lavagem de gaiolas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
joana_miau
Membro
Registado: sexta mar 04, 2005 7:11 pm
Localização: 3 gatos rafeiritos (julieta, luna e tobias), uma hamster sirio (rata)

terça mar 08, 2005 4:33 pm

olá a todos!
não sei se já alguma vez falaram nisto, mas eu sou nova por aki!
eu tenho um hamster sirio fêmea, o nome dela é "rata"!

usam o quê para lavar a gaiola e os acessorios dos vossos bichinhos?

eu kustumo lavar so k agua, mas as vezes fika mau xeiro, no kantinho em k ela faz xixi!

posso lavar k alguma outra koiza? tipo um bokadinho d lixivia nos sitios mais problemátikos?

obrigada!

beijinhos
DeniseAytekin
Membro Veterano
Registado: quinta fev 10, 2005 12:52 am

terça mar 08, 2005 4:50 pm

Oi! Olha, eu ñ sei se procedo correctamente, mas eu lavo as gaiolas das minhas Chins, da minha Bunny Shadow, da minha Nina, e da minha hamster anã (k tbm se chama Rata) com detergente da loiça...
De início tbm só usava água, mas a sujidade ñ saía toda e o cheiro tbm ñ... Ainda experimentei álcool, mas tbm ñ me pareceu apropriado... Pensei na líxivia, mas ñ me pareceu uma boa opção por ter um cheiro mt intenso, poderia fazer-lhes mal às vias respiratórias... Então, optei pelo detergente da loiça, se ñ nos faz a nós, a eles tbm ñ deve fazer... Presumo eu... Claro k depois, passo água mt bem e ñ deixo resíduos.
Eles nc me pareceram incomodados com o detergente... Parece-me tudo bem...
Como já disse, posso ñ estar a proceder correctamente, mas parece-me melhor k deixar cheiros e sujidade, podendo originar fungos...
loca
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 12:00 pm

terça mar 08, 2005 5:08 pm

Existem no mercado produtos especificos para desinfectar e retirar os odores...mas são um pouco caros :o ....por isso eu uso o melhor desinfectante de todos os tempos: Lixivia. ;)
Desde que, depois de passares com lixivia, passes abundantemente com água e depois enxugues bem o fundo, não há qualquer problema. Eu sempre fiz isso a todas as gaiolas dos meus roedores (inclusivamente das chinchilas que são um pouco mais sensiveis) e nunca tive problemas. Reservei uma toalha só para limpar as gaiolas e o truque é esse: enxaguar sempre tudo muito bem... ;)

Bjokas, Loca
joana_miau
Membro
Localização: 3 gatos rafeiritos (julieta, luna e tobias), uma hamster sirio (rata)

terça mar 08, 2005 5:18 pm

obrigada!

axo k me vou informar desses produtos especificos e ver se vale a pena!

a minha mae sugeriu fazer o k a minha avó fazia antigamente, lavar k agua com bastante sal!

mas eu não sei se o sal será um bom desinfectante e anti-fungos! :?

beijinhos
loca
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 12:00 pm

terça mar 08, 2005 5:22 pm

ahhhhhhhhhh...tinha-me esquecido!! Uma coisa muito eficaz quer para tirar o cheiro e as manchas é vinagre ;) deixas actuar durante um tempinho, depois esfregas com um paninho e é só passar por água ;) vais ver que tanto as manchas como o cheiro desaparecem imediatamente. Depois fica é o cheiro do vinagre por uns minutos, tens que esperar um pouco antes de pôr os animais dentro da gaiola ou passas depois com uma rodela de limão para tirar o cheiro do vinagre...isso resulta sempre .

Bjokas, Loca
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

terça mar 08, 2005 6:54 pm

Eu também sempre lavei as gaiolas dos meus bichos com detergente da loiça e um esfregão da loiça normal. Nunca tive problemas. ;)
joana_miau
Membro

terça mar 08, 2005 7:21 pm

ok! obrigada pela ajuda! :D

eu já tive outros hamsters e lavava as gaiolas so k agua, pk eram dakeles hamsters pekenitos k n xeiravam mal!

agora esta....parece uma ratazana! :roll: mas é uma kerida na mesma!
tirando o facto de me morder e fazer xixi nas minhas maos sempre k lhe tento pegar! :x

já nao sei o k faça mais para a tentar amansar! ela é mesmo mázinha! :cry:

se tiverem sugestoes ou alguma formula mágica......

beijinhos
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

terça mar 08, 2005 9:18 pm

Olha, para limpar a gaiola, o detergente não faz mal nenhum desde que passes bem por água, lexívia só uso quando vejo fungos, a líxivia é óptima para isso (passar muito muito bem por água depois), e também uso o vinagre. Como a Loca disse, metes num borrifador metade água e metade vinagre, borrifas a gaiola, limpas com o esfregão, deixes descansar e sai mesmo tudo!

Já não me preocupo com manchas de chichi porque eu meto um comedouro grande na gaiola da minha hamster com areia de banho para chinchilas e ela faz o chichi sempre lá dentro, mudo a areia todos os dias e nunca suja a gaiola de chichi.

Para amansá-la :D meto aqui o que já disse noutro tópico:
É preciso muita paciência e dedicação para domesticar um hamster que não esteja mesmo habituado a contacto com pessoas, mas é possível. Começar por não pegar nela Solta a hamster num sítio seguro e pequenino de forma a conseguir estar sentada no chão, por exemplo, e a hamster tenha de passar pela pessoa enquanto passeia. Sem lhe tocar, deixa a hamster se habituar à presença da pessoa sem ser incomodada. E isto todos os dias, durante, pelo menos, uma hora. Depois é tentar ir dando comida à mão, ficar mais tempo ao pé da gaiola para ela se habituar ao cheiro e sentir que por a pessoa estar perto não quer dizer que lhe vá fazer mal. A hamster tem de perceber que não tem razões para ter medo, que não vai ser obrigada a fazer nada que lhe faça mal, que se for ao pé da mão da pessoa recebe comida, etc.
beijinhos grandes
joana_miau
Membro

terça mar 08, 2005 9:34 pm

então vou seguir os seus conselhos e ver se resulta!

knd eu xego a kaza e entro na kozinha ela aprece sempre, e se eu lhe fizer festinhas ao de leve ela tb n se xateia!

e ela já konehece o barulho de eu d manha tirar a tigela e abrir o armario pa tirar os meus cereais! komeça logo a movimentar-se! :lol: então knd eu abro o pakote dos cereais e os deito pa tigela ela tira logo o focinhito de dentro da kazinha a pedir cereais! :lol:

mas n gosta k eu lhe pegue! sekalhar ela é mesmo assim, n? eu desde k a tenho (a cerca d 5 meses) k tento mas ela n ker mesmo! :(

nem mesmo subornando-a kom os meus cereais! ehhehehe!

mas vou tentar na mesma da maneira k sugeriu! obrigada!

bejinhos
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

terça mar 08, 2005 9:44 pm

A minha também não gosta que eu lhe pegue :D fica quietinha se for por pouco tempo porque já sabe que quando lhe pego é só para a colocar noutro lado. Mas se eu ficar mais tempo com ela na mão, começa logo a querer sair :D

Mas de resto já sobe sozinha para cima de mim, sobe-me pela pernas, entra na roupa, anda por cima de mim, depois desce outra vez :p já está habituada. Também só ficou mesmo assim há pouco tempo e já a tenho há uns 8 meses. No princípio era muito arisca mesmo, mas com esse método habituou-se :D

beijinhos
Responder

Voltar para “Exóticos”