Degus

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
loca
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 12:00 pm

segunda jan 10, 2005 10:20 am

Bons dias...

A minha grande paixão são os roedores. Ultimamente tenho andado a pesquisar sobre os Degus...mas, infelizmente, não se encontra tanta informação sobre Degus como, por exemplo, sobre chinchilas ou porquinhos da india... :roll:
Será que há alguém que me possa elucidar mais um pouco sobre estes animais?

O que eu gostava de saber é:
* Esperança média de vida?
* São doceis?
* São muito assustadiços como os porquinhos ou acabam por se tornar doceis como as chinchilas?
* Deitam muito cheiro?
* Reproduzem-se muito?
* Quantos individuos é aconselhável ter?

Desculpem tantas questões mas já encontrei informações tão contraditórias em relação a este tópico, que prefiro obter algumas dicas com possiveis criadores/donos de Degus ou alguém que já tenha experiência com estes lindos bichinhos...

Bjokas
Loca
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

segunda jan 10, 2005 2:32 pm

Os degus são realmente fantásticos, são também animais grandes qb e pelo que sei são bastante meigos também.

O que tenho encontrado, diz que os degus são bastante inteligentes. A esperança média de vida dos degus em cativeiro é de cerca de 5 anos (embora no habitat natural parece que não vivem mais de 1 a 2 anos devido aos predadores), as fêmeas que estão em constante criação normalmente morrem mais cedo por "cansaço" (só devem engravidar uma vez por ano).

A gravidez dura de 87 a 93 dias e o número médio de crias por ninhada é de 4.

São animais muito sociáveis, por isso deve-se sempre ter dois e não apenas um. Um degu sozinho pode se tornar depressivo ou mesmo agressivo. São animais diurnos mas fazem bastante barulho à noite, por isso para quem tem o sono leve não é aconselhável tê-los no quarto :D Eles dormem um bocadinho, acordam, depois dormem mais um bocadinho, acordam, ....

São animais curiosos que normalmente não têm medo das pessoas, não gostam de ser apertados, nunca devem ser pegados pela cauda (ela pode sair como nos gerbos), gostam de carinhos mas que não sejam excessivos, gostam de coçadelas atrás das orelhas. São animais com uma óptima memória, portanto se o agredirem ele não se esquece...

Têm um variado leque de sons e são muito comunicativos, inclusive discutem uns com os outros :p

É um animal herbívoro, não devem ser dadas quaisquer guloseimas, porque os degus não sintetizam o açucar (eles foram até usados para experiências em diabetes por causa disso). Comem a ração própria para eles (colocar um bocadinho de manhã e um bocadinho à noite), feno sempre disponível, alfafa, vegetais e fruta, e água claro. Os dentes crescem continuamente, por isso o feno é importante e acessórios para morder. Eles escondem o alimento no ninho (como os hamsters) por isso não terem comida no prato não quer dizer necessariamente que não a tenham escondido.

A gaiola deve ser grande, quanto maior melhor, cerca de 100x60x60 cm e altas com plataformas, troncos, como as das chinchilas. No entanto, as grades não podem ter muito espaço entre elas, principalmente se existirem bebés, senão podem fugir. Eles gostam de alturas, preferem dormir num local alto, pode-se colocar a casinha no andar mais alto da gaiola. A gaiola nunca deve estar ao sol, eles podem morrer, mesmo que não esteja assim tanto calor. Não podem haver correntes de ar, etc, o normal para todos :D

Eles gostam muito também de tomar banho em areia de chinchilas.

