Chinchila Grávida???

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
DeniseAytekin
Membro Veterano
Registado: quinta fev 10, 2005 12:52 am

quarta fev 23, 2005 12:28 am

Oi! Alguém me pode esclarecer uma dúvida? As Chins kd ficam grávidas expelem sempre o stopper, ñ há excepções? É k a minha Chin mais velha, a Ariel tá um pco gorducha e eu... ñ sei se ñ virão bebés a caminho... Talvez seja um perfeito disparate meu e teja a pensar isso por estar tão ansiosa por ser avó... Mas de qualquer forma gostaria k me esclarecessem a dúvida... É k ñ vejo a hora de ser vovó...

...

Em relação a Coelhos... Eu tenho uma coelhinha linda, a Shadow Bunny, é ainda bebé, tem 2meses... Nasceu a 25 de Dezembro...
O k keria saber, era se kd for maiorzinha, se é aconselhável deixá-la ter bebés pelo menos uma vez... Se assim for, terei k começar a procurar alguém k tnh um coelhinho anão... E se sim, kual a melhor idade para o fazer?

Desde já obrigado.
Lorraine
Membro
Registado: domingo jan 02, 2005 7:33 pm

quarta fev 23, 2005 9:13 pm

Quanto a chinchila não se bem responder, mas quanto a coelinha, a melhor idade é por volta dos 7 meses, me preferência 1 ano...
É bom você arranjar um namorado para tua coelinha, porque isso faz bem a qualquer bicho, desde com a idade certa e com pouquissima frequencia, cruza-la umas 4 vezes até será bom, mas se cruza-la umas 10 vezes e ela tiver 10 crias, ai não é muito legal... ;)
Lambidas e mordidas, lolô
DeniseAytekin
Membro Veterano

quarta fev 23, 2005 9:57 pm

A minha coelhinha ainda só tem 2 meses, é mt bebé... Mas eu já ando a pensar, kd crescer, acasalá-la pelo menos uma vez. O problema vai ser arranjar-lhe um macho... Eu ñ kero comprar outro, é k os coelhinhos exigem mta dedicação, mais ainda k as Chins, a minha é mt mimada, e se comprasse outro, teria k dividir os mimos, e depois, kd ela tiver bebés, provavelmente ñ vou resistir a ficar com 1... E se é preciso mta atenção pa 1, pa 2 ainda mais, 3 é demais!!! Ñ dá msm... Ora, eu tnh uma amiga k tem um coelhinho, mas é de raça grande, a minha é uma Cabeça de Leão, e segundo o k me disseram, é anã, cresce pco, logo, terei k a acasalar com um macho k seja tbm anão. Ñ faço ideia onde o arranjar...
Brigada plas dicas!
Se alguém perto do Entroncamento tiver um coelhinho anão à procura de namorada... Avise... ;)
DeniseAytekin
Membro Veterano

