Apreensões de exóticos
-
- Membro
- Registado: segunda dez 20, 2004 11:34 pm
Saiu hoje no jornal "metro" logo na página 2 que andam a apreender animais exóticos em Portugal.
Pelo que li a posse de alguns animais é ilegal segundo a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécie da Fauna e Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção.
Ora.. falam no jornal de terem sido apreendidos cães da pradaria (um exemplo) e pelo que vi no site desta organização ( http://www.cites.org ) não fala lá em lei nenhum deste animal.
E quem diz este diz outros tantos.
Pelo que o jornal diz houve apreensões dos seguintes animais este sábado:
. duas serpentes pítons
. uma serpente florida dourada
. uma centopeia
. uma iguana verde
. uma serpente falsa coral
. duas serpentes rei (albinas)
. duas cobras do milho (albinas)
. uma cobra rateira
. cinco escorpiões dourados
. dez caracóis gigantes de São Tomé
. uma tarântula joelhos laranja do México
. 20 tartarugas de várias espécies
. um nandu (da família da avestruz)
. um saca-rabos
. dois cães da pradaria (americanos)
. sete porcos-da-índia
. um porco do Vietnam.
Parece-me a mim que há aqui animais que já a vi à venda com alguma frequência em lojas de animais..
há aqui animais então que nem percebo porque são ilegais.. porquinhos da india?? oO
e os cães da pradaria (que é o assunto que conheço melhor) pelo que sei é só proibida a sua importação e exportação e não a sua posse.. mudaram a lei?
e furões? furões por acaso pensei que fossem ilegais. Parece-me que os donos de furões podem respirar de alívio =P
Se alguém souber de algo mais sobre esta notícia (não a encontrei em mais jornal nenum online) por favor diga algo.
Pelo que li a posse de alguns animais é ilegal segundo a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécie da Fauna e Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção.
Ora.. falam no jornal de terem sido apreendidos cães da pradaria (um exemplo) e pelo que vi no site desta organização ( http://www.cites.org ) não fala lá em lei nenhum deste animal.
E quem diz este diz outros tantos.
Pelo que o jornal diz houve apreensões dos seguintes animais este sábado:
. duas serpentes pítons
. uma centopeia
. uma iguana verde
. uma cobra rateira
. cinco escorpiões dourados
. dez caracóis gigantes de São Tomé
. uma tarântula joelhos laranja do México
. 20 tartarugas de várias espécies
. um nandu (da família da avestruz)
. um saca-rabos
. dois cães da pradaria (americanos)
. sete porcos-da-índia
. um porco do Vietnam.
Parece-me a mim que há aqui animais que já a vi à venda com alguma frequência em lojas de animais..
há aqui animais então que nem percebo porque são ilegais.. porquinhos da india?? oO
e os cães da pradaria (que é o assunto que conheço melhor) pelo que sei é só proibida a sua importação e exportação e não a sua posse.. mudaram a lei?
e furões? furões por acaso pensei que fossem ilegais. Parece-me que os donos de furões podem respirar de alívio =P
Se alguém souber de algo mais sobre esta notícia (não a encontrei em mais jornal nenum online) por favor diga algo.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Posso perguntarbuma coisa? Todos estes animais foram apreendidos em Portugal Continental? Ou será que foram apreendidos na "Republica (In)dependentende da Madeira? (vulgo Reino do Alberto João)
Antes de colocar estas noticias sensacionalistas será iomportante confirmar a sua origem!!!!!!!!!!!!
Antes de colocar estas noticias sensacionalistas será iomportante confirmar a sua origem!!!!!!!!!!!!
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
- Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes
Foi em Portugal continental, mais precisamente no Montijo.
[url]http://www.publico.clix.pt/shownews.asp ... idCanal=59[/url]
Eu acho que esta história está um pouco mal contada.
Primeiro, porquinhos da india, tartarugas e várias cobras adquiridas não são proibidas na nossa legislação.
Deve a ver alguma coisa por detrás.
Mais uma vez só foram apreendidas através de denúncia, só pode.
Há quem conheça o dono destes animais e diga que estavam muito bem tratados, o senhor tem conhecimentos para tratar destes animais, as condições também eram excelentes e alguns dos animais foram-lhe entregues por guardas florestais, como o caso de um flamingo que foi atingindo por uma bala, na asa, que acabou por perder.
[url]http://www.publico.clix.pt/shownews.asp ... idCanal=59[/url]
Eu acho que esta história está um pouco mal contada.
