Uma Dúvida sobre chinchilas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

terça abr 18, 2006 11:26 pm

Estava eu aqui observando as minhas chinchilas e lembrei-me de vos perguntar uma coisa. Numa gaiola tenho 3 chinchilas beje ( mãe e filhotes ). Os filhotes nasceram em Janeiro e não sei se é muito normal mas ainda mamam. Por vezes estão quase de barriga para o ar a mamar. Vejo-as a ficar grandinhas e surgiu-me uma dúvida. Elas são muito identicas á mãe como é que as vou conseguir distinguir em adultas é que estão quase iguais. Conseguem distinguir bem as vossas ou á algo para as distinguir? Por enquanto consigo porque uma é reguila e a outra super calminha. Mais tarde sei que vou ter esse problema com a cinzenta. Na outra casota está o casal e o filhote que me parece uma. A fémea sei que é de um cinzento mais claro que o macho mas o pequenote deve ser dificil.
Tenho as gaiolas ao lado uma da outra e costumam separar as vossas??? Eu fico com pena de as separar mas também tenho um bocado receio de as manter juntas. Eheheh neste momento tenho a cinzenta a ver televisão. Nem imaginam a festa que fazem todas as noites desde que mudei de casa. Parece o paraíso para elas.
Engraçado embora na altura me tenha assustado com o que poderia acontecer, foi que uma noite, por pouco só acordava depois de sentir um rabo de chinchila a passar pelo nariz. Imaginem a cena, tinha um filhote beje aos pulinhos debaixo da cama, o mais calminho junto á gaiola a tentar perceber como tinha saído e a mãe junto á janela mas como pulou em cima de um saco, acordei e qual não foi o meu espanto quando vi aquela festa toda e a minha gata sentada a observar muito admirada. Pois as marotas conseguiram abrir a gaiola e sair. Também apartir desse dia as molas da gaiola ficam sempre bem fechadas. Podem puxar que não abre. Se tiverem alguma ideia de como as distinguir digam que estou a prever algo dificil. ;)
anibalf
Registado: sexta fev 24, 2006 5:32 pm

quarta abr 19, 2006 9:12 am

nao deves ter as crias junto da mae depois dos dois meses de idade, piis elas vao continuar a mamar o que vai debilitar muito a femea.
no livro do animalfa explica bem isso e outras coisas
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta abr 19, 2006 1:48 pm

nao deves ter as crias junto da mae depois dos dois meses de idade, piis elas vao continuar a mamar o que vai debilitar muito a femea.
no livro do animalfa explica bem isso e outras coisas
Há uma coisa que eu não entendo, vc tem percentagem na venda do livro?

Os mamíferos sejam eles chins ou outros, mamam se se mantiverem junto da progenitora enquanto ela tiver leite. Se a mãe achar que não deve dar mais de mamar garanto-lhe que não dá. Isso acontece com as cadelas, as murganhas, as porquinhas, etc. Agora pergunto eu, os bébés são para ficar consigo? è que se são em breve (isto se lá tiver um ou mais machos) vão cruzar a mãe e na eventualidade de serem 2 machos vão brigar por esse facto.

Tem aqui um excelente site sobre chins, e de borla http://www.chinchilandia.com/reproducao.html
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

quarta abr 19, 2006 7:37 pm

Olá.
Sim os filhotes são para ficar comigo, já me pediram que os vendesse mas não me consigo separar deles. Parece-me serem machos mas ás vezes deixam dúvidas pois um adora andar em cima do outro mas, por vezes tenho que ralhar com eles pois brigam um pouco. O mais calminho anda com uma patinha no ar e parece abanar um pouco, acho que se magoou a sério. Estou a ver que ainda o tenho que levar ao vet se é que eles cá percebem algo de chinchilas.
anibalf
Registado: sexta fev 24, 2006 5:32 pm

quinta abr 20, 2006 5:07 pm

nao tenho percentagem nenhuma, nem sequer conheço o animalfa, mas acho que o livro é uito bom e que vale a pena para quem quiser saber mais e tirar as sus duvidas.
victorrr
Membro Veterano
Registado: terça mar 08, 2005 6:24 pm
Localização: 3 coelhos: HERMELIN LOP, LIONHEAD, AMERICAN FUZZY LOP

quinta abr 20, 2006 5:15 pm

dea chinchila cria um laço forte com o seu dono, como os coelhos e porquinhos????? :o
animalworld
Membro
Registado: segunda jun 28, 2004 5:34 pm
Contacto:

terça abr 25, 2006 10:49 pm

sim, para mim ainda se pegam mais ao dono que os proprios coelhos.....

kitten esses site é muito bom eu aconselho.
animalworld
Membro
Registado: segunda jun 28, 2004 5:34 pm
Contacto:

terça abr 25, 2006 10:50 pm

sim, para mim ainda se pegam mais ao dono que os proprios coelhos.....

kitten esses site é muito bom eu aconselho.
Responder

Voltar para “Exóticos”