quarta fev 23, 2005 10:13 pm

Só mais uma coisa Lorraine, vi a tua mensagem em k pedias k alguém te arranjasse uma Chinchila barata. No Brazil os animais exóticos são mt caros, né? E ganha-se menos k cá... Olha, se fosses de Portugal, kd as minhas tivessem bebés eu guardava-te um, mas assim... Ñ dá, né?! Eu vou vender as minhas bem baratinhas... As lojas vendem a 30€, eu vou vender ente 10 a 15€. Mas kero salientar k o dinheiro k ganharei com a venda, será para comprar coisas pós meus bichinhos, ñ pra mim.
Mas kd adoptares uma Chin, ñ tenhas só uma, é k elas gostam de viver em conjunto e detestam estar sós, podem msm desenvolver problemas psicológicos, um dos problemas mais comuns, é desenvolverem um comportamento obcessivo-compulsivo em que arrancam o seu próprio pêlo... O ideal será um casal, até pk ñ terás chatices com ninhadas, visto k elas acasalam em média 2 vezes por ano, tendo 2 ou 3 crias. Mas tbm podes ter 2 fémeas k se dão bem. 2machos, só se for desde bebés e sem fémeas por perto, ou então brigam... Eu tenho 3 Chins Cinzento Standard, um macho; o Eddie e 2 fémeas; Kika e Ariel. Felizmente dão-se todas mt bem e nc brigaram, mas às vezes elas ñ se aceitam bem, outras vezes, são criadas juntas e de um momento para o outro, atacam-se... Mas são casos raros pois as Chins ñ são animais agressivos e gostam de viver em grupo.
Agora ando à procura de mais Chins, mas de outras cores, Ébano, Bege e Branco, kero casais, claro k o par dessas cores terá k ser cinzento, pra ñ nascerem crias com deficiências... Pois é, as Chins são um vício... Kd se tem a primeira, já ñ dá pra parar... Agora vou começar a fazer eu mesma uma gaiolinha XXL pra kd tiver mais Chins, é k ñ as vou juntar com as k já cá tenho pa evitar brigas... É bom fazermos uma gaiola em casa, ñ só pk fica mais barato, mas pk aki, onde moro, ñ se arranjam gaiolas próprias pa Chins, só de Coelho, e as maiores k se arranjam, são caras e ñ são assim tão grandes...
Boa sorte pa a adopção das tuas Chins... Como já disse, se fosses de Portugal, guardava-te 2 kd nascessem, mas no Brazil... Eu só as vendo em pares, ou a kem já tiver uma, vou vender o par a 20€, acho k é mt acessível, visto k as lojas vendem só uma a 30€...
loca
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 12:00 pm

quinta fev 24, 2005 9:02 am

Oi...

Em relação ás chinchilas...elas largam sempre o stopper quando acasalam...mas já li em muitos sites que nem sempre é fácil identificar o stopper. Muitas vezes porque se mistura com os cócos ou porque é muito pequeno, etc...daí haver, nas chinchilas, muitos casos de donos que só se apercebem que a chinchila estava grávida quando chegam a casa e vêm as crias no ninho ;)

Bjokas
Loca
DeniseAytekin
Membro Veterano

quinta fev 24, 2005 2:59 pm

Obrigado loca!
Pois, temo k esse seja o meu caso...
Ainda esta noite, antes de dormir, fui espreitá-las e o Eddie tava em cima da Ariel... Fikei sem saber se tavam só agarradinhos, ou a acasalar... Mas ñ kis acender a luz para ñ os incomodar... Hoje fui ver se via alguma coisa, mas nada... Como é o stopper? Consegues descrevê-lo? É de k cor?
Se calhar isto é só a mnh ânsia de ser avó... ;)
loca
Membro Veterano

quinta fev 24, 2005 3:12 pm

Oi...

Se eles estivessem a acasalar tu reparavas pois não é nada que demore muito tempo e as "movimentações" são semelhantes aos restantes mamiferos :lol: não ficam propriamente parados :lol:

O Stopper é um tampão ceroso...+/- do tamanho de uma cócó deles e é encarniçado...

Eu tb ando mto ansiosa por ser avó :oops: e mesmo assim, o que me tem satisfeito a ansiedade são os meus porquinhos...em 2 meses já tive 2 ninhadas nascidas lá em casa (de porquinhas diferentes, claro) e assim vou tendo sempre bebes para me "consolar"...mas estou muito muito muito ansiosa para ter netinhos chins pois nunca tive :| os meus meninos já estão juntos desde Novembro mas o Billy só ficou fértil +/- no mês passado (foi quando os testiculos ficaram mais visiveis)...por isso ainda não deve ser tão cedo ;)

