Nem todos os tipos de hamsters são solitários..

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
CoolMaster
Membro
Registado: sábado mai 06, 2006 2:12 pm

sábado mai 06, 2006 2:54 pm

Estou farto de ler aqui a dizerem que os hamsters são animais solitarios e isso não é inteiramente verdade. Os hamsters sirios sim, são solitários e precisam de ter uma gaiola para cada um a partir das 8-10 semanas. Nem femeas nem machos e mesmo que sejam irmãos é esquecer que o mais provavel é que mais tarde ou mais cedo se matarem.

Agora a questão é, os hamsters sirios são os unicos hamsters usados como animal domestico? A resposta é não! É sabido que os hamsters anões são sociais, isto é discutivel mas ha provas em que isso acontece.

Entre os anões os chineses são os unicos em que é mais arriscado manter em conjunto porque depende da personalidade de cada um. Quanto aos outros (russian campbell, winter white e roborovoski) se as coisas forem feitas decentemente é possivel que eles vivam juntos e que apreciam a companhia um do outro, ao ponto de que quando um falece, o outro anda desesperado a procura dele pela gaiola, em muitos casos ficam mais letárgicos, comem menos, dormem mais e a interacção com os humanos piora.
Claro que nem todos os hamsters anões se vão tolerar, é a mesma coisa que os humanos, não nos damos com algumas pessoas mas gostamos de conviver com outras, isto acontece tambem com eles.

O que é necessário para que vivam bem em pares ou colonias?
O melhor é mesmo serem parentes ou viverem com os pais, as hipoteses de rejeição são muito menores. No entanto é possivel juntar dois hamsters desconhecidos, e é aqui que vejo que muita gente desconhece como faze-lo. Poucos são os casos em que juntar um com outro sem mais nem menos vai surtir efeito.

Como fazer para que desconhecidos se aceitem e gostem um do outro?
O melhor é arranjar uma gaiola grande (bacias rectangulares são a melhor solução porque são grandes e baratas), fazer uma divisoria de rede e deixar que eles se cheirem e se consigam ver e vivam assim durante uns dias. Após uns 5-7 dias, começar a troca-los de posiçao de 12 em 12h ou de 24 em 24h, de forma a eles habitarem em locais estranhos com marca do outro. Desta forma eles habituam-se a que o cheiro do outro fique marcado onde vivem e vão dormir ao mesmo local tambem. Após mais uns 5-7 dias nesta situação de troca, já se pode deixa-los ter contacto fisico. O ideal é num local neutro, e deixar que eles interajam entre eles. Fazer isto mais 2 ou 3 vezes, se no final destas pequenas convivencias não existirem sinais de agressividade (e não confundir com luta de dominancia que vai ocorrer mais tarde) então esta na hora de fazer uma grande limpeza a gaiola e deixa-los por alguns periodos de tempo conviverem na gaiola, e quando o dono não puder ver, meter a divisoria. Se durante mais uns dias tudo correr bem então é arriscar e deixa-los sempre em contacto.

De notar que é necessario ficar atento, a regra é separar só se aparecer sangue. Isto porque muitas das lutas iniciais são apenas para discutir dominancia e não são lutas agressivas, o dominante fica com as patas em cima do outro enquanto o submisso fica de patas pro ar parado. Estas lutas acontecerão muitas vezes durante uns dias, até que se estabeleça o dominante. Se não ficou mais agressivo que isto então eles estao bem e prontos para viverem em conjunto.

Claro que como disse isto não é regra para todos os hamsters anões já que todos têm personalidade diferente, mas em principio tudo correrá bem. De notar tambem que as vezes apresentar dois adolescentes ou adolescentes-adultos pode levar a problemas, sendo bom apresentar dois ainda jovens ou então um jovem com um adulto.

Outra coisa importante é existir uma gaiola grande, embora muitos hamsters gostem uns dos outros as vezes necessitam de estar sozinhos por alguns periodos de tempo, é preciso existirem esconderijos.

Manter femeas com machos pode sempre levar a desentendimentos, a femea pode não querer acasalar e começa a bater no hamster, ou mesmo quando ta gravida vai expulsa-lo do ninho e ai as coisas podem ficar agressivas. Dai o melhor é manter dois sexos iguais.
É sabido que russian campbells e roborovskis podem viver relativamente bem em pequenas colonias mas em relação aos winter white o melhor é manter no maximo de 2.

