Odor dos Gerbos
Pois é... o odor continua.
A própria armação de arame tem o cheiro dos gerbos. Será que é por ter a gaiola das fêmeas por cima da dos machos?
Ouvi dizer que não convinha ter a agiola dos machos perto das fêmeas senão eles lutavam... será que marcam território com odor? Eles têm uma glandula na barriga...
A própria armação de arame tem o cheiro dos gerbos. Será que é por ter a gaiola das fêmeas por cima da dos machos?
Ouvi dizer que não convinha ter a agiola dos machos perto das fêmeas senão eles lutavam... será que marcam território com odor? Eles têm uma glandula na barriga...
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
- Contacto:
Se lavares toda a jaula, com uma solução de lexivia e agua e deixares secar ao sol, o cheiro deve sair, pelo menos nos meus sai, mas se achas que os Gerbos cheiram, experimenta ratos de marinheiro

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
- Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes
Ou os hamsters.
Ou com lixivia ou então existe uma spray para limpeza de gaiola de roedores, que deve resultar.

Ou com lixivia ou então existe uma spray para limpeza de gaiola de roedores, que deve resultar.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Gerbos com odor? nem se passar 1 mês sem lavar a gaiola!!!!
Se os seus gerbos têm cheiro alguma coisa de estranha se passa.
Se os seus gerbos têm cheiro alguma coisa de estranha se passa.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Os gerbos são animais deserticos, como tal consomem pouca agua, e urinam pouco em comparação com a maior parte dos roedores do mesmo porte, para sentir realmente algum cheiro na gaiola ou precisa de estar muito tempo sem ser limpa, ou colocar o nariz mesmo no meio do substrato. Eu mesmo fiz a experiencia depois de ler o post da Kitten, e o cheiro realmente é quaze impresceptivel e as minhas gaiolas já vão para uma semana desde a ultima limpeza.
-
- Membro
- Registado: sábado jun 18, 2005 10:44 pm
Tive 1 mes e meio sem limpar 1 gaiola com 4 gerbos e cheiro era coisa que não havia. Claro que se meter o nariz mm lá dentro nota-se algo mas nada demais.
Também depende do substracto que usa.
Também depende do substracto que usa.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
- Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes
Realmente, um mês sem limpar uma gaiola...que porcaria.
Isso faz muito mal a qualquer animal...
Acho que também não ias gostar de viver na tua porcaria durante um mês...
Puer, das duas uma ou tens o nariz sensivel a cheiros, ou há algum problema com os teus gerbos. Geralmente não deitam assim um cheiro tão intenso como um hamster, por exemplo.
Mas caso queiras experimentar o tal spray para limpares a gaiola, se não me engano há um da vitacraft(acho que é este o nome), mas há outras marcas, é especifico para gaiolas de roedores.

