Coelho e chinchila

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Eriol
Mensagens: 2
Registado: domingo nov 07, 2004 10:31 pm
Localização: hamsters, coelho e chinchila

domingo nov 14, 2004 10:07 pm

olá
sou novo aqui no forum ^^'
tenho umas perguntinhas... é o seguinte, comprei um coelho anão e uma chinchila, como na loja eles estavam dentro da mesma gaiola, eu, em casa, tb os coloquei na mesma gaiola, eles até se dão bem, são meiguinhos um com o outro... o problema é que cada um tem a sua ração, a senhora da loja disse-me que eu podia dar à chinchila a comida do coelho, e que a ração da chinchila é uma espécie de 'adição', mas eu não deixo de ter receio... ah e tb temo k o coelho ao comer ração da chinchila lhe faça mal! ah! e na caixinha da comida da chincila diz que a ração é feita de cenoura e frutas... a questão mais resumida, eh se podem estar os dois na mesma gaiola(mas só mesmo, por causa da ração)

a segunda pergunta, é se a chinchila bebe água pelo bebedouro daqueles para mamar ou se é num recepiente!

pronto, é só... gostei muito do site
Eriol(ou Fábio, como preferirem lol)
sfialhos
Membro Veterano
Mensagens: 882
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

domingo nov 14, 2004 10:30 pm

Olá! Bem vindo!

Sinceramente Fábio, separa-os rapidamente!!! As lojas têm os animais todos juntos, mas isso é ilegal e não deve acontecer. As necessidades alimentares e não só são muito diferentes entre eles e uma patada do coelho pode matar a chinchila.

Vê este tópico, no qual já se discutiu isso:
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=19740

Quer a chinchila, quer o coelho devem ter a água num bebedouro, em vez de uma tijela, por causa da higiene e saúde mesmo.
E entretanto, aconselho-te a pesquisar mais sobre cada um dos animais, parece que não sabes muita coisa sobre eles ainda.

Coelhos anões:
http://coelhoanao.no.sapo.pt/

Chinchilas:
http://quintadosroedores.do.sapo.pt/chinchilas.htm
http://www.chinchila.org/


beijinhos
Eriol
Mensagens: 2
Registado: domingo nov 07, 2004 10:31 pm
Localização: hamsters, coelho e chinchila

domingo nov 14, 2004 10:44 pm

obrigado pela ajuda, já os separei, no entanto... não tenho mais gaiolas, a unica hipótese é colocar a chinchila na varanda, será k não tem problema?

mais uma vez, obrigado ^_^'
sfialhos
Membro Veterano
Mensagens: 882
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

domingo nov 14, 2004 11:03 pm

Tem Fábio!!! A chinchila é um animal muito susceptivel ao clima, pode ficar doente e morrer facilmente com mudanças climáticas (muito frio ou muito calor)...
Se não tens hipóteses de ficar com os dois com condições, se calhar é melhor dares ou venderes a tua chinchila ou o coelho a alguém, aqui neste próprio forum de certeza que alguém quererá. Por isso é que te digo que é melhor pesquisares nos sites que te falei primeiro sobre cada um deles para depois decidires se queres ficar com os dois ou com qual queres ficar...é triste, eu sei, mas temos de pensar no bem estar deles primeiro que tudo :(

Não metas a chinchila na varanda, aliás, nem o coelho :( Se só tens uma gaiola, por hoje mete a chinchila na gaiola e deixa o coelho numa divisão da casa com a porta fechada, melhor numa casa-de-banho, por causa dos fios eléctricos e coisas que ele pode morder e se magoar. E amanhã, se decidires ficar com os dois, compras outra gaiola rapidamente. E vê bem que tipo de gaiola cada um precisa e quais os cuidados para cada um.

Não desanimes, força, tudo se resolve, mas informa-te bem primeiro ;)

beijinhos
loca
Membro Veterano
Mensagens: 296
Registado: segunda jun 28, 2004 12:00 pm

segunda nov 15, 2004 9:46 am

Pois...há vendedores de animais que não passam disso mesmo! :evil: Uma chinchila e um coelho não podem, nunca por nunca, ficar juntos. ..Não é só a questão da comida...é a questão do território que mais cedo ou mais tarde vão começar os dois a reclamá-lo!!! Podem vir a magoar-se seriamente os dois...Separa-os imediatamente!!!
Pôr qualquer um deles na varanda...eu penso que isso também tem que ser posto fora de questão...é impensável!!!:o

Devias ter-te informado antes de os comprares...acho que a unica solução que tens é comprares outra gaiola grande ou dares/venderes um deles :?


Loca
Asleep_
Membro
Mensagens: 56
Registado: domingo set 19, 2004 2:42 pm
Contacto:

segunda nov 15, 2004 10:06 am

Boas!!!

Não podia concordar mais Loca.... ;)

É uma pena que os portugueses ainda sejam muito inconscientes em relação aos eanimais de companhia em especial os exóticos pois não existe a tradição de como cuidar deles....

[b]LEMBREM-SE SEMPRE QUE ANTES, EU REPITO, ANTES DE ADQUIRIREM SEJA QUAL FOR O ANIMAL DE COMPANHIA QUE DESEJAM... PESQUISEM LEIAM FALEM COM PESSOAS QUE JÁ OS TENHAM....PROCUREM ... PROCUREM INFORMAÇÃO DE MODO A NÃO FAZEREM SOFRER OS ANIMAIZINHOS, DE MODO A QUE ELES TENHAM TUDO O K PRECISAM E MERECEM.... ? [/b]
Abraços,

Asleep_
ramirezi
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: quarta mai 19, 2004 9:00 pm
Localização: Dragão Barbudo; Gecko Leopardo(casal); Chinchilas(3); Canários; Pardais Java; 5 Aquarios

quarta nov 17, 2004 9:46 pm

A alimentação da chinchila deve ser exclusivamante RAÇÃO granulada para chinchilas; ALFAFA, alguma fruta e só MUITO RARAMENTE GOLUSEIMAS, por isso a ração já tem algumas.
Evita a todo o custo a ração para os coelhos, pode mata-la.

A ração de chinchila e de coelho á completamente diferente, apesar de em muitas lojas lhe daram o mesmo, o que é uma falta de respeito pelos animais, tentam apenas fazer negócio com o menor custo.
Chincoelh
Mensagens: 1
Registado: terça jun 02, 2020 11:01 pm

terça jun 02, 2020 11:08 pm

Tenho um canito jay russel.. a 3 anos tenho 10 passaros fora os q estam em ovos... tenho tartarugas... um coelho anao(macho) e uma lebre (femea) verdade um casal..casal que ja teve 7 ninhadas.. depois tenho um casal de chinchilas.. e ja teve 4nenhadas.. e o que acontece e que a capoeira.. tem as grades mas dirante fim de semana eu coloco.os todos a solta em casa juntos tenho ao todo 4 coelhos e 5 chinchilas... o que acontece q quando coloco.os a noite para a capoeira tenho uma chinchila e um coelho qie se dao tao bem e quando os ponhos na capoeria separados eles guinchao parece que estam a magoar...ficam revoltados.. ja pensei ei deixalos os 2 sozinhos a parte numa capoeira.. podem me ajudar sfv?
Responder

Voltar para “Exóticos”