No entanto num dia para o outro pode acontecer eles se zangarem, a regra é a tal de a bocado, se houver sangue é separa-los para sempre. O segredo tambem é a cada mudança de gaiola manter alguma parte do bedding e do ninho para eles continuarem a sentir um cheiro familiar.
___

Sirios: seres solitários
Anões (campbells, winter white e roborovski): seres sociais! Preferem e devem ser mantidos em pares.

Espero com isto retirar o estigma que por aqui anda que os hamsters são todos solitários, provavelmente quem diz isto so conhece os sirios ou então não soube fazer as coisas como devem de ser entre os anões.
Danieluz
Membro
Registado: terça abr 18, 2006 6:45 pm

sábado mai 06, 2006 2:59 pm

Muito bem dito! Eu também tenho reparado muito nesse estigma por parte de muitas pessoas por aqui. Já era tempo de alguém esclarecer isto de uma vez por todas. Fantástico primeiro post neste forum. Bem vindo ;)
scorpinha
Membro Veterano
Registado: terça mar 14, 2006 11:41 am

sábado mai 06, 2006 3:17 pm

É só para dizer que os meus hamsters anões vivem juntos e sem dramas fica a foto
Imagem

São muito amigos um do outro
CoolMaster
Membro

sábado mai 06, 2006 3:28 pm

Aiai... roborovskis huskies? Estou com ninhada de roborovskis entre mãos, têm 6 dias e gostava que saisse um husky embora saiba que isso não vai acontecer porque os pais não têm esse gene e milagres não acontecem:P. São muito bonitos, gostava de um dia ter um robo husky tambem :)
scorpinha
Membro Veterano

sábado mai 06, 2006 3:36 pm

Olha grande novidade que me deste não fazia a minima ideia da raça de hamsters anões que tinha, apenas os achei lindo e fiquei com eles, agora como eu não entendo muito de hamsters há uma coisa que talvez me possas esclarecer, eles foram-me vendidos os dois como casal mas eu acho que devem ser 2 meninos ou 2 meninas porque já os tenho há uns seis meses e não há bébés como é que posso saber isso??
Danieluz
Membro
Registado: terça abr 18, 2006 6:45 pm

sábado mai 06, 2006 3:59 pm

Uma foto dos meus 2 anões russos também a darem-se lindamente :D

[img]http://img165.imageshack.us/img165/6487 ... ita3td.jpg[/img]
CoolMaster
Membro

sábado mai 06, 2006 3:59 pm

scorpinha Escreveu: Olha grande novidade que me deste não fazia a minima ideia da raça de hamsters anões que tinha, apenas os achei lindo e fiquei com eles, agora como eu não entendo muito de hamsters há uma coisa que talvez me possas esclarecer, eles foram-me vendidos os dois como casal mas eu acho que devem ser 2 meninos ou 2 meninas porque já os tenho há uns seis meses e não há bébés como é que posso saber isso??
Os Roborovskis são os hamsters mais pequenos e mais rapidos que existem e são os que mais vivem tambem, entre 3 e 3 anos e meio. O que poderia ser um bocado contraditorio já que são muito mais activos, mas são extremamente resistentes.
O huskies são os que têm a cara toda branca, ao contrario dos "normais", estes são os meus: http://coolmaster.webhs.org/fotos/foobar/20.JPG e como vês a cara não é toda branca, os meus são os mais comuns. O husky é a unica variação de cor que existe nos robos. Existem tambem alguns que são mais brancos no resto do pelo mas penso que ainda mais raros são e não são considerados "standard" da raça, talvez com o tempo.

Para ver o sexo em robos ainda novos é complicado, mas com 6 meses já são adultos e já têm tudo bem desenvolvido. Nesse caso é facil veres o sexo, basta observares a parte de baixo deles, se o espaçamento entre os dois buracos (penis/vagina e anus) for grande então são machos, se for pequeno a ser dificil de distingui-los são femeas. Em relação aos machos é possivel ver nessa zona os testiculos, eles ficam sem pelo nessa zona e notas essa zona mais redonda e maior. Os machos tambem têm uma glandula amarela na barriga, essa glandula serve para marcar territorio.

Aqui estão duas fotos de robos que exemplificam isso:

Imagem
este é o meu Foo, notas os buracos mais espaçados?