Primeiro, porquinhos da india, tartarugas e várias cobras adquiridas não são proibidas na nossa legislação.
Deve a ver alguma coisa por detrás.
Mais uma vez só foram apreendidas através de denúncia, só pode.
Há quem conheça o dono destes animais e diga que estavam muito bem tratados, o senhor tem conhecimentos para tratar destes animais, as condições também eram excelentes e alguns dos animais foram-lhe entregues por guardas florestais, como o caso de um flamingo que foi atingindo por uma bala, na asa, que acabou por perder.

-
- Membro
o que me "assusta" aqui é mesmo o facto de ter sido uma denuncia.
há animais da lista que pensei que fossem completamente legais e assim do nada são retirados aos donos e estes obrigados a pagar coimas bem altas (que ainda é o menos).
penso eu que não há problema nenhum com os meus animais e de repente tenho a policia a bater à porta para mos levar..
eu sei que provavelmente estou a dramatizar mas vi um dos meus animais na lista de apreendidos e as coisas com essa espécie em Portugal estão um bocado incerta e acabo por ficar com medo de a perder que já se tornou parte da família..
espero que realmente haja algo "mal contado" e que omitiram na notícia para poder ficar mais descansada.
infelizmente não fui a tempo de ver o noticiário à hora de almoço. espero apanhar ou na sic noticias ou o jornal da noite para ver se dão mais informações.
há animais da lista que pensei que fossem completamente legais e assim do nada são retirados aos donos e estes obrigados a pagar coimas bem altas (que ainda é o menos).
penso eu que não há problema nenhum com os meus animais e de repente tenho a policia a bater à porta para mos levar..
eu sei que provavelmente estou a dramatizar mas vi um dos meus animais na lista de apreendidos e as coisas com essa espécie em Portugal estão um bocado incerta e acabo por ficar com medo de a perder que já se tornou parte da família..
espero que realmente haja algo "mal contado" e que omitiram na notícia para poder ficar mais descansada.
infelizmente não fui a tempo de ver o noticiário à hora de almoço. espero apanhar ou na sic noticias ou o jornal da noite para ver se dão mais informações.
-
- Membro Veterano
Bem, vamos ver,
uma iguana verde
. uma cobra rateira
-sete porcos-da-índia
. um porco do Vietnam.
Qualquer um destes animais não me consta que seja proibida a sua detenção, o unico motivo para a sua apreensão será a falta de condições por parte dos donos
duas serpentes pítons
Estas são proibidissimas, será que não foi por estas que os aoutros foram apreendidos?
Quanto aos restantes não me pronuncio porque não sei, mas há-de haver aqui qualquer história muito mal contada
uma iguana verde
. uma cobra rateira
-sete porcos-da-índia
. um porco do Vietnam.
Qualquer um destes animais não me consta que seja proibida a sua detenção, o unico motivo para a sua apreensão será a falta de condições por parte dos donos
duas serpentes pítons
Estas são proibidissimas, será que não foi por estas que os aoutros foram apreendidos?
Quanto aos restantes não me pronuncio porque não sei, mas há-de haver aqui qualquer história muito mal contada
Madalena Marques
Madalena Marques
-
- Membro
- Registado: sábado jun 18, 2005 10:44 pm
Só vejo 1 motivo.
Os donos não terem factura de compra.
Os donos não terem factura de compra.
É mais que obvio que há aqui factos que desconhecemos
A mim preocupa-me, onde e em que estado estão estes animais no momento, quando zoos, parques e centros de recuperação do nosso país estão a abarrotar. Será que estão melhor doque estavam?!?!?

A mim preocupa-me, onde e em que estado estão estes animais no momento, quando zoos, parques e centros de recuperação do nosso país estão a abarrotar. Será que estão melhor doque estavam?!?!?
Boas !!!
Não sei mas a mim e a minha opinião estes animais em vez de serem criados e terem origem em cativeiro podem ser animais retirados dos seus ambientes naturais nem todos mas como se sabe paga o justo pelo pecador sempre foi assim e hade ser.
jorge lima
Não sei mas a mim e a minha opinião estes animais em vez de serem criados e terem origem em cativeiro podem ser animais retirados dos seus ambientes naturais nem todos mas como se sabe paga o justo pelo pecador sempre foi assim e hade ser.
jorge lima
No Público está escrito:
"Uma fonte do Comando Geral da GNR adiantou à Lusa que o proprietário foi nomeado fiel depositário dos animais até o Instituto da Conservação da Natureza decidir o seu destino"

"Uma fonte do Comando Geral da GNR adiantou à Lusa que o proprietário foi nomeado fiel depositário dos animais até o Instituto da Conservação da Natureza decidir o seu destino"

-
- Membro Veterano
Ainda bem, pelo menos se o motivo da apreensão não foram maus tratos. Isto quer dizer que pelo menos os animais não são retirados do ambiente em que vivem, por agora claro.
