Tenho reparado que, de quando em vez, se tenta passar aqui que um coelho é um animal de estimação em tudo identico por exemplo a um gato, o que leva muitas vezes, a que quem lê e nunca teve coelhos, acredite e sofra uma desilusão, desilução essa que só trás problemas para o animal. Quero no entanto crer que quem diz que um coelho é como um gato, não o faz com má intençaõ, antes pelo contrário, fá-lo por gostar muito do seu pet, esquecendo-se de informar do restante.
Há que relembrar que, os coelhos são roedores, logo: roem. Roem fios, móveis, roupa, etc.. Não são fáceis de ensinar a ir ao caixote e não têm problema nenhum em fazer em cima do dono ou em cima do sofá, havendo inclusivamente aqueles que nunca se habituam. Há também aqueles que, por muito dóceis que sejam não gostam de andar ao colo e que manisfestam o seu desagrado arranhando o dono e fazendo-lhe xi-xi para cima.
Há que relembrar que, por norma, coelhos e cães ou gatos são incompativeis e que quando se juntam podem dar muito maus resultados para os coelhos.
Passar a mensagem contraria a esta dá como resultado: coelhos para adopção, que, infelizmente, cada vez se veêm mais, ou o coelho confinado a uma gaiola, grande parte das vezes muito mais pequena do que deveria, donde só sai para fazer a limpeza.
Devo no entanto dizer que, gosto muito dos meus coelhitos, os meus só fazem numa parte da gaiola, são dóceis e não arranham nem mordem, são soltos todos os dias, não por muito tempo, e em sitio onde nada têm para roer e se fizerem um xi-xi facilmente se limpa.
Ah! e mais importante ainda, estão fisicamente separados das cadelas.
coelhos
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
É verdade,
Nos coelhos há que ter muita atenção aos cabos, uma vez descuidei-me e tinha deixado o carregador de telemovel numa cadeira e o meu coelho roeu o cabo, o que vale é que não o tinha ligado à tomada. No entanto ele anda solto pela cozinha e não há problema porque não há nada para roer por lá e só fica trancado na gaiola há noite. De resto é um animal muito asseado e só faz na caixinha, ao contrário do meu gato que por vezes lá se descuida na carpete da sala. Outra vantagem em relação ao gato é que é mudo e não sobe acima das escadas para fazer um miau-discurso quando as pessoas estão a ver televisão.
De resto é um pouco tímido e não procura colo, ao contrário dos gatos. Ele dá-se super-bem aqui com os gatos e anda sempre atrás deles, por vezes estes é que fogem dele pois ele gosta de "chateá-los".
Rui
Nos coelhos há que ter muita atenção aos cabos, uma vez descuidei-me e tinha deixado o carregador de telemovel numa cadeira e o meu coelho roeu o cabo, o que vale é que não o tinha ligado à tomada. No entanto ele anda solto pela cozinha e não há problema porque não há nada para roer por lá e só fica trancado na gaiola há noite. De resto é um animal muito asseado e só faz na caixinha, ao contrário do meu gato que por vezes lá se descuida na carpete da sala. Outra vantagem em relação ao gato é que é mudo e não sobe acima das escadas para fazer um miau-discurso quando as pessoas estão a ver televisão.
De resto é um pouco tímido e não procura colo, ao contrário dos gatos. Ele dá-se super-bem aqui com os gatos e anda sempre atrás deles, por vezes estes é que fogem dele pois ele gosta de "chateá-los".
Rui
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro
- Registado: terça jan 18, 2005 1:53 pm
- Localização: 3 caes (1dogue, 1 tipo caniche, 1 yorkshire), 1 cagado, 2 chinchilas 2 peixes, 1a coelha
O coelho foi um animal q me surpreendeu pela positiva bem como as chins pela capacidade de aprendizagem e interaçao c o dono, dai eu tb axar q e um animal «semelhante ao cao» na relaçao c o dono. A minha mae ficou espantada qdo viu a minha coelha a responder pelo nome. Sai da gaiola enqt arranjo as gaiola todas as noites, da uma voltinha e volta sozimnha e eu ao fim vou la fexar-lhe a portinha. (coisa q nao consigo c as chins). Qdo tenho tempo solto-a mais x, por exemplo qdo soltos as chinchilas no outro compartoimento claro.Tem mau feitio qdo ta c o cio

A relaçao c o cao foi um problema q sinseramente nao estava a espera, do q me diziam davam-se bem , e foi um cabo dos trabalhos. Foi nao, é( convivem há 1 ano), ela continuua a detestar os caes, tenta morde-los, enfim, para sair a coelha tem q se prender o cao. Por falta de conhecimento meu, e por acreditrar q se podiam dar bem a coelha nao esta mais tempo solta, mas ja q a comprei agora so me resta tentar fazer o melhor por ela dentro das possibilidades.

A relaçao c o cao foi um problema q sinseramente nao estava a espera, do q me diziam davam-se bem , e foi um cabo dos trabalhos. Foi nao, é( convivem há 1 ano), ela continuua a detestar os caes, tenta morde-los, enfim, para sair a coelha tem q se prender o cao. Por falta de conhecimento meu, e por acreditrar q se podiam dar bem a coelha nao esta mais tempo solta, mas ja q a comprei agora so me resta tentar fazer o melhor por ela dentro das possibilidades.
Boa Noite
Pela minha parte já aqui tentei dar uma ajuda a quem tem coelhos.
