Bom dia Anadi!
Parabéns pelos coelhitos! São lindos de morrer!!!
As únicas coisas que posso partilhar contigo e que tu provalvelmente também já sabes (espero que sim

) são os cuidados básicos sobre alimentação, saúde e bem-estar.
Assim, e quanto à alimentação, devem ter sempre feno de boa qualidade (verdinho, cheiroso e sem pó) à disposição, ração de boa qualidade e específica para coelhos anões (à minha, dou-lhe 1 colher de sopa pela manhã), cenoura, couve portuguesa (cuidado com os talos porque são fibrosos e podem prejudicar o trânsito intestinal e provocar cólicas

), folhas de couve-flôr, salsa (a minha adora), milho (partido ou inteiro), flocos de aveia, alfafa, frutas como maçã, pêra, uva, meloa, banana e muito esporádicamente um morango.
Todos os legumes e frutas devem ser dados com muita moderação, sempre muito bem lavados e secos e à temperatura ambiente. Eu preparo os legumes e frutas (com excepção da banana) que vou dar ao final da tarde, logo de manhã. Tira sempre os caroços e graínhas das frutas, muitos deles são tóxicos para os coelhos. Eu não dou alface, tem um valor nutritivo muito baixo e pode provocar diarreias.
A quantidade, variedade e frequência de alimentos a fornecer devem ser calculados com base no estado de saúde e actividade física que o coelho tem. Deves pedir ajuda ao teu veterinário para elaborares um bom plano de alimentação para os teus animais.
Atenção à higiene das gaiolas e de todos os equipamentos. Gaiolas limpas e desinfectadas com frequência são meio caminho andado para não teres problemas com fungos, bactérias e ácaros, tão prejudiciais para a saúde dos nossos coelhos e também para a nossa.
No meu caso, limpo a gaiola e troco todo o material do fundo e do w.c. a cada 2 dias. Semanalmente desinfecto a gaiola e todos os equipamentos com uma mistura em partes iguais de água e vinagre. Bebedouro é lavado todos os dias e os comedouros a cada refeição (duas vezes por dia). Eu tb não gosto de comer em louça suja!
Os coelhos devem ser soltos todos os dias, pelo máximo de tempo que for possível, num espaço seguro para eles, para se poderem exercitar e manter a boa forma física.
Visitas regulares ao veterinário para vacinação, desparasitação e avaliação do estado de saúde e de desenvolvimento em geral, são um bom princícpio
Penso que isto é o básico.
Se escrevi algum disparate, por favor corrijam-me!
Beijinhos,
Carla