porquinho doente?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
ManelP
Membro Júnior
Registado: sábado jan 29, 2005 9:18 pm

sábado jan 29, 2005 9:28 pm

olá. Eu tinha dois porquinhos fêmea mas um deles morreu a semana passada num acidente, quando a minha mana pequenina o agarrou quando ele ia a cair do colo dela, mas deve tê-lo agarrado mal e deve ter deslocado algum ossinho. Ele encostou-se a um canto e dois dias depois morreu. ficámos muito tristes. A outra estava bem gordinha, mas hoje quando a fui buscar de manhã, estava muito encolhida e está a deitar porcaria estranha do rabinho ou do pipi. nem sei bem se é sangue se é cocó, mas parece-me mais sangue, escuro. só sei que ela está muito murchinha e mais magra. Pus-lhe feno e ela começou a mexer-se mais, espalhou-o todo, mas não comeu com vontade como é costume. Ela deve ter dois ou 3 meses. não mais. alguém me pode dizer o que pode estar a acontecer? é que é a primeira vez que tenho porquinhos da índia... e não sei o que fazer...
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

sábado jan 29, 2005 9:36 pm

Corra para um veterinário, se é que ainda vai a tempo!!!!
Boa sorte!
ManelP
Membro Júnior

sábado jan 29, 2005 9:42 pm

obrigado.
será que pode ser cio?
ines_faria
Membro Veterano

sábado jan 29, 2005 9:46 pm

As porquinhas não têm cios com perdas de sangue, deve ser mesmo algo grave. Elas têm um metabolismo muito rapido e podem morrer numa questão de dias ou horas. Por favor não perca mais tempo. Vc tem algum contacto de Vet perto ?
ManelP
Membro Júnior

sábado jan 29, 2005 9:49 pm

tenho aqui em cascais onde levamos o nosso cão. vou pedir á minha mãe para telefonar. obrigado.
ManelP
Membro Júnior

sábado jan 29, 2005 10:10 pm

olá, agora é mãe.
no hosp vet de cascais não tratam exóticos e aconselharam o vet oeiras, mas a esta hora ninguém atende o telefone. tem algum contacto mais directo ? receio que amanhã de manhã possa ser tarde demais. A fofinha está muito encolhida e parece-me que anda a beber menos água.
ines_faria
Membro Veterano

sábado jan 29, 2005 10:14 pm

Estou a ver se consigo localizar alguém que me dê um contacto de urgência. Os meus costumam ser vistos na Clínica de Telheiras, em Lisboa. Se tiverem uma seringa em casa podem dar-lhe água assim, enrolando-a primeiro numa toalha.
ines_faria
Membro Veterano

sábado jan 29, 2005 10:16 pm

218489230 - Clínica João XXI, em Lisboa. A melhor.

Tem serviço de urgências. Talvez consigam estabilizar a fofinha até ela ser vista por um vet de exóticos, caso seja necessário.
ManelP
Membro Júnior

sábado jan 29, 2005 10:18 pm

obrigada inês. vou tratar disso enquanto aguardo.
outra coisa - posso lavar a zona vaginal com água morna?
ines_faria
Membro Veterano

sábado jan 29, 2005 10:23 pm

Bem, eu não sou veterinária, mas acho que não fará mal. Pode ser até que ajude a ver melhor se se trata de alguma ferida local ou se vem mesmo de dentro.
Ela está assim há quanto tempo? Pergunto porque uma porquinha minha ficou de repente magrinha e sem bebr água, e em dois dias foi-se, apesar dos cuidados veterinários. Eles são muito frágeis. Espero que a sua menina recupere.
ManelP
Membro Júnior

sábado jan 29, 2005 10:27 pm

foi esta manhã. quando o manel acordou foi pegar nela e dei com ele a limpá-la. pu-la logo dentro da casinha e disse-lhe que a fofinha estava com menstruação pensando que era cio, porque li algures que elas fazem o primeiro cio por volta dos 3 meses e é por aí a idade dela. mas agora que o manel me disse que a sua mensagem dizia que não era cio, fiquei preocupada, porque o zippy morreu no sábado passado e agora ela... não estava nada à espera, ela sempre foi tão rija.
ines_faria
Membro Veterano

sábado jan 29, 2005 10:34 pm

Na realidade os porquinhos ficam sexualmente activos após as 4 semanas. Mas não há perdas de sangue.
Ela é tb muito novinha para estar com os dentes crescidos demais - isso impede-os de comer e beber.
Era importante tentar apurar porque razão o ziggy morreu - pode até não ter sido da queda. Os cocós estavam normais? E os da fofinha?
ManelP
Membro Júnior

sábado jan 29, 2005 10:54 pm

estive a dar-lhe água e limpei-a da sujidade com água morninha. aconteceu algo de estranho. à medida que ia limpando com o algodão, ia saindo um líquido castanho, não me pareceu sangue, porque sangue fresco é mais vermelho, por isso penso que seja cocó, diarreia, uma vez que saía do que penso ser o ânus.
agora voltei a pô-la na casinha.
mas reparei que já estava com mais um pouco do líquido escuro.
desculpe lá isto, mas quando comprei disseram-me que eles eram resistentes, mas pelos vistos não é bem assim.
e eu não sei nada deles.
ines_faria
Membro Veterano

sábado jan 29, 2005 11:08 pm

estas clínicas têm atendimento 24 horas - urgências.
http://www.vetoeiras.pt/vetoeiras/tel.htm
http://pwp.netcabo.pt/0142540001/vetandom/default.html

Há mais, mas nestas tratam de porquinhos.
Boa sorte para a sua pequena.

Se ela se aguentar até amanhã, leve-a logo. Pode ser uma diarreia, então o importante é dar-lhe água.
Vá dando notícias!!
ManelP
Membro Júnior

sábado jan 29, 2005 11:18 pm

não sei se consegui enviar a mensagem pessoal. queria só agradecer-lhe o tempo que aqui esteve a tentar ajudar.
bem haja.
clara
Responder

Voltar para “Exóticos”