Relativamente à reprodução, as fêmeas podem estar maduras sexualmente às 6 semanas de idade mas podem demorar um ano, os machos demoram mais tempo, podem ser uns meses depois da fêmea ou um casal pode mesmo só ter a primeira ninhada aos 2 anos de idade. Quando a fêmea está para ter os bebés, o macho é que constrói o ninho e se existirem mais degus na gaiola eles deixam de usar o ninho para o deixar para a fêmea :D por isso deve-se colocar mais um ninho para eles. Se existirem mais fêmeas na gaiola, elas ajudam no parto e a tratar dos bebés. O pai é um excelente pai, ajuda a cuidar deles, brinca com eles e educa-os. Os bebés nascem já com pêlo e formados, comem comida normal desde cedo e devem ser separados por volta das 5, 6 semanas.

Pronto, isto é o que eu encontro...já pensei em ter, mas de momento não cabe mais gaiola nenhuma no meu quarto :D mas são lindos mesmo!!!!!! Mas há foristas aqui com degus, espero que se manifestem :D

beijinhos
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

segunda jan 10, 2005 2:43 pm

Encontrei fotos de degus de outra côr, que o autor chama de "degus brancos"...normalmente eles são sempre castanhos com a barriguinha mais clara, e ele não explica como isto acontece, alguém sabe?

Imagem

Imagem

Do site http://www.degus.org/english/pred_.htm

beijinhos
loca
Membro Veterano

segunda jan 10, 2005 2:53 pm

Antes de mais muito obrigado pela resposta rápida ;)

Era o que eu dizia: em cada site que se lê, encontra-se sempre algo diferente :D ...ainda hoje li algures que se devia pegar-lhes sempre pelo rabo...pelo sim, pelo não...vou assumir que é melhor não pegar... ;).

Esses que aparecem na imagem são muito giros...mas sinceramente prefiro os agoutis... :lol:

E o resto era +/- o que eu calculava. Eu já li que eles são aparentados com as chinchilas e, portanto, têm muitos comportamentos parecidos com os das chinchilas a nivel de inteligência e relação com o tratador.

Ando-me a apaixonar muito por este bichinhos...é pena que , para já, não posso arranjar mais nenhum bichinho lá para casa...mas mais uns mesitos e pode ser que já dê para levar uns meninos destes...

Sfialhos: mais uma vez obrigado,
Agradeço todas as respostas que possam ainda vir a dar...é sempre uma ajuda

Bjokas
Loca[/u]
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

segunda jan 10, 2005 7:57 pm

As gaiolas para eles podem ser feitas com um aquário (para a parte de baixo, sendo a parte de cima uma gaiola de roedores. Assim evita-se o espalhar das sementes, e consegue-se uma melhor visão dos bicharocos quando se estão a alimentar. Ração de porquinho da índia é boa para eles.
A Moya tem muitos degus, numa gaiola UINDA, em vidro - estão em "exposição", e realmente são muito activos.
Outra característica dos degus é o fazerem as necessidades num sítio específico (ao contrário dos porquinhos da índia, que é por todo o lado da gaiola).
E nunca se lhes pega pelo rabo, ah pois não.

Eu não posso ter mais bichos, que o meu marido não deixa, mas os degus estão certamente no topo da lista caso abra "vaga" cá em casa... ;)
loca
Membro Veterano

terça jan 11, 2005 9:17 am

Ines...estamos exactamente no mesmo barco...hehehe...assim que abrir vaga e o marido concorde, será o proximo bichinho lá de casa... :lol:

Bjokas
Loca
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

domingo fev 27, 2005 2:51 am

Olá loca e demais :)
Desculpa o atraso da resposta... confesso que não tenho estado muito activa nesta parte da arca :oops:
Acho que ja tens todas as respostas às tuas questões mas se eu puder ajudar em algo mais, por fabor diz.
Realmente os degus cá em casa têm um lugar de destaque e são a nossa tv favorita ;)
Podes ver alguns deles em:
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=18657
Um abraço,
Moya
DeniseAytekin
Membro Veterano
Registado: quinta fev 10, 2005 12:52 am