Bjokas
Loca

PS: Já tenho fotos da gaiola depois de algumas alterações.
DeniseAytekin
Membro Veterano

quinta fev 24, 2005 3:20 pm

Pois... Ñ sabia disso... Acho k o Eddie ñ tem os testiculos visíveis... Sei lá, já ñ vejo à tanto tempo!... :( :( :(
Eu tenho o meu Eddie desde final de Outubro. Se calhar deve tar agora a ficar fértil... A minha Kika, tenho-a à pco e é bebé, a Ariel, tenho-a tbm à pco, mas kd a comprei ela já era grandita... Mas ñ faço a miníma da idade dela... :|
Bem... Acho k terei k esperar para ver... :?
Tou ansiosa pra ter netinhos... Mas na altura certa eles virão, né? Só preciso ter paciência...
loca
Membro Veterano

quinta fev 24, 2005 3:26 pm

Pois...os testiculos deles só são bem visiveis quando eles estão de pé...e, neste caso, eu descobri uma vez que estava abaixada perto da gaiola e quando olhei para cima vi as "bolinhas" do menino :lol: na altura (desconhecia esta pormenor dos testiculos só ficarem visiveis quando eles ficam férteis) até quis ir com ele ao vet e tudo (cada vez que imagino a vergonha que iria apanhar quando o vet me dissesse que eram testiculos, até dou graças a Deus por não ter ido :oops: ).
Que idade tem o teu chinchilo? O meu já tem 6 meses e a Lila já fez 1 ano este mês, mas o veludos têm tendência para "amadurecer" mais tardiamente que as restantes mutações. Mas pelo que tu dizes, parece-me que as tuas (tirando esta ultima) são todas muito novinhas né?

Bjokas
Loca
DeniseAytekin
Membro Veterano

quinta fev 24, 2005 3:35 pm

Olha, o meu Eddie tbm tem cerca de 6 meses, a Kika deve ter 3 meses, é mt bebé... A Ariel, cm já disse já a comprei grandita, aliás, foi por isso k a comprei, tava tão só, numa gaiola minúscula numa loja, vi-a lá assim e já grandita, ñ resisti... Mas kd a comprei, já era maior k o Eddie, eles ñ me souberam dizer a idade, mas calculo k tenha pelo menos cerca de 7 meses.
Tens um macho veludo, né? Onde o compraste? Foi carote, ñ?!
As minhas 3 são cinzento Standard. Agora keria mais, mt mais... As Chins são um vício, dp de se ter a 1ª ñ dá pra parar... A k mais gosto (sem contar com as cinzentas, k apesar das mais vulgares pra mim são as mais lindas) é a Ébano , ou a veludo preto, depois a Bege, e por fim a Branca... Ando a ver se as arranjo, vamos ver...
loca
Membro Veterano

quinta fev 24, 2005 3:41 pm

Sim...tenho um veludo preto e uma cinzenta standard (podes ver as fotos no meu album).
O Billy comprei-o a um bom preço pois aproveitei para o comprar na "feira de roedores e mamiferos exóticos" e os preços estavam bastante mais acessiveis.
As minha preferidas, por acaso, são as brancas e já ando a namorá-las há muito tempo mas são um bocado carotas :? ...mas há-de chegar a altura :lol: ...é calro que, a longo prazo,gostava de ter quase uma de cada côr.
Se os meus tiverem filhotes veludos eu faço-te um preçozinho acessivel ;)

