Dente do meu coelho está muito grande

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
AlvaroBernardi
Mensagens: 5
Registado: segunda abr 12, 2004 1:53 am
Localização: coelho, cachorro, passaros

segunda abr 12, 2004 2:54 am

Gente tenho um coelho e ele é meio Doido :D, pois ele não gosta de fazer o que os coelho fazem, roer cenoura por exemplo, ele gosta de coisas molinhas tipo pão "MIOLO MOLE", banana e coisas desses tipo.
Com isso o dente dele cresceu, e está perto do narizinho dele, queria saber se já aconteceu isso com alguém e o que eu posso estar fazendo.
Catarina1
Membro Veterano
Mensagens: 1770
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Localização: Rottweiler - Nasty
Contacto:

segunda abr 12, 2004 8:21 am

Olá!!

Em tempos umas colegas minhas tiveram um coelho. E o dente dele cresceu muito. Elas levaram-no a um Veterinário e ele serrou o dente... Não doeu, hoje há materiais para esse efeito!

Fique Bem...

Procure um Veterinario!!
Catarina Duarte



Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
Olhos
Membro Júnior
Mensagens: 39
Registado: segunda mar 04, 2002 10:53 pm
Localização: Coelho+Tartarugas+Cães

segunda abr 12, 2004 10:58 am

Olá,

na maioria das vezes os Vets acabam de facto por serrar o dentito ao bichano!
Hoje em dia já é algo (infelizmente) habitual, apesar de não ser nada de outro mundo, é bastante "chato". Basta tentar imaginar o coelho, deve ficar bastante assustado com um VET a serrar o seu querido dente!!! Até a maioria dos humanos evita o dentista quanto mais os bichanos!!

Mas muitas vezes acaba por ser a única solução!

Por isso e para que de futuro não volte a acontecer, sugiro tentar ao máximo mudar a alimentação dele! Não só para a cenoura(cuidado com o excesso de legumes), mas essencialmente para os cereais (Aveia, trigo, milho, centeio).
Principalmente tentar adquirir os respectivos cereais junto do produtor e não no supermercado!


Espero ter ajudado!
ines_faria
Membro Veterano
Mensagens: 1217
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm
Localização: 4 Furões, 2 Cães

segunda abr 12, 2004 7:33 pm

Olá! Os dentes são cortados com um alicate próprio, é um instante! É preciso é que o Vetrinário saiba o que está a fazer - isto é, que esteja habituado a fazer isso. Boa sorte!
melzinha
Membro
Mensagens: 120
Registado: quinta dez 18, 2003 12:52 pm
Localização: 2 gatas e 3 coelhas

terça abr 13, 2004 8:45 pm

O problema muitas vezes não está na alimentação, mas sim no próprio crescimento e formação dos dentes: o veterinário explicou-me que alguns coelhos não têm os dentes perfeitamente "encaixados" (o dente de cima com o de baixo) e então podem ter um crescimento desenfreado. Se esse seu coelhinho gostar de roer uns briquedos adequados era bom. Ainda bem que as minhas coelhas não tem esse problemas porque nenhuma delas pega nesses brinquedos.

Boa sorte
ines_faria
Membro Veterano
Mensagens: 1217
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm
Localização: 4 Furões, 2 Cães

quarta abr 14, 2004 8:51 am

Como tenho os meus coelhudos há menos de uma semana e nunca tive coelhos antes, não sei nada sobre esses brinquedos. São de madeira? Compram-se em lojas de animais, não é?
Comprei dois sticks de roer, com cereais, e o Lourenço deu cabo deles numa tarde! :p Queria uma coisa um pouco mais durável...
ldg
Mensagens: 8
Registado: terça jan 20, 2004 3:09 pm
Localização: cães (Black,Twiggy,Nancy,Jack), gatos (Gaya+pequenita),(Fénix,Branquinho), coelho anãohamster e rola
Contacto:

quarta abr 14, 2004 11:46 pm

INfelizmente tive um coelhito q tb teve esse problema.. deixou de roer e um dente começou a crescer de tal maneira q estava todo curvado dentro da boquita.. ele quase já nem tinha espaço pra comer á vontade.

