frios como se estivessem mortos. Devem ser despertados por causa da desidratação e da fome. Deve mudar-se para um local mais quente e ser massajado suavemente até acordar. Facultar-lhe água e comida em abundância.
Por vezes aparecem nos quadris do hamster manchas; não se trata de nenhuma doença, mas de glândulas de odor perfeitamente normais.
Agora relativamente ao hamster em si, acorda por volta das 17 horas, cheio de energia, começando então a sua actividade diária. Primeiro faz a higiene pessoal com lambidelas. A seguir ergue-se nas patas traseiras e come com as mãozinhas, que parecem de gente. Aí começa a brincadeira. Acostumado na natureza a caminhar muito, sempre em busca de alimento, movimenta-se o tempo todo. Diverte-se fazendo acrobacias, dando pequenas corridas pela gaiola.
Mais do que uma brincadeira, é uma questão de saúde! Rodas, escorregas, tubos transparentes, tudo o atrai. Está sempre atento, com as orelhas com as orelhas grandes em pé. Curioso, gosta de se meter nas menores brechas. Atravessa a madrugada cheio de animação té ao amanhecer, quando vai dormir e descansar na maior preguiça, com breves interrupções para actividades esporádicas.
Os hamsters novos têm pelos finos e brilhantes, e também algum pelo nas orelhas, que vão desaparecendo com a idade. A melhor idade para adquirir um hamster é entre 6 e 8 semanas de vida.
Se ainda quiser saber mais, acho que este site é dos melhores em termos de informação sobre estes pequenitos:
http://atelier.uarte.mct.pt/~pr1178/o_hamster.htm
Se precisar de mais ajuda, estou ao dispor,
Beijinhos