Duvidas sobre chinchilas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
sositania
Membro Júnior
Registado: terça jan 25, 2005 7:25 pm
Localização: 4 Mandarins, 1 Pardal de Java, 1 Periquito, 2 Chinchilas, 1 Conur e 2 Hamsters russos

segunda mar 14, 2005 12:47 pm

Eu comprei a minha primeira chinchila a 3 dias atras e tou a adorar:lol: mas tenho algumas duvidas k gostava k me ajudassem, a primeira é k tipo de presentes posso dar a minha chinchila e k quantidade eu sei mais ou menos o k dar mas em quantidade nao sei eu tenho lhe dado pequenas migalhas de pão 2ou 3, 3 sementes de milho e girassol e uma pequena fatia de maça acham que é muito :?: Queria saber se lhe podia dar cenoura e trevo mas em pequenas quantidades por exemplo um trevo ou uma pequena rodela de cenoura é que eu ja vi sites que dizem que não se poder dar cenoura e outros que sim :? A ultima pergunta é que mais ou menos quanto tempo depois de ter a chinchila posso começar a solta-la da gaiola é k deserto para a soltar mas tenho medo k seja cedo de mais :(
loca
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 12:00 pm

segunda mar 14, 2005 1:27 pm

Antes de mais parabéns pela aquisição ;)

Bem...sementes de milho e girassol...NUNCA...têm alto teor de gordura e a gordura é altamente prejudicial para as chinchilas.
Pão, trevos e afins...não creio que lhes faça bem :? o ideal para elas é dar-lhes só mesmo a ração delas e como recompensa(por exemplo quando a soltares) dás-lhe uma guloseima (sempre poucas quantidades).
Podes dar:
* 1/2 passas por dia (aqui tens que ir vendo a consistência das fezes...se estiverem moles não dês...se estiverem pequenas e duras podes dar 2)
* 1 fatiazinha pequena de maçã (um cubinho)
* E depois há muitas guloseimas á venda para elas em lojas de animais...mas por favor, não inventes! As chicnhilas têm o sistema digestivo muito muito frágil...qualquer desanranjo intestinal pode degenerar numa morte dolorosa.

Em relação a soltá-la...podes soltá-la quando quiseres...a unica coisa é que tens que estar mentalizado/a para passares umas horas atás dela para a apanhares. É que enquanto ela não estiver á vontade contigo, isso não será uma tarefa fácil. :p As pestinhas escondem-se em todos os buracos que apanham, roem tudo o que podem e fogem de ti como o "diabo da cruz" ;)

Mais alguma coisa é só perguntar ;)

Bjokas, Loca
DeniseAytekin
Membro Veterano
Registado: quinta fev 10, 2005 12:52 am

segunda mar 14, 2005 11:20 pm

Faço minhas as palavras da loca; nada de sementes de girassol e milho, NUNCA!!! Cenoura e trevo tbm ñ e pão engorda, podes é dar de vez em kd um pco de tosta integral.
Eu mandei-te msg privada, kd precisares de alguma coisa diz, ainda pra +, somos vizinhas, né?!
Loca; Já fui buscar a minha menina Bege hetrozigótico!!! Ela é LINDA, LINDA, LINDA!!! Mt fofinha e mt pekenina... E os meus outros meninos ñ a morderam, aceitaram-na mt bem e dão-lhe mts mimos... ;) :lol: ;)
Bjito
sositania
Membro Júnior
Registado: terça jan 25, 2005 7:25 pm
Localização: 4 Mandarins, 1 Pardal de Java, 1 Periquito, 2 Chinchilas, 1 Conur e 2 Hamsters russos

terça mar 15, 2005 12:02 pm

Muito obrigado pela ajuda, vou tentar ser cuidadoso quanto a alimentação. :D
Responder

Voltar para “Exóticos”