domingo fev 27, 2005 4:09 pm

Olá a todos!
Pois é loca e inês faria, tou na mesma situação k voçês... Eu kero mtos mais bixinhos, mas o marido é k ñ... Por agora, já consegui k concordasse com 2 porkinhos... (já agora, podem dar-m umas dicas, cm os cuidar? E gaiola, com ou sem tecto? Se comprar aberta, sem tecto, eles ñ fogem?) Já é um princípio... Como tenho uma coelhinha k tá sozinha, tbm ja concordou em deixar-me ter um orelhudo (se o conseguir arranjar, ñ tá fácil...) Mas eu tbm kero + 3Chins, uma Bege, uma Ébano (ou veludo preto) e uma Branca e ele diz k para já, terei k me decidir por uma delas, todas por enquanto ñ... :( Mas a médio +prazo, acabo por convencê-lo e ficar com todas, eu sei k sim... ;)
Agora o k tá mais difícil, é ele concordar em termos um Cão da Pradaria, k é outra das minhas paixões... Isso, é k por enquanto ñ me safo!... Mas cm tbm ainda ñ reuni as condições para o ter (tou à espera de mudar de casa), por enquanto ñ insisto, mas logo k me mude, volto à carga!...
Loca, eu tbm tenho os meus bichinhos no quarto cmg... ;) Cm passo mt tempo no quarto, visto k tenho lá tudo, TV, DVD, aparelhagem... Enfim... Tenho-os lá cmg. A Coelhinha, solto-a todos os dias, as Chins, só ao fim de semana pk sózinha, ñ dou conta de 3! Então, ao fdsemana, o meu marido dá-me uma mãozinha... Ele refila kd os compro, mas dp rende-se! É inevitável... Mas tou a ver k há mtas na minha situação, k homens!... ;)
Pois, em relação aos Degus... ñ posso msm ajudar, ainda k kisesse, pk ñ conheço nada do animal em questão, mas agora k os vi, fikei curiosa, vou aproveitar pa "espreitar" de forma a ficar a conheçê-los um pco. Kem sabe, daki por uns tempos, dp dos porkinhos, do coelho, das chins e do Cão da pradaria... ñ vêm a pertencer à familia?! ;)
PITTARE
Registado: quarta mar 09, 2005 11:08 am

terça jul 11, 2006 7:31 am

Só gostava de acrescentar umas informações:

Esperança de vida pode ir em m´dia até 8 anos, sendo que já foi encontrado um caso que viveu até aos 11 anos.

O que disseram sobre as ´^emeas têm toda a razão. Não convém engravidar muito.

Relação com as pessoas: Tem de ser fabricada e como sempre depende também do carácter do Degu que se tiver em casa. A minha fêmea é muito interactiva comogo. Sobe-me para a mão refila com as minhas cadelas quando elas se aproximam da Gaiola e reconhece muito a vós dos Donos. Já o macho não é tanto.

Um facto interessante é a sua tendência para morder (A relação com os Juvenis tem de ser criada com muita paciência) e é a única fase da vida deles em que se pode dizer que quando pegados podem morder. Uma vez adultos, esse perigo ;) desaparece.
dear
Membro Veterano
Registado: terça jan 27, 2004 10:30 am
Contacto:

quarta nov 07, 2007 8:36 pm

Olá!!!

Será que alguém me poderia explicar como vejo se é macho ou fêmea? :oops:

Obrigada! ;)
Vera_Carlos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2006 4:43 pm
Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba

sexta nov 09, 2007 12:13 pm

dear Escreveu:Olá!!!

Será que alguém me poderia explicar como vejo se é macho ou fêmea? :oops:

Obrigada! ;)

Pela distância entre o anús e o genital.
No caso do macho é mais distante e tem a "magueirinha" maior... No caso da fémea, a distância é mais curta e tem uma pequena racha... Pelo menos foi desta forma que sexamos as crias... Quando se tem mais que um, vê-se perfeitamente as diferenças, já que podemos compará-las...

Caso alguém esteja interessado, temos 2 meninos para adopção.
Fiquem bem, Vera
Responder

Voltar para “Exóticos”