Qual o teu roedor preferido?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder

Qual o roedor mais indicado para animal de estimação?

Chinchila
10
33%
Porquinho da India
12
40%
Gerbos
4
13%
Degus
0
Sem votos
Esquilos
4
13%

Total de votos: 30
loca
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 12:00 pm

segunda jan 10, 2005 10:30 am

Oi...

A minha ideia é tentar "descobrir" qual o roedor mais dócil e mais indicado para ter em casa como animal de estimação (embora eu já tenha a minha ideia bem definida :oops: ...lolll).
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

segunda jan 10, 2005 2:03 pm

Sou suspeita, para mim o roedor mais dócil é o porquinho-da-índia. São realmente amorosos, de tamanho qb, um pouco assustadiços, mas com carinho e persistência tornam-se muito meigos e receptivos aos carinhos. São simplesmente lindos! Os meus já ficam no colo quietinhos, enquanto os escovo, já se deitam e quase adormecem :lol: para além de serem muito comunicativos connosco também.

Os hamsters também podem ser bastante meigos, pela minha experiência os machos são mais meigos que as fêmeas, eu tinha um hamster macho sírio que até me lambia as mãos, era um amor.

De resto, não tive mais nenhum animal da lista por isso não sei :oops:

beijinhos
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

segunda jan 10, 2005 7:48 pm

Para mim é claro que são os porquinhos. O cuí-cuí é irresistível! Fazem uma festa quando nos vêem, são de bom tamanho, têm muitas cores e raças diferentes (para quem gosta do factor variedade)... é um nunca mais acabar de vantagens, e sinceramente não conheço nenhum inconveniente! :p
cktc
Membro Júnior
Registado: domingo fev 29, 2004 12:07 pm

segunda jan 10, 2005 8:03 pm

Esta é uma pergunta cuja resposta, talvez, possa estar condicionada por outros factores que não o caracter / feitio do animal.

Para algumas pessoas, o factor higiene / cheiro pode ser uma forte condicionante para poder apreciar convenientemente um animal do tipo porquinho da índia ou um hamster.

Para esses, sem dúvida que animais como as chinchilas são mais apropriados, embora não se tire nem a metade do prazer que se tira com um porquinho da índia.

Mas ainda bem que nem todos gostam do mesmo...

Fiquem bem.
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

segunda jan 10, 2005 9:04 pm

É engraçado que eu não noto o problema do cheiro/higiene nos meus porquinhos e muito menos na minha hamster que tem o seu pratinho com areia para fazer chichi e a gaiola aguenta-se sem cheiro até a mudar, umas 2 semanas, acabo por mudar por uma questão de saúde dela.
Os porquinhos, ou melhor, a gaiola dos porquinhos, podem cheirar mal se não a mudarmos com frequência. Eu mudo a minha com frequência e não noto cheiro, quando noto é porque não estou a mudar as vezes suficientes. Que dão um pouquito de trabalho, isso dão, mas dá tanto prazer arranjar as frutinhas e os legumes todos os dias, eles festejam imenso quando chegamos com a comida que vale tudo a pena :lol: :lol: Mas a gaiola dá trabalho a mudar sim! A minha são logo uns 3 sacos de plástico para o lixo por semana :oops: Mas vale a pena!

Eu tinha ideia, por acaso, de as chinchilas até serem mais carinhosas que os porquinhos, serem mais interactivas com os donos :p Mas como nunca tive nenhuma, não disse nada :oops:

beijinhos
coelhinhoNino
Membro Júnior
Registado: sábado dez 20, 2003 2:36 am

segunda jan 10, 2005 9:14 pm

Então e os coelhos?!?! :o

Fala-se nos degus e demais, nem uma opção para um coelho-anão? :roll:
loca
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 12:00 pm

terça jan 11, 2005 9:13 am

Ola!

Realmente já se abordaram aqui precticamente todos os tópicos que me interessavam... 8)

1º Interacção com os humanos:
Neste momento tenho, em casa, 4 porquinhos e 2 chinchilas. Toda a minha vida tive hamsters.
Em relação ao relacionamento com os humanos, eu penso que as chinchilas aqui ficam a perder, uma vez que odeiam andar ao colo e não conseguem ficar paradas mais de 2 minutos seguidos :D . Por outro lado sempre que chego ao quarto dos animais, são as chinchilas que me vêm cumprimentar, enquanto os porquinhos fogem deseperadamente para dentro das casotas.Tambem é verdade que quando pego neles e os levo para o sofá, são os porquinhos que me fazem mais companhia.

2º Cheiros:
Isto para mim é um factor muito importante pois sou um pouco paranóica com cheiros. E nisto os porquinhos perdem muito (na minha opinião ,claro). Enquanto eu para as chinchilas tenho um taperware ,que serve de casa de banho, e que basta ser mudado uma vez por semana, para os porquinhos ao fim de 3 dias já se sente algum cheiro. E com a desvantagem que não se pode habituá-los a fazer numa casa de banho, tendo sempre que lavar toda a gaiola e mudar todo o fundo mais que uma vez por semana.