Estive a ler a noticia e afinal o cavalheiro era funcionário do Zoo de Lisboa e tinha muitos animais de espécies protegidas, provavelmente a apreensão na totalidade, mesmo dos que não são proibidos, deve-se a isso mesmo.
Estive a ler a noticia e afinal o cavalheiro era funcionário do Zoo de Lisboa e tinha muitos animais de espécies protegidas, provavelmente a apreensão na totalidade, mesmo dos que não são proibidos, deve-se a isso mesmo.
Madalena Marques
Madalena Marques
-
- Membro
sim só que de todos os que apreenderam só alguns é que são ilegais em Portugal e pelo que percebi foram todos apreendidos.
hoje também me disseram que tinham visto a noticia no jornal e o animais estavam em péssimas condições em termos de espaço e qualidade de vida. provavelmente foi por isso que os apreenderam a todos e não só os ilegais.
fiquei foi sem perceber como é que o homem os tinha arranjado. disseram-me que o zoo não deu por falta de animais nenhuns por isso devia andar a arranja-los noutro lado qualquer.
hoje também me disseram que tinham visto a noticia no jornal e o animais estavam em péssimas condições em termos de espaço e qualidade de vida. provavelmente foi por isso que os apreenderam a todos e não só os ilegais.
fiquei foi sem perceber como é que o homem os tinha arranjado. disseram-me que o zoo não deu por falta de animais nenhuns por isso devia andar a arranja-los noutro lado qualquer.
-
- Membro Veterano
Pois apesar de ser proibida a detenção de determinados animais em Portugal, esses mesmos animais por exemplo em Espanha não são proibidos, logo basta comprar pela net e já está. Pagam-se os portes e cá está o bichinho proibidissimo.
A coruja das torres por exemplo é animal que faz parte da nossa fauna, assim como o flamingo, logo deve ter sido apanhado.
A coruja das torres por exemplo é animal que faz parte da nossa fauna, assim como o flamingo, logo deve ter sido apanhado.
Madalena Marques
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 22, 2003 3:37 pm
- Localização: 2 Furões (Minki e Pompom) e 1 cão maluco chamado Blue :)
- Contacto:
O que acho é que as noticias são "mandadas" para o público sem haver investigação por parte dos jornalista e apenas baseadas no "diz que não diz". Depois lemos estas noticias que, quanto a mim me deixam baralhado, porque tem verdades e mentiras. Alíás, penso que toda a gente que leu esta noticia e que está minimamente dentro do assunto, ficou baralhado.
Enfim .... Portugal no seu melhor.
Ah... não se esqueçam que esta é a época do ano em que a GNR faz as apreensões. Depois de apresentarem trabalho, esquecem-se e para o ano, por esta altura, há mais ...
Cumprimentos,
Luis V.
Enfim .... Portugal no seu melhor.
Ah... não se esqueçam que esta é a época do ano em que a GNR faz as apreensões. Depois de apresentarem trabalho, esquecem-se e para o ano, por esta altura, há mais ...
Cumprimentos,
Luis V.
<p>Webcam Online - <a href="http://homepage.oniduo.pt/reinodosfuroe ... lternativo - <a href="http://reinodosfuroes.no.sapo.pt">http://reinodosfuroes.no.sapo.pt</a></p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 31, 2003 9:26 am
- Localização: Chinchilas, hamsters sírios, campbells e winter-white
Não ter factura de compra n é dslcp. Eu posso dar o k kiser, dentro desses animais, a kem kiser e bem m aptecer.
Mas passa-s algo, pk à excpção da iguana verde, k tem k ter certificado d cites, o resto n há problema.
Se calhar o gajo n tinha condições, mas aí axo injusto, pk n é o único.
Mas passa-s algo, pk à excpção da iguana verde, k tem k ter certificado d cites, o resto n há problema.
Se calhar o gajo n tinha condições, mas aí axo injusto, pk n é o único.
<p>Thor's Hams</p>