Bjokas
Loca
DeniseAytekin
Membro Veterano

quinta fev 24, 2005 4:03 pm

Pois, foi ctg k falei sobre as Chins brancas... Acontece k além de ti, só mais uma forista se mostrou interessada... Assim ñ consigo fazer o preço baixar.. :( :( :(
agora tenho andado a falar com uma outra forista k vai ter nascimentos hoje, como ela tem kuase todas as cores, dp vai-me avisar de k cor nasceram. Ainda ñ me falou de preços, mas se kiseres, dp digo-te alguma coisa... Ela é do algarve, dp eu terei k as ir lá buscar, tu és de onde? Lisboa? É k se kisesses, até fica em caminho, dp entregava-ta... Ou se preferisses ias tbm buscá-las, dp era ctg... Mas se kiseres, kd tiver novidades, transmito-tas...
Isso era porreiro (dp venderes-me uma veludo a um preço acessível). Eu tbm nc as vou vender mt caras, ñ sou a favor do negócio de animais, todo o dinheiro k tiver com a venda de crias, ñ será pra mim, mas para comprar coisas pás minhas mascotes.
As crias das cinzentas, tou a pensar vendê-las o par a 20€ ou só uma a 15€. No entanto, só vendo só uma, se a pessoa já tiver uma Chin, pois elas ñ apreciam a solidão...
Dp, kd tiver mais cores, k tenha crias de cores raras, logo pensarei no preço, mas nc serão mt caras, como o preço praticado nas lojas...
diphy
Membro Veterano
Registado: sexta jan 04, 2002 6:53 pm
Localização: 4 chinchilas, 1 cão da pradaria, 11 canários, 3 periquitos, 1 cocker, peixes...por enquanto!!!;)

quinta fev 24, 2005 4:38 pm

Olá!
(Desculpa não ter dado notícias antes Denise, mas estou com gripe há uns dias e só venho aqui de vez em quando... :? )
Quanto ao stopper, eu tive sorte da primeira vez que tive uma ninhada, porque a Nikita largou-o quando andava cá fora a brincar ;) É mais ou menos do tamanho de uma unha (nossa) e tem um formato de um tampão dos ouvidos. É assim para o gelatinoso...
Bom, mas também foi a única vez que vi! Das outras duas ninhadas não encontrei... (é praticamente impossível encontra-lo dentro das gaiolas...).

O meu casal teve uns 6 meses juntos antes de ter a primeira ninhada, por isso tens que ter paciência ;)
Já tenho saudades de ter aquelas criaturinhas tão lindas aos pulos por aqui... :cry: Mas o desgosto de as ter que dar supera a alegria de as ver nascer, daí ter castrado os machos... Mesmo assim, não ponho de parte a hipótese de uma dia cruzar uma das minhas fêmeas com o macho de alguém, desde que depois fique com uma das pequerruchas :p

Quando souberes alguma coisa das "algarvias", avisa ok?

Bjinhos!
diphy
Membro Veterano
Registado: sexta jan 04, 2002 6:53 pm
Localização: 4 chinchilas, 1 cão da pradaria, 11 canários, 3 periquitos, 1 cocker, peixes...por enquanto!!!;)

quinta fev 24, 2005 4:51 pm

Esqueci-me de referir que existem algumas maneiras de saberes se a tua chin está grávida.
A primeira (e mais óbvia) é o aumento da barriga. Pode só aumentar um bocadinho, se for apenas uma cria, por exemplo.
Outro modo (e que comigo nunca falhou) é a maneira como ela se deita. A minha deitava-se sempre de lado, como os gatos, ou toda esticada (também de lado) a dormir. Às vezes punha-me a espreitar devagarinho para ver se ainda respirava, pois tinha medo que lhe tivesse dado alguma coisita... :oops: 8)
DeniseAytekin
Membro Veterano

quinta fev 24, 2005 7:09 pm

Oi diphy! Tás constipadita? :? As melhoras...
Olha, supostamente, as algarvias nasciam hoje, já mandei um privado pá dona, mas ainda ñ me disse nada, continuo à espera. Mas logo k saiba... Aviso-te...
Acasalar uma das tuas fémeas com o macho de alguém? Mas tu keres mais Chins? É k se kiseres, kd tiver bebés dou-te um, ou uma... Dp é só dizeres... Combinavamos uma altura em k fosse ao Norte e ias ter comigo ao Porto. Se kiseres, tás à vontade...
A minha Chin por enquanto dorme normalmente, deve ser msm só a minha ansiedade em ser avó k me tá a fazer imaginar coisas...
Bjito grande e as melhoras! ;)
Responder

Voltar para “Exóticos”