Em relação á alimentação acho que não há desvantagens nem vantagens. Gosto muito de preparar as saladas para as minhas porquinhas e não dá nem mais, nem menos trabalho que as chinchilas.

Os hamsters: Deitam mais cheiro que as chinchilas e menos que as porquinhas.Penso que a nivel de trabalho de manutenção, serão os melhores de todos.

coelhinhoNino: Tens razão. Os coelhos! Não me pronunciei sobre eles pois nunca tive nenhum e não sei como são...embora os ache muito muito fofinhos. Já agora agradecia que alguem "mostrasse" as vantagens e desvantagens dos coelhitos.

....E já agora alguem que fale dos Degus...pois tb nunca tive nenhum... :lol:

Bjokas
Loca
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

terça jan 11, 2005 10:07 pm

Eu tenho a dizer que o meu coelho faz as suas necessidades numa casa de banho de canto (facílimo de mudar e portanto sem cheiro). Grande Quico!
Vigui
Membro
Registado: quarta ago 11, 2004 3:46 pm

quarta jan 12, 2005 10:24 am

Oi!
Se eu tivesse visto este topico antes era a 1ª a falar dos coelhos de certeza!
Sao animais fantasticos sao lindoooss!
Sao muito carinhosos! Ja mais k uma vez me deitei no chao enquanto ele andava solto e ele vem ter comigo e começa a lamber m inclusive na cara :) ...
Em relaçao ao cheiro nao noto nada de especial,pois eu tambem lhe comprei um wc onde faz todas as suas necessidades por isso nem tenhu que mudar a gaoila muitas vezes apenas o wc. Ele aprendeu isto muito rapido mesmo. agora ainda nao mas daki por uns tempos espero poder solta lo muito mais tempo sem ter surpresas desabradaveis no tapete!

Beijinhos Joana
Lucy_Madden
Registado: segunda out 11, 2004 2:55 am
Contacto:

quinta jan 13, 2005 3:51 pm

dessa lista eu prefiro os porquinhos da india ;)
cktc
Membro Júnior
Registado: domingo fev 29, 2004 12:07 pm

quinta jan 13, 2005 11:56 pm

Bem,

O que eu fui arranjar...

Peço desculpa por defender as minhas damas, ou melhor um cavalheiro e uma dama. As Chinchilas.

Mas realmente a razão porque não posso ter cá em casa mais animais, nomeadamente hamster ou porquinhos, é exactamente a questão dos cheiros. A minha mulher ainda me dava um tiro. :o

Acho que todos os animais aqui mencionados são boas opções e cada qual terá os seus prós e os seus contras. Tudo dependerá das expectativas das pessoas que os tenham.

Foi por isso que eu disse que era muito complicado escolher um destes animais com imparcialidade. Por mim escolhia todos. Talvez não tanto os coelhos (sorry bunny lovers) pois lembram-me muito o Arroz à Caçador. :lol:

Fiquem bem e estimem muito os vossos animais.
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

sexta jan 14, 2005 1:28 pm

:lol: :lol: Claro, cada um puxa a brasa à sua sardinha ;) Cada pessoa tem os seus critérios em relação ao gosto pelos animais e é bom existirem opiniões diferentes, porque os novos donos também têm opinões diferentes e assim ficam bem informados para escolher o novo animal segundo os seus critérios.

beijinhos
hamstershouse
Membro
Registado: domingo dez 23, 2001 6:07 pm
Localização: 4Chihuahuas-Chinchilas-Hamsters-Porquinhos-Gerbos-Esquilos-Petauros-Coelhos anões-Degus-Tartarugas

sábado jan 15, 2005 11:22 pm

Os Esquilos devem englobar os cães-da-pradaria não é? Não digo que os outros sejam piores mas estes fofinhos são um espanto. Se o Qui-Qui dos porquinhos é irressistivel então o ruído que fazemos CDP's quando lhe fazemos festas e o Atchimmm - "santinho" (quem tem conhece) é demais...

Em relação à alimentação os melhores são os gerbos e os hamsters e os "piores" (muito caro) são os petauros (não é roedor mas...os coelhos tb não são).

Os que não mordem são os porquinhos, coelhos, degus e gerbos (100% de certeza).

Os mais sociáveis (que dão mais feed-back) que temos: 1º CDP; 2º porquinhos; 3º coelhos; 4º petauros; 5º degus; 6º chinchilas e os outros +- por igual. Atenção: esta não é de facto a lista dos que gosto mais.... e estes são os meus, conheço CDP que não são muito amistosos...
DeniseAytekin
Membro Veterano
Registado: quinta fev 10, 2005 12:52 am

quinta fev 10, 2005 6:34 pm

Pa mim todos os animais são bons pa companhia mas eu amo de paixão as minhas 3 chinchilas; o Eddie, a Kika e a Ariel. E a minha mais recente aquisição... A Shadow, a minha coelhinha!
Bjo!
Responder

Voltar para “Exóticos”