Estas duas fotos não são minhas mas notam-se melhor:

Imagem
Macho

Imagem

Femea.

Até podem ser de sexos diferentes mas parece que os robos funcionam de forma diferente, ha quem tenha robos de sexos diferentes ha meses e durante mais de um ano e eles nunca procriaram. Acredita-se que eles são sasonais ou que acasalam mais tarde, dai se calhar a sua longevidade em relação aos outros ser maior. Por isso é bem possivel que um dia tenhas ai uma ninhada. Os meus acasalaram logo, mas nada é certo com os robos.

O que te aconselho é a veres o sexo deles, noutros hamsters é mais simples já que os robos são muito pequenos. Se forem do mesmo sexo e quiseres ninhada, deixa-os estar juntos que mais tarde ou mais cedo vão acasalar, se não separa-os. De notar que se forem de sexos diferentes convem sempre separa-los antes do nascimento, 1º a femea vai ficar muito agressiva e depois eles vão voltar a acasalar no mesmo dia, e ninhadas sucessivas não são boas para a saude dos hamsters. Logo se forem de sexos diferentes prepara-te para os teres que separar algum dia.
scorpinha
Membro Veterano

sábado mai 06, 2006 4:30 pm

Vamos lá ver é se os consigo apanhar até hoje só o meu filho o conseguiu fazer pareçem pepe rápidos mãe do céu mas assim que descobri te digo se são casal ou não
scorpinha
Membro Veterano

sábado mai 06, 2006 5:04 pm

Coolmaster lá novamente já descobri são realmente um menino e uma menina.
scorpinha
Membro Veterano

sábado mai 06, 2006 5:05 pm

Danielcruz tens que desactivar os bbcode senão não conseguimos ver aos ratitos
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sábado mai 06, 2006 9:39 pm

Mas acho que ainda aqui ninguém disse que os hamsters são animais solitários, em norma o que se pergunta é se são sirios, isso sim. Eu tenho roborovoskis e tenho sirios, os roborovoski estão juntos os sirios separados.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
CoolMaster
Membro

sábado mai 06, 2006 9:43 pm

kitten Escreveu: Mas acho que ainda aqui ninguém disse que os hamsters são animais solitários, em norma o que se pergunta é se são sirios, isso sim. Eu tenho roborovoskis e tenho sirios, os roborovoski estão juntos os sirios separados.
Nem preciso de ir muito longe, ha um topico muito recente em que isso é referido no sentido geral dos hamsters, falo deste http//arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=33939 sei que nesse topico perguntaste que tipo era, mas antes já alguem generalizou para as outras raças .Sei que andei a ver posts antigos (por curiosidade) e tambem encontrei coisas do genero.
Trucas
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2005 3:58 pm
Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

sábado mai 06, 2006 9:54 pm

Olá Cool Master...
Nem preciso de ir muito longe, ha um topico muito recente em que isso é referido no sentido geral dos hamsters, falo deste: http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=33939 sei que nesse topico perguntaste que tipo era, mas antes já alguem generalizou para as outras raças
Podia perfeitamente dizer que tinha sido eu a fazer essa afirmação. Não compreendo porque se "retraiu"... Olhe que eu não mordo ninguém... :lol: Assim, ficava mais fácil de toda a gente entender.

Admito que quando falo de hamsters, talvez por sempre ter tido sírios, tenho a tendência de generalizar, e muitas vezes até me esqueço de perguntar qual é a raça do hamster de quem coloca a dúvida... ;)
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Zeca &ldquo;Trucas&rdquo;</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem C&atilde;es!Eu tive a sorte de nascer C&atilde;o..."-Snoopy :lol:</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonif&aacute;cio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
CoolMaster
Membro

sábado mai 06, 2006 10:10 pm

O facto de no post inicial não ter dito nomes foi porque não vi necessidade de o fazer já que não tentei ofender e o objectivo não era "repreender" quem o tenha feito mas sim um desabafo e tentar explicar que isso não é inteiramente verdade, não só para as pessoas que acham isso mas tambem para as que não sabem e se encontram na duvida se devem ou não juntar hamsters.

Em relação a resposta que dei a kitten e ter dado aquele post de exemplo foi uma tentativa apenas de me "justificar".
Responder

Voltar para “Exóticos”