Já tenho coelhos há 7 anos e mesmo assim todos os dias aprendo algo.
Quanto à questão de roerem já aqui avisei que o melhor é isolar todos os cabos, ter "baby-safe" nas tomadas electricas e supervisão continua durante os passeios.
Obviamente que um coelho está muito longe de ser um gato. Para começar e mais importante que tudo, fazendo toda a diferença: o gato é um predador e o coelho é normalmente uma "presa".
Semelhanças entre coelhose gatos existem algumas: extremo asseio, audição apurada e alguma independência, Mas talvez se fiquem por aqui as semelhanças.
Quanto à forma de ser dos coelhos, cada caso é um caso, mas para isso existem sites na net onde quem quiser pode ficar a saber tudo sobre coelhos.
Também há (que eu conheça) um livro em português sobre coelhos e que até está bastante bom.
Tenho 3 coelhos, um com 6 anos, outro com 5 anos e um com 4 meses.
Infelizmente o meu coelhinho mais velho (com 7 anos) já partiu.
Aprendi muito com eles, especialmente com o meu menino mais velho.
Curiosamente todos aprenderam a ir ao caixote quando estão soltos.
Xixis em cima de mim aconteciam quando os machos ainda não estavam castrados ou então agora com o mais pequenino (mas ja esta a perder esse hábito).
Tenho uma cadela srd, grande com 30kgs. Talvez por ela ter vindo para cá depois dos 3 coelhos mais velhos, consegui ensinar-lhe a não aborrecer os meus coelhos.
Para isso muito me ajudou o meu menino mais velho que, como dono da casa que sempre foi, defendia o seu territorio com unhas, dentadas e rosnadelas.
Obviamente que não poderia ter os coelhos à solta se tivesse um cão com um forte instinto de caça (imaginem um podengo em casa com 3 coelhos à solta!!).
Gatos com coelhos também não é grande ideia.
Mas é como em tudo, se queremos ter um coelho como animal de estimação devemos informar-nos do básico antes de o adquirirmos.
Devemos também ter a casa preparada para as necessidades do animal e ler ao máximo tudo sobre o animal.
Quanto ao comportamento de coelhos muito se poderia dizer, mas existem tantos sites com tantas histórias veridicas que não creio ser necessario estar a atafulhar a Arca.
Cumprimentos
Suri
Pela minha parte já aqui tentei dar uma ajuda a quem tem coelhos.
Já tenho coelhos há 7 anos e mesmo assim todos os dias aprendo algo.
Quanto à questão de roerem já aqui avisei que o melhor é isolar todos os cabos, ter "baby-safe" nas tomadas electricas e supervisão continua durante os passeios.
Obviamente que um coelho está muito longe de ser um gato. Para começar e mais importante que tudo, fazendo toda a diferença: o gato é um predador e o coelho é normalmente uma "presa".
Semelhanças entre coelhose gatos existem algumas: extremo asseio, audição apurada e alguma independência, Mas talvez se fiquem por aqui as semelhanças.
Quanto à forma de ser dos coelhos, cada caso é um caso, mas para isso existem sites na net onde quem quiser pode ficar a saber tudo sobre coelhos.
Também há (que eu conheça) um livro em português sobre coelhos e que até está bastante bom.
Tenho 3 coelhos, um com 6 anos, outro com 5 anos e um com 4 meses.
Infelizmente o meu coelhinho mais velho (com 7 anos) já partiu.
Aprendi muito com eles, especialmente com o meu menino mais velho.
Curiosamente todos aprenderam a ir ao caixote quando estão soltos.
Xixis em cima de mim aconteciam quando os machos ainda não estavam castrados ou então agora com o mais pequenino (mas ja esta a perder esse hábito).
Tenho uma cadela srd, grande com 30kgs. Talvez por ela ter vindo para cá depois dos 3 coelhos mais velhos, consegui ensinar-lhe a não aborrecer os meus coelhos.
Para isso muito me ajudou o meu menino mais velho que, como dono da casa que sempre foi, defendia o seu territorio com unhas, dentadas e rosnadelas.
Obviamente que não poderia ter os coelhos à solta se tivesse um cão com um forte instinto de caça (imaginem um podengo em casa com 3 coelhos à solta!!).
Gatos com coelhos também não é grande ideia.
Mas é como em tudo, se queremos ter um coelho como animal de estimação devemos informar-nos do básico antes de o adquirirmos.
Devemos também ter a casa preparada para as necessidades do animal e ler ao máximo tudo sobre o animal.
Quanto ao comportamento de coelhos muito se poderia dizer, mas existem tantos sites com tantas histórias veridicas que não creio ser necessario estar a atafulhar a Arca.
Cumprimentos
Suri
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
- Contacto:
Olá!
Suri, nesta sexta feira que passou um senhor contou-me que tem um coelho anao com 12 anos e anda juntamente com os gatos lá de casa, os gatos costumam fujir dele. Claro há casos e casos, mas realmente este espantou-me, 1º o coelho ter 12 anos, 2º andar junto dos gatos!!
bjs
Suri, nesta sexta feira que passou um senhor contou-me que tem um coelho anao com 12 anos e anda juntamente com os gatos lá de casa, os gatos costumam fujir dele. Claro há casos e casos, mas realmente este espantou-me, 1º o coelho ter 12 anos, 2º andar junto dos gatos!!
bjs
Catarina Duarte
Bianca - 23/01/1993 ~ 05/10/2009
Bianca - 23/01/1993 ~ 05/10/2009