Olá a todos!
A minha prima tem uma hamster siria que morde muito. Mas morde a sério, o sangue chega a escorrer como o sangue do nariz. Como fazer para amansá-la? Está a desesperar a minha prima que diz até que quer dá-la. Morde muito mesmo! Acham que ela deve dá-la ou dá para fazer com que morda menos? É que é muito bem tratada e come bem, enfim, é muito bem tratada mesmo.
Há alguem que me possa explicar mais ou menos como fazer?
Obrigada!
Urgente!
-
- Membro Júnior
- Registado: domingo set 12, 2004 10:43 pm
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
- Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
- Contacto:
Ela morde porque se sente ameaçada. Que idade ela tem? Só agora tentaram pegar nela?
É preciso muita paciência e dedicação para domesticar um hamster que não esteja mesmo habituado a contacto com pessoas, mas é possível. Começar por não pegar nela
Solta a hamster num sítio seguro e pequenino de forma a conseguir estar sentada no chão, por exemplo, e a hamster tenha de passar pela pessoa enquanto passeia. Sem lhe tocar, deixa a hamster se habituar à presença da pessoa sem ser incomodada. E isto todos os dias, durante, pelo menos, uma hora. Depois é tentar ir dando comida à mão, ficar mais tempo ao pé da gaiola para ela se habituar ao cheiro e sentir que por a pessoa estar perto não quer dizer que lhe vá fazer mal. A hamster tem de perceber que não tem razões para ter medo, que não vai ser obrigada a fazer nada que lhe faça mal, que se for ao pé da mão da pessoa recebe comida, etc.
Se a pessoa não tiver a paciência necessárias a todo este processo, então, ou desiste e tem a hamster sem pegar nela, ou dá a alguém de confiança e alguém que tenha essa paciência, senão não vale a pena dar
beijinhs
É preciso muita paciência e dedicação para domesticar um hamster que não esteja mesmo habituado a contacto com pessoas, mas é possível. Começar por não pegar nela

Se a pessoa não tiver a paciência necessárias a todo este processo, então, ou desiste e tem a hamster sem pegar nela, ou dá a alguém de confiança e alguém que tenha essa paciência, senão não vale a pena dar

beijinhs
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta dez 30, 2004 11:08 pm
- Localização: Dois hamsters (anão russo winter white, machos) o Cookie e o Bizk8; Coelho anão, Toni Fofo.
- Contacto:
Obrigada, eu sou a prima dela, é assim, nos sempre tivemos tempo, paciencia, etc...ela é mesmo má! Já mordeu várias vezes a pelo menos 5 pessoas.
Nós damos-lhe tudo, mas não dá.
A sério. Não há uma forma da amansar? Já tentámos tudo.
Nós damos-lhe tudo, mas não dá.
A sério. Não há uma forma da amansar? Já tentámos tudo.
-
- Membro Veterano
- Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
- Contacto:

Ela não nasceu aí em casa pois não? Há quanto tempo a têm? É que os sírios costumam ser calmos e não costumam atacar, por isso ela deve ter tido más experiências até antes de ir para casa. A única forma que vejo mesmo é soltá-la ao pé de vocês e não a incomodar mesmo, vai levar muito tempo mas acho que ela acaba por quebrar. A minha quando veio era muito arisca mesmo, nunca mordeu, mas não deixava ninguém tocar e só pelo facto de eu a soltar todos os dias ao pé de mim, pegando nela só para voltar a pôr na gaiola, ela agora já anda por cima de mim à vontade, já se deixa pegar e fica quieta na mão, só não gosta de festinhas, mas de resto amansou muito (em cerca de 6 meses).
beijinhs
Ps.: outra coisa que acontece é as fêmeas serem normalmente mais ariscas, mas não são impossíveis de domesticar. Outra coisa, ela tem o cio de 4 em 4 dias e nos dias do cio ficam mais ariscas também. Não forcem, não a apertem, não lhe tentem pegar se ela não quiser (só se for preciso pô-la na gaiola), metam a mão ao pé dela e deixem-na cheirar, se ela quiser, subirá para a mão sozinha.
-
- Membro Júnior
Quem se atreve a por a mão pela casinha dela?
Quem tem coragem suficiente, é mordido! Foi o que me aconteceu a mim
mas talvez se a minha prima mostrar mais amor por ela, talvez consigam as duas serem amigas...
Nao acham?
Quem tem coragem suficiente, é mordido! Foi o que me aconteceu a mim
mas talvez se a minha prima mostrar mais amor por ela, talvez consigam as duas serem amigas...
Nao acham?
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Sim, claro
Mas não é uma questão de só mostrar amor, não se pode ter medo, porque se tiver medo a hamster vai-se sentir insegura nas mãos dela e vai querer sair a todo o custo e lá vem a dentada
Se ela precisar de se sentir mais segura, pode usar umas luvas grossas (daquelas de trabalhos manuais) até a hamster deixar de morder, para que ela não tire a mão à pressa sempre que ela morda ou sempre que ela tenha medo de levar uma dentada, porque movimentos bruscos só assustam mais a hamster.
beijinhos

