PPL, é assim, estou deesconfiado que tenho 1 ou 2 chins Safiras, quando analiso o pelo, ele é cizento claro, branco, mas n tem marcas pretas no pelo, o que as torna mto clarinhas...
o pai: uma Safira, ficou com a Dona, ficando eu apenas com uma Chinchilla Cizenta que suspeito eu que seja Portadora de Safira...
A questão é, Exsite alguma maneira de ver se é mesmo safira ou nao? ou terei que esperar que elas crescam completamente para ver o resultado?
Um abraço
Vasco
Chinchillas Safiras
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 11, 2002 12:42 pm
- Contacto:
olá!
Uma das melhores maneiras seria contactares o CLUBE CHINCHILA PORTUGAL ( www.clubechinchilaportugal.com ) ... mas como eu sou o presidente do Clube
posso responder-te logo...
Será que podias passar com elas cá pela minha loja para eu as ver?
- qual a origem das chinchilas?
- Têm alguma espécie de registo como nós fazemos no Clube?
Cumprimentos,
José Santos
Uma das melhores maneiras seria contactares o CLUBE CHINCHILA PORTUGAL ( www.clubechinchilaportugal.com ) ... mas como eu sou o presidente do Clube

Será que podias passar com elas cá pela minha loja para eu as ver?
- qual a origem das chinchilas?
- Têm alguma espécie de registo como nós fazemos no Clube?
Cumprimentos,
José Santos
-
- Membro
- Registado: quinta abr 08, 2004 12:40 pm
- Localização: Chinchillas, Caes, Gatos, Gerbilos, Hamsters Chineses, Hamsters Syrios, Mufeta, Furões
- Contacto:
Olá
Nao me dá muito jeito passar na loja porque elas ainda nem um mes têm...
A Origem delas: Vieram de um Macho Safira e de uma Femea Cizenta (Portadora de Safira?).
São de uma senhora da margem sul, que as comprou lá fora, penso que reino unido, agora casou-se, e apenas ficou com a sua primeira chinchilla (a safira), ficando eu, com uma cizenta e 2 bebes que ao que me parece tambem sao safiras...
Sobre o registo, isso a mim nao é muito importante, já pensei em inscrever-me no clube quando apenas tinha uma unica Cizenta Standart, mas depois deixei de ligar muito a isso :p.
De qualquer forma, Eu já vi uma Safira á minha frente, pareçem me cizentas clarinhas, a unica diferença é que fazem alguns reflexos de azul clarinho. quando nós observamos uma Cizenta Std. de perto, o pelo dela é composto por, Cizento Branco e Preto. estas que tenho aki apenas são Cizento e branco....
outro ponto curioso, na barriga, elas têm pontos mais claros, mas...
para dizer a realidade quase não têm manchas brancas na barrigas... será normal? ou tambem existem Cizentas STD. todas cizentas (é que as que tenho aki têm todas uma mancha branca na barriga).
Cordialmente
DC
Nao me dá muito jeito passar na loja porque elas ainda nem um mes têm...
A Origem delas: Vieram de um Macho Safira e de uma Femea Cizenta (Portadora de Safira?).
São de uma senhora da margem sul, que as comprou lá fora, penso que reino unido, agora casou-se, e apenas ficou com a sua primeira chinchilla (a safira), ficando eu, com uma cizenta e 2 bebes que ao que me parece tambem sao safiras...
Sobre o registo, isso a mim nao é muito importante, já pensei em inscrever-me no clube quando apenas tinha uma unica Cizenta Standart, mas depois deixei de ligar muito a isso :p.
De qualquer forma, Eu já vi uma Safira á minha frente, pareçem me cizentas clarinhas, a unica diferença é que fazem alguns reflexos de azul clarinho. quando nós observamos uma Cizenta Std. de perto, o pelo dela é composto por, Cizento Branco e Preto. estas que tenho aki apenas são Cizento e branco....
outro ponto curioso, na barriga, elas têm pontos mais claros, mas...
para dizer a realidade quase não têm manchas brancas na barrigas... será normal? ou tambem existem Cizentas STD. todas cizentas (é que as que tenho aki têm todas uma mancha branca na barriga).
Cordialmente
DC
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Olá de novo!
Eu acho que o associativismo é importante porque só assim se tem a certeza da qualidade dos animais. As associações existem para tirar essas dúvidas e para aconselhar a melhor maneira de manter a qualidade de um animal, seja ele chinchila, cão, ave, etc..
Por exemplo em Inglaterra, França e outros países europeus existem associações para tudo e só assim se consegue obter um nível tão elevado de qualidade nos animais. Se puder vá uma vez assistir a uma exposição de Roedores no estrangeiro para constatar que é verdade o que eu estou a dizer.
Quanto às Safiras... tenha cuidado pois ao cruza-las com outras não portadores é muito fácil perder-lhe a mutação visto essa mutação ser recessiva (é preciso 2 portadores para se obter um safira). No entanto existem várias tonalidades de Cinzentos Standard, uns muito claros e outros mais escuros. Geralmente têm sempre a barriga clara a não ser que sejam portadores de genes ébano. Outra opção é também poderem ser portadores ou terem familiares Violeta e aí a tonalidade também muda.
Um registo dava jeito porque se tinha a certeza da àrvore genealógica do animal, as suas origens e poderiamos chegar a uma resposta mais conclusiva.
Na minha opinião o registo serviria exactamente - e só - para isto.
( até porque não existem chinchilas rafeiras )
cumprimentos,
José Santos
Eu acho que o associativismo é importante porque só assim se tem a certeza da qualidade dos animais. As associações existem para tirar essas dúvidas e para aconselhar a melhor maneira de manter a qualidade de um animal, seja ele chinchila, cão, ave, etc..
Por exemplo em Inglaterra, França e outros países europeus existem associações para tudo e só assim se consegue obter um nível tão elevado de qualidade nos animais. Se puder vá uma vez assistir a uma exposição de Roedores no estrangeiro para constatar que é verdade o que eu estou a dizer.
Quanto às Safiras... tenha cuidado pois ao cruza-las com outras não portadores é muito fácil perder-lhe a mutação visto essa mutação ser recessiva (é preciso 2 portadores para se obter um safira). No entanto existem várias tonalidades de Cinzentos Standard, uns muito claros e outros mais escuros. Geralmente têm sempre a barriga clara a não ser que sejam portadores de genes ébano. Outra opção é também poderem ser portadores ou terem familiares Violeta e aí a tonalidade também muda.
Um registo dava jeito porque se tinha a certeza da àrvore genealógica do animal, as suas origens e poderiamos chegar a uma resposta mais conclusiva.
Na minha opinião o registo serviria exactamente - e só - para isto.
( até porque não existem chinchilas rafeiras )

