O meu Kiko (chinchila) é mto assustado

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
chenaida
Registado: terça out 26, 2004 4:23 pm

segunda jan 17, 2005 4:16 pm

O meu Kiko Filipe (chinchila) é mto assustado, já o tenho desde Outubro e ainda não consigo com que ele venha ter comigo, está sempre a fugir, é um festival para consiguir apanhá-lo e colocá-lo na gaiola, isto é normal?! Ás vezes vejo fotografias em que elas estão bem sossegadinhas no colo do dono. Fico triste porque até ando de gatas e ele não me liga nenhuma... Help
loca
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 12:00 pm

segunda jan 17, 2005 4:46 pm

Desde Outubro...ele já não devia assustar-se contigo...mas que ele não goste de ser apanhado e agarrado é normal. ;)
Eu tenho a Lila desde Maio do ano passado e o Billy desde Outubro. Tanto um como outro não se assustam minimamente comigo, no entanto, não é por isso que gostam de ser agarrados. Quando andam á solta saltam-nos para cima e adoram apanhar-nos sentados e começar a subir por nós acima...começam nos pés e vão subindo até chegarem á nossa cabeça ou ombro onde adoram ficar empoleirados a ver as vistas. Vêm comer á mão, etc...mas...se os tentar agarrar...principalmente se eles perceberem que é para regressar á gaiola...está o caldo entornado...preciso de suborná-los com comida para os conseguir agarrar.
O truque básico para as chinchilas é doses industriais de paciência. Senta-te no chão com a guloseima preferida dele e espera...é só o que podes fazer...esperar...e aos poucos ele vai indo para perto de ti e vai perdendo o medo. Não esperes é que ele vá se aninhar no teu colo...é rarissimo os chinchilas fazerem isso. Esse comportamento é mais para porquinhos ou outros animais menos activos...as chinchilas são demasiados eléctricas para se deixarem estar no colo a serem acariciadas.
È lógico que com o tempo vás conquistando a confiança dela e quando menos esperares já ela anda ao teu colo.

Bjokas
Loca
chenaida

segunda jan 17, 2005 6:41 pm

Obrigada pela resposta, ele realmente anda por cima de mim quando estou no sofá e adora mordiscar o cabelo do meu marido quando ele está a dormir, mas pensei que eles gostassem de carinho e festinhas. Outra coisa engraçada é que tenho dois gatos e uma cadela e eles fartam-se de brincar, ele até anda por cima da cadela...estás a ver o festival?!!! Agarrar é que não, malandros.... eu acho que ele pensa que vou pô-lo na gaiola, o que ele detesta porque até quer roer a gaiola para sair.
Obrigada
Jinhos
Chenaida
loca
Membro Veterano

terça jan 18, 2005 9:05 am

Pois...isso é tipico... ;)
Eu tambem tenho um cão e eles adoram inportuná-lo, embora o cão não ache muita piada pois já tem 12 anos e a paciência não é o forte dele...não lhes faz mal nenhum...simplesmente passa a vida a fugir das chinchilas quando andam soltas pois elas adoram saltar-lhe em cima... :lol:
Eles gostam de carinhos...desde que não os agarres e que eles possam ir embora quando lhes apetecer. Os meus adoram festinhas debaixo do "queixo"...adoram mesmo...mas é durante 1 minuto, depois desaparecem como um relampago...mas são mesmo assim...acho que é isso que, em parte, os torna tão engraçados,aquela energia toda...
Em relação a irem para a gaiola...a minha fêmea já deu uma valente dentada ao meu marido (e não foi daquelas dentadinhas de amor que eles ás vezes dão) pois apercebeu-se que ele se encaminhava para a gaiola e ela é a coisa mais meiga do mundo, no entanto, eles são muito espertinhos e se há sitio em que eles não gostam de estar é a gaiola (embora os meus não tenham uma simples gaiola, mas sim uma vivenda com 1,70 m de altura)...enfim...coisas de chinchilas...

Bjokas
DeniseAytekin
Membro Veterano
Registado: quinta fev 10, 2005 12:52 am

quinta fev 10, 2005 2:10 pm

OI!
Antes de mais, tu só tens uma chinchila? Deves-lhe arranjar companhia rapidamente pois as chin ao contrário dos haqmsters, são animais k vivem em grupo e detestam estar sós. Mas atenção! Nunca juntes 2 mnachos pois podem brigar. 2 fémeas entendem-se bem mas o ideal será um casal até porque eles só têm crias 2 a 3 vezes por ano 1 ou 2 crias.
Adiante... Eu tenho 3 chin, a Ariel, a Kika e o Eddie e tive uma outra k infelizmente faleceu, era a Shadow. Nenhuma chin é igual, cada uma tem o seu temperamento ,mas nenhuma gosta de ser agarrada, ñ é animal k fique quieto, têm mta energia! Mas ele vai-se habituar a ti e ir para o teu colo, só ñ esperes é k fique quieto...
chenaida

terça fev 15, 2005 4:45 pm

Oi, só tenho o Kiko Filipe, mas gostaria de ter uma fêmea, ainda não tenho é espaço, pois a gaiola do Kiko é pequena, já estive a ver nas lojas mas são mto caras e como quero dar um bom espaço para os dois tenho que esperar um pouco, é preciso uma gaiola bem grande?
O Kiko está mais acostumado, quando chego a casa já faz barulho para eu abrir a gaiola e quando eu finjo que não estou a vê-lo fica todo zangado. Agora anda sempre atrás de mim, acho engraçado porque é ele, os gatos e a cadela, ele agora já vem para cima de mim.

Jinhos
Chenaida
loca
Membro Veterano

terça fev 15, 2005 6:00 pm

Pois...eles gostam de nós, gostam de brincar connosco, gostam de nos seguir e de passear por cima de nós...mas odeiam ser agarrados :lol: ...é o defeito dos chinchilos :lol: .

Em relação a comprares outro, tens que ponderar antes de mais, que eles podem não se entender logo á 1ª vista...podem até não se entender nunca...eu tive mais de 1 mes para conseguir juntar o meu casal... :o ...e daí, pode surgir a situação de necessitares de 2 gaiolas ou 1 bem grande em que possas por um separador...

Em relação ao tamanho...quanto maior melhor ;).
A gaiola dos meus meninos foi feita por mim...tem 1,70m de altura(está no meu album, se quiseres ver) e ficou bem em conta a nivel monetário ;) basta dedicação e imaginação e com pouco dinheiro fazes uma autentica vivenda para eles.

Bjokas
Loca
DeniseAytekin
Membro Veterano
Registado: quinta fev 10, 2005 12:52 am

terça fev 15, 2005 6:19 pm

Pois é loca... Às vezes não é nada fácil que eles se habituem mas sozinhos também não estão nada bem... Podem até apanhar doenças de foro psicológico e dar-lhes para arrancar o seu próprio pêlo... Eu tenho o Eddie, a Kika e a Ariel, trouxe-os para casa um de cada vez e felizmente todos se deram bem logo desde o ínicio. acho que o Chenaida deve tentar arranjar-lhe companhia, mas claro, ter uma gaiolinha sobresselente por precaução, de preferência bem espaçosa...
Já agora loca, como fizeste a tua gaiola, podes-me dar umas dicas? É k tá um espéctáculo! As minhas chin tão numa gaiola com 80 cm de altura, 1º andar e 1,5 m de comprimento, foi a maior k arranjei no mercado, custou-me 100€. Mas a tua tá bem melhor... Dá-me umas dicas por favor...
Kd tiveres bebés porquinhos da índia, eu estava interessada em adoptar um, donde és?
Responder

Voltar para “Exóticos”