beijinhos
-
- Membro Júnior
obrigada, eu digo isso á minha prima.
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta dez 30, 2004 11:08 pm
- Localização: Dois hamsters (anão russo winter white, machos) o Cookie e o Bizk8; Coelho anão, Toni Fofo.
- Contacto:
Obrigada pela ajuda de todos e graças aos vossos conselhos talvez um dia a Poof melhore de atitude...
Provavelmente este susto que dizem que ela pode ter tido no passado foi quando eu a juntei com um outro hamster sírio, mas de pelo comprido pérola, chamado Pinkie, que infelizmente já morreu, no ano passado, nas férias de verão. Quando os tentei juntar discutiram mas não foi nada de grave.
Antes pelo contrário quando a Poof veio para minha casa (comprei-a com cerca de dois meses de idade) ela era muito assustadiça mas nunca pensei que viesse a morder assim... de qualquer maneira uma vez uma colega minha chamada Inês foi a minha casa, pegou nela ao colo e sem qualquer experiência com hamsters: amansou-a. Ela tornou-se totalmente mansa, mais quietinha, mais sossegada, menos travesseira e muito mais tolerante e assustada.
No entanto quando ela deu a primeira dentada tudo mudou... eu nunca pensei que ela fosse capaz de tal. Mas foi.
Agora ela permanece em casa da minha prima, que agora cuida dela como dona. Nunca mais me preocupei pelo facto de ela ser assim tão travesseira, porque afinal todos nós nos chateamos de vez em quando. É é de maneira diferente dos hamsters.
Mais uma vez obrigada a todos os que deram sujestões e me apoiaram:
Kida_amiga
Sfialhos
Jordania
Provavelmente este susto que dizem que ela pode ter tido no passado foi quando eu a juntei com um outro hamster sírio, mas de pelo comprido pérola, chamado Pinkie, que infelizmente já morreu, no ano passado, nas férias de verão. Quando os tentei juntar discutiram mas não foi nada de grave.
Antes pelo contrário quando a Poof veio para minha casa (comprei-a com cerca de dois meses de idade) ela era muito assustadiça mas nunca pensei que viesse a morder assim... de qualquer maneira uma vez uma colega minha chamada Inês foi a minha casa, pegou nela ao colo e sem qualquer experiência com hamsters: amansou-a. Ela tornou-se totalmente mansa, mais quietinha, mais sossegada, menos travesseira e muito mais tolerante e assustada.
No entanto quando ela deu a primeira dentada tudo mudou... eu nunca pensei que ela fosse capaz de tal. Mas foi.
Agora ela permanece em casa da minha prima, que agora cuida dela como dona. Nunca mais me preocupei pelo facto de ela ser assim tão travesseira, porque afinal todos nós nos chateamos de vez em quando. É é de maneira diferente dos hamsters.
Mais uma vez obrigada a todos os que deram sujestões e me apoiaram:
Kida_amiga
Sfialhos
Jordania