Dúvida - Chinchila

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
EME
Registado: quarta out 27, 2004 7:53 pm
Contacto:

quarta out 27, 2004 8:13 pm

Oi... por favor.. gostaria de uma informaçao..
Eu comprei um chinchila hoje (já é o meu segundo), de um amigo de confiança...
Mas, o bicho está meio sem pêlo, tem parte que está bem curto, outros que têm tufos maiores...
Bem feinho.. eu diria, MUITO feio..rsrs
Meu amigo diz que o bichinho está trocando de pêlo, mas eu pesquisei em sites, e não li nada sobre trocas de pêlos em chinchilas...
Poderia me confirmar isso, por favor...
Não sei se pode ser doença, ou realmente treco de pêlos.
Quando comprei, havia 2 lá...
E os 2 estavam na mesma situçao.... realmente nao entendo....
Estou bem preocupada...

Espero a ajuda de voces..
obrigada
BaPsI
Membro Veterano
Registado: segunda nov 03, 2003 10:13 pm

quarta out 27, 2004 11:24 pm

Ola

Penso que seja um fungo qualquer por causa da falta de higiene ... Tens o pó do banho dela? Entao com esse po, junta lhe uma colher de po talco e uma de enxofre e deixa ela se lavar durante uns dias nesse po ( se tiver limpo claro) ou entao compra um po anti fungos proprio para chinchilas (muito dificil de encontrar).

Tem em atenção as pedras que compras para elas, eu comprei uma carissimas e penso que foi por causa dessas pedras que as minhas tambem apanharam esse fungo.
E de vez em quando, por exemplo (como eu faço) semana sim semana nao, junta ao po enxofre e po talco. Da lhe tambem uma vez por semana um banho de po talco.

Bjokas
(se a tua chinchila n tiver nenhum fungo, nao tem problema algum fazeres este "tratamento", mas troca de pelo nao é de certeza)

Bjokas e boa sorte
Vai dando noticias*
EME
Contacto:

quinta out 28, 2004 2:51 am

Oi.. muito obrigada por responder... sabe.. estou muito preocupada.... Tipow... compreihj de um amigo, e ele diz q ele tava troicando de pelo, mas jah vi q isso eh um absurdo.. fui olha-lo novamente... e vi q ele realmente esta pessimo...
Nao tenho certeza de nada.. se eh fungou ou sei lah o que...
E se esse po nao der efeito?? vou gastar mo dinheirao nele... aiaiai, to tao preocupada.... poxa...
o pelo ta assim... tem alguns pedacinhos c pelo grande, o resto esta ralinho demais... ta ateh nojentinhu..rsrs..
Eu gosto dele mesmo assim, mas da muita doh do jeito q ele tah.. ele soh tem 6 meses..
o q me aconselha????
BaPsI
Membro Veterano

quinta out 28, 2004 10:42 am

Ola

Tenho quase a certeza que isso é um fungo. O pó para o banho das chinchilas não é assim tao caro (tambem depende aonde o vais comprar)Digamos que as tres coisas (o pó para o banho das chinchilas, o pó talco e o enxofre )andavam a volta dos 5 euros, que é o preço do antifungos :?
Podes fazer isto a confiança, porque mesmo que não seja um fungo, so lhe faz é bem :p

(ah, outra coisa, sabes que as chinchilas têm que ter uma banheirazita para tomarem o tal banho de pó não sabes? )

NAo moras para os lados da margem sul não? podia indicar te uns sitios.

Bjokas *
rosabela
Membro Júnior
Registado: domingo set 12, 2004 11:23 pm

quinta out 28, 2004 10:58 am

Olá EME, desculpa dizer-te mas o teu amigo enganou-te, eu já alguns anos que tenho chinchilas e faço criação das mesmas e posso te dizer com toda a certeza que isso não é queda de pelo nenhum. Das duas uma ou a tua chinchila apanhou fungos ou teve várias brigas com outras chinchilas se teve junto! Aconselho a separar a chinchila se tiver junto a outra para não ferir essa parte descoberta e dares vários banhos de areia até o pelo voltar ao normal apesar de levar um pouco de tempo para crescer. Espero ter ajudado.

Fica bem!
Asleep_
Membro
Registado: domingo set 19, 2004 2:42 pm
Contacto:

quinta out 28, 2004 1:13 pm

Viva,

Pois leva tempo cerca de 60 a 90 dias...lolol

Abraços,

Asleep_
minetoo
Membro Veterano
Registado: segunda ago 30, 2004 2:09 pm

quinta out 28, 2004 2:32 pm

Olá,

Eu tenho um chinchila macho e no inicio do ano começou a aparecer com uma peladas na parte lateral traz., como tb investiguei na Net e nao havia nada q indicasse que eles mudavam de pelagem, decidi ir a um Vet.