A solução q na altura o vet me deu foi a tal cena de serrar o dentito.. q ñ lhe custa nada e fica como novo..
Ñ levam assim mt dinheiro por isso.. acho q deves ir rapidamente tratar disso antes q seja tarde demais... pró meu Chiquinho foi :(
AlvaroBernardi
Mensagens: 5
Registado: segunda abr 12, 2004 1:53 am
Localização: coelho, cachorro, passaros

quinta abr 15, 2004 3:38 am

Galera quero agradecer a ajuda de vocês, eu levei ele ao Vet e com uma espécie de alicate cortou o dentinho do Pituco e ficou como novo, só não sei como fazer para ele começar a roer pois ele não é muito chegado, eu estou desconfiando que ele não é um coelho :D
Moya
Membro Veterano
Mensagens: 1426
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Localização: Muitos :)
Contacto:

quinta abr 15, 2004 5:59 am

Olá,
Nas lojas de animais encontram com facilidade uns "brinquedos" de madeira para os coelhos e outros roedores roerem... Alguns têm forma de cenourinhas e tudo! Os meus adoram!
Um pedaço de pinho crú tambem pode ajudar :)
As pedras de calcio tambem ajudam a desgastar os dentes e uma boa dose de feno diária é importante para a manutenção das favolas :)
Um abraço,
Moya
leoa_nova_
Membro Veterano
Mensagens: 2726
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Localização: Muitos

sexta mai 07, 2004 6:35 pm

O coelho da minha tia também tem esse problema, e ela corta lhe o dente kuando ele cresce demais,eles devem ter ervas para evitar esse efeito,e ñ os podemos deixar roer as grades!!!
Paul12
Membro
Mensagens: 124
Registado: terça set 16, 2003 7:44 pm
Localização: 2 cães

sábado mai 08, 2004 5:02 am

As pedras de calcio
as pedras de calcio são a perdição do meu cão da pradaria, ele adora mesmo aquilo mas só de um tipo aquelas que parecem pedra pomo ou lá como se chama aquilo.
ines_faria
Membro Veterano
Mensagens: 1217
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm
Localização: 4 Furões, 2 Cães

sábado mai 08, 2004 10:25 am

Os meus porquinhos tb gostam muito das pedras de roer ;)
leoa_nova_
Membro Veterano
Mensagens: 2726
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Localização: Muitos

sábado mai 08, 2004 10:44 am

Agora lembra te k vais ter d andar sempre a cortar esse dente marouto :!: :!: :!:
-Tambor-
Membro Veterano
Mensagens: 499
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

sábado mai 08, 2004 6:46 pm

comigo ainda n aconteceu pk o meu coelho até salta da gaiola para ir buscar couve mas tu n lhe podes dar miolo de pão tens de começar a dar-lhe frutos para se abituar a comer coisas duras.
AlvaroBernardi
Mensagens: 5
Registado: segunda abr 12, 2004 1:53 am
Localização: coelho, cachorro, passaros

domingo mai 09, 2004 12:48 am

Tive que cortar o Dente dele na veterinária, más esse coelho é meio pancada da kbeça, pois minha esposa já tentou a dar fruta para ele qdo era pequeno, e ela deu um pouco de salada se frutas, onde tinha banana, maçã, melancia e mamão. Pois é ele comeu tudo, menos a [b]MAÇÃ[/b].
Outro dia tinha uma metade de uma melancia sem a polpa no chão da porta da casa da minha sogra e o cabeção do meu coelho se esticou todo para poder roer o restante da polpa. Esse coelho é meio doidão mesmo.
Detalhe:
Nós não ensinamos nada para ele, más ele faz as suas necessidades no banheiro. Ele faz por conta desde pequeno. Acho que ele deve se achar uma pessoa e não um coelho. :lol:
Responder

Voltar para “Exóticos”