a poucos dias adquiri a minha primeira chinchila todavia 2 dias depois de a ter em casa reparei que ela tinha na basa da cauda e na barriga uma pequena zona sem pelo onde se via perfeitamente a pele, a pele apresentava um aspecto seco tipo casca. pesquisei na net e verifiquei que a minha chinchila estava com fungos, ja a estou a tratar coloquei "fungicida" na areia do banho e na zona afectada pelos fungos, penso que quando a trouxe para casa ja ela estava com fungos não me apercebi. alguem com mais experiencia pratica com chinchilas me pode dar mais alguma dica para poder tratar e evitar o aparecimento de fungos.
todo o conhecimento que tenho é das inumeras pesquisas feitas na net mas se alguém que tenha experiencia ou seja veterinario ou criador e puder ajudar agradecia imenso...
Chinchila com Fungos
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
- Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes
Fizeste o que devias, mas se o caso é grave deves consultar um veterinário de exóticos.
Se não encontrares facilmente na tua zona, o hospital da Faculdade de veterinária de Lisboa, tem consulta de exóticos à 2ª e 3ª, a partir das 9h ( já n m lembro bem ), e a consulta custa cerca de 16 euros, podes trazer logo os medicamentos, tens todos os meios de diagnóstico, impecável!
Se não encontrares facilmente na tua zona, o hospital da Faculdade de veterinária de Lisboa, tem consulta de exóticos à 2ª e 3ª, a partir das 9h ( já n m lembro bem ), e a consulta custa cerca de 16 euros, podes trazer logo os medicamentos, tens todos os meios de diagnóstico, impecável!
Já levei a Chinchila ao Vet. mas propriamente ao Hospital da Faculdade veterinaria de Lisboa (sahara - obrigado pela dica).
o diagnostico é até ao momento inconclusivo, foi retirado amostras do pelo e foi feita uma raspagem há zona afectada visto que há suspeita de ser ácaros, ainda aguardo os resultados dos exames.
entretanto aplicarão uma vacina antidesparasitante, a doutora informou que as chinchilas também podem apanhar lombrigas e como sabem, pode ser fatal.
o antidesparasitante para mim foi novidade visto que em todos os sites que consultei não o mencionavão, o meu conselho é que todos os que tenham chins as levem ao veterinario para o fazerem, isto é se já não o fizeram.
o diagnostico é até ao momento inconclusivo, foi retirado amostras do pelo e foi feita uma raspagem há zona afectada visto que há suspeita de ser ácaros, ainda aguardo os resultados dos exames.
entretanto aplicarão uma vacina antidesparasitante, a doutora informou que as chinchilas também podem apanhar lombrigas e como sabem, pode ser fatal.
o antidesparasitante para mim foi novidade visto que em todos os sites que consultei não o mencionavão, o meu conselho é que todos os que tenham chins as levem ao veterinario para o fazerem, isto é se já não o fizeram.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
- Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes
Por acaso apenas uma das minhas chinchilas fez o desparasitante, o Ivomec.
Mas provavelmente, será aconselhável.
Só me pergunto, dada a sensibilidade do intestino da chinchila, se será completamente seguro.
Mas provavelmente, será aconselhável.
Só me pergunto, dada a sensibilidade do intestino da chinchila, se será completamente seguro.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
- Contacto:
Parece a tal história.... "morrer" da cura ou do remédio. Queria só contribuir dizendo que em Inglaterra têm por política desparasitar trimestralmente os pequenos mamíferos como chinchilas, porquinhos, coelhos, etc:
http://www.rodentology.org.uk/
Jinhos
http://www.rodentology.org.uk/
Jinhos