Isso faz muito mal a qualquer animal...
Acho que também não ias gostar de viver na tua porcaria durante um mês...
Puer, das duas uma ou tens o nariz sensivel a cheiros, ou há algum problema com os teus gerbos. Geralmente não deitam assim um cheiro tão intenso como um hamster, por exemplo.
Mas caso queiras experimentar o tal spray para limpares a gaiola, se não me engano há um da vitacraft(acho que é este o nome), mas há outras marcas, é especifico para gaiolas de roedores.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Não quero que te zangues, mas tens a certeza que o que tens são gerbos?? Descreve-nos a tua gaiola e o que usas de substrato, alimentação, tudo o que nos possa ajudar a tentar perceber...
-
- Membro
A "gaiola" é 1 aquário modificado de 60cm por 40cm com rede em cima.
Uso Biolitter como substrato.
Pelo menos até agora tem funcionado bem e garanto que não tem cheiros.
Falta eu dizer um pormenor. Sempre que aparece alguma sugidade extra removo. Estilo, destruição de rolos de papel, etc. Também acrescento que o bebedouro e comedouro tenho uma atenção especial para estarem sempre impecáveis.
Quando falo em limpeza de mes e meio é a limpeza geral. É obvio que há sempre manutenção ligeira.
Uso Biolitter como substrato.
Pelo menos até agora tem funcionado bem e garanto que não tem cheiros.
Falta eu dizer um pormenor. Sempre que aparece alguma sugidade extra removo. Estilo, destruição de rolos de papel, etc. Também acrescento que o bebedouro e comedouro tenho uma atenção especial para estarem sempre impecáveis.
Quando falo em limpeza de mes e meio é a limpeza geral. É obvio que há sempre manutenção ligeira.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
- Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....
Um aqua de 60 por 40 não é assim tão grande... mesmo com biolitter- condensação, excrementos, restos de comida, gordura propria do pelo do animal, po, restos de água, mesmo com a manutenção não é de todo indicado a limpeza de mes e meio em mes e meio. Sinceramente eu não pretendo ofender, mas tens aí um meio optimo para produção de bactérias...
Ainda se me dissessem de 15 em 15 dias....
ruka, se gostas de animais é conveniente apreder a tratar o melhor possivel e não estás no caminho certo.
Ainda se me dissessem de 15 em 15 dias....
ruka, se gostas de animais é conveniente apreder a tratar o melhor possivel e não estás no caminho certo.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
- Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....
quanto aos gerbos de cheiro stranho, há questões que devo saber para responder melhor:
há fezes moles?
há falta de pelo na base da cauda?
onde está a água ( tipo de bebedouro ) e se tem bebedouro de esfera, está bem vedado ( não pinga?)?
a maior causa de mau cheiro no habitat dos gerbos é a mania de cobrirem a água com tudo o que apanham - comida, litter, etc etc, o que dá a gaiola um cheiro de "tremoços estragados"
há fezes moles?
há falta de pelo na base da cauda?
onde está a água ( tipo de bebedouro ) e se tem bebedouro de esfera, está bem vedado ( não pinga?)?
a maior causa de mau cheiro no habitat dos gerbos é a mania de cobrirem a água com tudo o que apanham - comida, litter, etc etc, o que dá a gaiola um cheiro de "tremoços estragados"
-
- Membro
Buzio tens razão mas, há coisas que faço que ainda não escrevi.
Por exemplo.
Uso areia de chinchila 2 vezes por semana que é retirada no próprio dia. Pelo menos 1 vez por mes uso fungicidada da Lobcar na areia como prevenção.
Claro que se uma parte do biolitter, por exemplo um canto do aquário estiver "mau tratado" retiro.
Se não tivesse estes cuidados e outros, claro que teria de ser limpeza semanal ou quinzenal.
Podem crer que estou sempre em cima do acontecimento, não tenho mosquitos a voar á volta do aquario (tem rede em cima na totalidade, logo não há condensação). Nem nunca tive piolhos ou acaros.
Como alimento dou-lhes Gerbil da Versele-Laga.
Acreditem que são bem tratados.
Mas, se lerem bem eu estive "1 vez sem precisar de limpeza geral esse tempo todo", normalmente á 4ª semana tem de ser. Agora menos que isso só muito raramente.
Por exemplo.
Uso areia de chinchila 2 vezes por semana que é retirada no próprio dia. Pelo menos 1 vez por mes uso fungicidada da Lobcar na areia como prevenção.
Claro que se uma parte do biolitter, por exemplo um canto do aquário estiver "mau tratado" retiro.
Se não tivesse estes cuidados e outros, claro que teria de ser limpeza semanal ou quinzenal.
Podem crer que estou sempre em cima do acontecimento, não tenho mosquitos a voar á volta do aquario (tem rede em cima na totalidade, logo não há condensação). Nem nunca tive piolhos ou acaros.
Como alimento dou-lhes Gerbil da Versele-Laga.
Acreditem que são bem tratados.
Mas, se lerem bem eu estive "1 vez sem precisar de limpeza geral esse tempo todo", normalmente á 4ª semana tem de ser. Agora menos que isso só muito raramente.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Ruka, ainda bem que explicaste o prcsso, que eu tambem fiquei á toa, quando falaste de um mês... 

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Mas quem ainda não explicou em que condições mantém os gerbos foi o Puer, é dificil dar opiniões sem saber em que condições eles estão.
Continuo no entanto a afirmar que os gerbos, desde que tenham a limpeza adequada e atempada não cheiram mal, a não ser como diz o coldblood, se formos meter o nariz no litter, aí é capaz de cheirar sim.
Continuo no entanto a afirmar que os gerbos, desde que tenham a limpeza adequada e atempada não cheiram mal, a não ser como diz o coldblood, se formos meter o nariz no litter, aí é capaz de cheirar sim.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
Madalena Marques
Madalena Marques