Sera que são só os meus?!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
pumbinha
Membro Júnior
Registado: domingo jan 27, 2002 2:13 pm

sábado out 30, 2004 2:50 pm

Olá...Eu tenho um probleminha... que não sei se contece só cmg!
Eu tenho 2 coelhinhos (machos), pai e filho...
Qd só tinha o pai ele não podia andar solto, embora eu tivesse mt vontade.... :(
Mas acontece que ele fazia td por td o lado! nem c a casota a beira! Ele fazia td ca fora! Como é de se esperar os meus pai começaram a passar-se! E eu.... passado algum tempo... Pois tds os dias tinha que limpar td! E é uma verdadeira porcaria ter td sujo!
Qd veio o segundo, o filho, tb fez o mm!!!!!!!!!!!!!!!! Parece ser genetico! São porquinhos! E outro problema! O filho magoa o pai!!!!!!! Mas magoa mm! Não podem tar os 2 soltos ao mm tempo ou um solto perto da casota do outro!
Eu fico mm aborrecida pq não podem andar sp soltos! E ainda agora fazem td fora da casota p'ralem de se pegarem!
Alguem tem uma situaçao identica?
E que talvez me possa ajudar?
Obrigado
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

sábado out 30, 2004 3:40 pm

Bem a única maneira de eles se darem bem,e de ñ andarem a marcar território, é a castração.
E como são dois machos, sem estarem castrados, vão andar constantemente a marcar território...
pumbinha
Membro Júnior

domingo out 31, 2004 12:34 pm

Será que é mesmo a unica soluçao?
Porque mesmo qd existia um so coelho ele fazia td por td o lado!
E a questa de um fazer mal ao outro, tb se resolvia?
E a castraçao é mt complicade de ser feita? custa muito aos bichinhos?
Mario_e_Gui
Membro
Registado: sexta abr 23, 2004 2:16 pm

domingo out 31, 2004 5:26 pm

Olá!
Em relação ao filho magoar o pai, provavelmente só a castração resolverá isso e aconselho que visites em breve o veterinário pois ele pode matá-lo!
Em relação à sugidade, os coelhos, tal como os gatos, aprendem a fazer as necessidades na areia, a questão é que demoram muito mais a aprender e têm que ter o WC sempre ao pé!O meu coelho demorou meses até fazer no sítio, no entanto ele vive numa gaiola, onde tem um wc próprio e faz sempre lá o xixi, as bolinhas como são muito secas, as vezes salta cá para fora com os movimentos bruscos dele, no entanto a gaiola está sempre com bom cheiro e limpa porque não há xixi por todo o lado, basta uma varridela semanal e está bem!
Ele vem todos os dias passear cá para fora e nunca faz as necessidades fora,quando quer salta para dentro da gaiola, às vezes vai à areia do gato quando em abro o wc do miau para limpá-lo :p
Por isso, ou tens muita paciência e dedicas muito temop a ensiná-los ou menlhos é eles terem um espaço próprio e em relação às brigas...visita o veterinário pff.
Boa sorte.
Saudações orelhudas

*Gui*
leoa_nova_
Membro Veterano

segunda nov 01, 2004 12:33 am

É assim, vai-lhe ser muito complicado ter 2 coelhos à solta sem ser castrados, vão andar à luta, e marcar território, mesmo que os ensine a fazer as necessidades na casa de banho, eles vão marcar território na presensa um do outro.

A castração é indolor, pois é feita sob o efeito de anestesia, o único processo que implica algum risco de vida, mas que é mesmo mínimo. É uma operação rápida e barata.

Sem os testículos para produzir testosterona, a hormona da agressividade, que gera todos os desejos reprodutivos, eles vão se portar bem, a não ser que os coelhos sejam agressivos já de caracteristica, eles mordem-lhe? Se ñ é porque ñ vem de nascença.
pumbinha
Membro Júnior

segunda nov 01, 2004 2:24 pm

Eu nunca os deixo soltos... A veterinaria ja me tinha dito que era complicado pq eles iam pegar-se...
nao... sao meiguinhos... o + novo é que as vezes ferrava qd tava a limpar a casinha dele... (é normal) mas ja nao faz nd. E um conselho... nao devia deixar o seu coelho junto c areia... ou seja,utilizar areia.... pq larga um pó que faz mal as vias respiratorias, isto sem falar que se torna um acido nas patinhas deles junto c urina. o meu coelho ja teve problemas respiratorios c isso mas mudei logo para o cerrim e nunca + teve nada!
e no inicio eu tinha mt paciencia! mas mm qd era so um ele nao aprendia! nao adiantava nada ensinar!!!!!
ele fazia e faz sp fora!
mas obrigado pelos conselhos...
ja agora... como conseguiu ensinar o seu coelho a afzer na casinha?
Mario_e_Gui
Membro
Registado: sexta abr 23, 2004 2:16 pm

segunda nov 01, 2004 5:21 pm

Obrigado pelo concelho, mas existe areia própria para coelhinhos! ;)
Ensinei-o a fazer na casinha pegando nele de cada vez que fazia fora e pondo-o em cima da areia até ele perceber!
pumbinha
Membro Júnior

segunda nov 01, 2004 10:36 pm

Eu nao sabia que existe uma propria para coelhos... mas mesmo assim.... o meu tava sp c espilrros e tinha espeturaçao e td! nao entendia! ate que a veterinaria me disse... e tb me alertou para a recçao da urina c a areia nas patinhas...
é so fazer isso?!
vou tentar...
mas é complicado... cada vez que ele fizer uma bolinha vou a correr po-lo na casinha.... ate me estou a ver.... conhecendo-o como conheço... nao vou fazer + nada...
:D
mas obrigado...
pumbinha
Membro Júnior

segunda nov 01, 2004 10:37 pm

Eu nao sabia que existe uma propria para coelhos... mas mesmo assim.... o meu tava sp c espilrros e tinha espeturaçao e td! nao entendia! ate que a veterinaria me disse... e tb me alertou para a recçao da urina c a areia nas patinhas...
é so fazer isso?!
vou tentar...
mas é complicado... cada vez que ele fizer uma bolinha vou a correr po-lo na casinha.... ate me estou a ver.... conhecendo-o como conheço... nao vou fazer + nada...
:D
mas obrigado...
leoa_nova_
Membro Veterano

terça nov 02, 2004 7:36 pm

pumbinha Escreveu: E um conselho... nao devia deixar o seu coelho junto c areia... ou seja,utilizar areia.... pq larga um pó que faz mal as vias respiratorias, isto sem falar que se torna um acido nas patinhas deles junto c urina.
A areia ñ deve ser a casa de banho para coelhos escavadores por causa desse pó, pois os coelhos ficam mais propícios a apanharem doenças respiratórias, incluindo pneumonia (fatal).

Essa do ácido é mentira, a urina dos coelhos é altamente calcária, e as pedras vão pelo mesmo caminho.
pumbinha
Membro Júnior

quarta nov 03, 2004 10:30 pm

Desculpe...
Mas eu fui informada pela veterinaria dos meus animais....
Informou-me em relaçao ao pó e em relaçao á urina...
E parto do principio que ela sabe o que diz...
Mas nao posso dar a certeza.
Responder

Voltar para “Exóticos”