Ele fez vários exames (pensava q poderia ser um fungo) mas deu tudo negativo... a conclusão a q chegaram foi q ele devia sentir-se sozinho (ele já veio adulto para minha casa), deveria já ter tido alguma companheira e estava a entrar em stress...

Tive de ponderar arranjar uma menina para ele, mas n tenho tido possibilidades para tal, por isso ele vai ter de aguradar mais uns tempos! :oops:
é que elas são caras (nas lojas) e nao tenho conseguido arrajar uma a baixo preço, anível particular... pelo menos na minha zona :cry:

No teu caso, como estava junto de outro chinc, deve ter sido lutas q o levaram a ficar sem pêlo...

Os conselhos dados são os melhores a seguer de momento...

Fica bem
;)
BaPsI
Membro Veterano

quinta out 28, 2004 9:21 pm

minetoo procura um criador, andam a volta dos 30 euros ;)

Bjokas
EME
Contacto:

quinta out 28, 2004 11:09 pm

Oi;;; Moro na regiao sul...
Vou ver se compro esse po... eu tinha, mas fez mal ao meu cachorro q tossia o tempo todo... e ficou muito mau... quase nem respirava mais... o duro, eh q o po se espalha pra casa toda..rsrs
Mas muito obrigada... vou ver se encontro os 3...
Detalhe... O chinchila eh femea, e estava junto c um mancho... eles viviam juntos por um bom tempo... e ele estava na mesma situaçao q ela... MAs pareciam tao amigos, q eh ateh meio impossivel q eles tenham brigado tanto...
MAs valeu ae pelas dicas...
EME
Contacto:

quinta out 28, 2004 11:15 pm

Oi.... poxa, sera/??
eu a comprei ontem, e ela estava c um macho junto.. e ateh q se davam bem...
Ela nao tem machucados, nem esta c a pele exposta... apenas c o pelo desigual, horrivel... tao feia q minha mae a apelidou de medonha..rsrs...
Puxa, mas eh certeza e o pelo volta a ser belo e brilhante como antes?? eu estou muito preocupada...
muito obrigada por responder...
minetoo
Membro Veterano
Registado: segunda ago 30, 2004 2:09 pm

sexta out 29, 2004 12:36 pm

BaPsI Escreveu: minetoo procura um criador, andam a volta dos 30 euros ;)

Bjokas
Olá, Já tentei...
Coloquei um anuncio e tudo, mas... nada!

Todos os criadores q consegui eram do Sul e eu do Norte...

Mas se alguém me poder ajudar nesse sentido, agradeço do fundo do coração, pois fica complicado ter de comprar outra chinc e outra gaiola com os preços praticados nas lojas...

Além d q eles são um pouco "mal tratados" em lojas!

Obrigada na mesma Bpsi!

;)
sahara
Membro Veterano
Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes

sexta out 29, 2004 8:17 pm

Eu ainda estou a iniciar as minhas leituras sobre chinchilas mas penso q o pó talco pode ser perigoso se inalado...nas pessoas pode provocar pneumonias e outras afecções pulmonares.

Nas chinchilas não sei...
Mas eu sugeria q comprasses apenas a areia de chinchila, para já...e passasses no vet.

EME, uma pergunta: tu já tens uma chinchila e não lhe dás banho de areia?
Eu até aos hamsters dou!
Dão-se gerbos da Mongólia. lilases, siameses...
_snif_
Registado: sábado jan 25, 2003 3:56 pm

sábado out 30, 2004 7:37 pm

ola. as chinchilas tem de tomar banho de areia dia sim dia nao, e começam a toma-lo com um mes de idade.
sao tambem animais que podem apanhar fungos e que se n forem tratados a tempo pode levar a morte.
acho bem que a leves ao veterinario e ele receitar-te-a um medicamento para a eliminaçao dos fungos, de outra maneira ela n se cura.
o po antifungos e para juntar na areia mas nao e para curar e sim para prevenir.
cumprimentos, joao lima
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

sábado out 30, 2004 9:42 pm

Também acho melhor ir a um veterinário de exoticos, que te poderá dizer exactamente o que é e como tratar. Quando são fungos, existe uma espécie de "caspa" branca na pele, na base dos pêlos e os pêlos saem em molhinhos quando os puxas com a tal caspa na base. Se ela não tiver essa casquinha branca, não devem ser fungos.
Podem ser ácaros, que não se vêem a olho nú e provocam a queda de pêlo e pode se tornar muito grave se não for tratado e o tratamento é muito simples no veterinário.
Podem também ter sido brigas entre os 2 que estavam no criador, mas se for isso, o pêlo volta a crescer e em cerca de 4 semanas fica normal outra vez.
O tratamento é diferente para cada coisa, por isso aconselhava a ir a um vet de exóticos...os tratamentos para problemas de pele e pêlo são muito fáceis e funcionam, é preciso é ser o tratamento certo, por isso um vet especializado é o melhor.

beijinhos e boa sorte!
Responder

Voltar para “Exóticos”