cumprimentos,
José Santos
-
- Membro
- Localização: Chinchillas, Caes, Gatos, Gerbilos, Hamsters Chineses, Hamsters Syrios, Mufeta, Furões
- Contacto:
[quote=zooexotico]
(é preciso 2 portadores para se obter um safira).[/quote]
Errado, é preciso ter 1 portador e 1 safira para se obter safiras :p, porque portadores de safiras, tenho cá 1 casal, e já tive a ver pela calculadora genetica e só me vão dar 50% portadores 50% Std's.
Então quer dizer que até posso nem ter aki safiras, e apenas cizentas mais clarinhas...
Bem, tudo é possivel, tenho aki um Cizento que é quase preto eheh :p
mas a barriga branca é que me está a dar volta á cabeça, verifico que ela é ligeiramente mais clara que o resto do pelo, mas... n deixa de ser cizenta...
(é preciso 2 portadores para se obter um safira).[/quote]
Errado, é preciso ter 1 portador e 1 safira para se obter safiras :p, porque portadores de safiras, tenho cá 1 casal, e já tive a ver pela calculadora genetica e só me vão dar 50% portadores 50% Std's.
Então quer dizer que até posso nem ter aki safiras, e apenas cizentas mais clarinhas...
Bem, tudo é possivel, tenho aki um Cizento que é quase preto eheh :p
mas a barriga branca é que me está a dar volta á cabeça, verifico que ela é ligeiramente mais clara que o resto do pelo, mas... n deixa de ser cizenta...
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Desculpa mas tu é que estás errado. Com 2 portadores consegues obter Safiras puros.
Essa calculadora genética está errada.
com 2 portadores consegues obter 25% de Standard, 50% de Standard portadores de Safira e 25% de Safiras. E só consegues ver as chinchilas Safira neste 25% de puros, nos outros, mesmo os portadores, são fisicamente Chinchilas Standard.
Cumprimentos,
José Santos
Essa calculadora genética está errada.
com 2 portadores consegues obter 25% de Standard, 50% de Standard portadores de Safira e 25% de Safiras. E só consegues ver as chinchilas Safira neste 25% de puros, nos outros, mesmo os portadores, são fisicamente Chinchilas Standard.
Cumprimentos,
José Santos
-
- Membro
- Contacto:
Okay, ja tive a ver..., dá 25% de sairem safiras.
Agora existe mais 1 coisa...
As safiras que eu vi, tinham olhos vermelhos. as chins k tenho aki, nem porisso.
Será que n tenho safiras?
Agora existe mais 1 coisa...
As safiras que eu vi, tinham olhos vermelhos. as chins k tenho aki, nem porisso.
Será que n tenho safiras?
Oi , nao querendo por mais lenha na fogueira, são apenas preciso duas portadoras de safiras para teres uma safira, assim como violetas.
Fiquem bem.
pedro barroso
Fiquem bem.
pedro barroso
-
- Membro
- Contacto:
Boas, sim já vi e já retfiquei o meu erro no post anterior :p
mas dá mm 100% safira? na calc só deu 25% ou lá o ke :p
um abraço
DC
mas dá mm 100% safira? na calc só deu 25% ou lá o ke :p
um abraço
DC
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda mai 24, 2004 3:26 am
ai vocês vocês...os 25% é a percentagem da prole k pode nascer safira...ou seja....kd crusas as chinchilas tens a probabilidade de 25% dos filhos nascidos serem safiras....n é o animal k é 25% safira.
era so numa perna???
vah isto foi so uma piada pa acalmas os animos, nao se exaltem
era so numa perna???

vah isto foi so uma piada pa acalmas os animos, nao se exaltem
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Mas o alelo que transmite informação para safira é recessivo? Só assim se poderá ñ manifestar na presença do outro alelo, k será dominante, e têm a ver com os cromossomas sexuais??? Se ñ for entâo a probabilidade de os filhos serem safira é de 50%, se a mãe for portadora, caso contrário é impossivel ter filhos safira!!!