Reprodução de hamsters siberianos!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
korrodi
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 3:04 pm

domingo mai 14, 2006 10:09 am

Olá foristas,venho pedir-vos algumas informções acerca estes pequenos roedores e sua respectiva reprodução,já que o homem da loja não explica.. :?
é assim eu há uns anos tive um hamster siberiano,só que passados alguns 2 anos ele morreu.
eu tenho 2 gaiolas,uma de 2 andares mas muito pequena e outra de tamanho médio,queria saber como posso fazer reprodução destes pequeninos(quantas gaiolas preciso,quantos hamsters preciso etc.)
quanto ao material que vou comprar é:
-uma gaiola
-comida
-uma casa
-lã de ninho
-e claro uma roda
-feno para o fundo
pelas informações que tive num outro forum disseram-me que tinha de ter 2 gaiolas,uma para a femea e outra para o macho,é isto verdade?
algum truque para a reprodução?
outra pregunta,o que posso fazer para que a urina dos hamsters não cheire tanto?já ouvi dizer que debaixo do feno podia-se por papel de cozinha como absorvente
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

domingo mai 14, 2006 12:05 pm

os siberianos vivem em comunidade, os sirios é que não.
a lã não é indicada.
para que não cheire tanto, não se poe feno no fundo, mas sim aparas, corn cob ou biolitter. e claro manter a gaiola limpa. Existem no mercado desodorizantes e desinfectantes proprios para gaiolas de roedores.
De quantos hamsters precisa para quê? se for para fazer ninhada só precisa de 2... m macho e uma femea. Mas acho que antes de colocar mais perguntas ou de começar a criar, deve infrmar-se mais sobre o assunto.

pode COMEÇAR por aqui

http://www.aub.dk/~zannie/hamster/dwarf.htm

e depois é só ir procurando e estudando.
quando estiver preparado, aí constroi os habitats e depois é só povoá-los.
boa sorte e bom estudo
korrodi
Membro Veterano

domingo mai 14, 2006 12:48 pm

hummm vou-me informar melhor ;)
mas ouvi dizer que é preciso uma gaiola para o macho e outra para a femea,principalmente quando a femea está com os filhotes...
buzio
Membro Veterano

domingo mai 14, 2006 1:32 pm

Os hamsters sírios é que têm de viver separados.
No entanto, se maniveres o casal de anões juntos, vais ter sempre ninhadas consecutivas, o que não é nada bom para as femeas. Eu costumo dividir de duas en duas ninhadas as gaiolas com rede, de modo a que o casal nã perca o contacto, mas não consiga acasalar de novo. depois quando quero fazer nova ninhada tiro a rede.
Certamente no outro forum aconselharam-te para sirios. Atenção os sirios são os hamsters normais, os maiores. os siberianos são hamsters anoes.
korrodi
Membro Veterano

domingo mai 14, 2006 2:27 pm

Bom nesse cado é começar a procurar uma boa gaiola!
o outro dia vi uma de 4 andares que dava para dividir em 2(2 gaiolas em 1)
por 30€ já com tudo,talvez compre essa mesma
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

domingo mai 14, 2006 2:59 pm

Se calhar não ia resultar, porque ao dividires a casota dos 4andares em dois, como irias colocar o fundo, na casota superior?
Se calhar era melhor comprares uma comprida e depois dividires a meio.
Também podes comprar uns tubos para eles andarem, que adoram.
Lã é melhor não comprares, porque por vezes enrola-se nas patas dos hamsters e é mau.
Feno para o fundo, não aconselho muito. Usa biolitter que elimina mais o cheiro, mas para isso também tens que limpar a gaiola todas as semanas.

Já agora, o que vais fazer com os hamsters que nascerem?
Se ficares com eles, ou tens que ter mais uma gaiola e divides machos para uma lado e femeas para o outro, ou tens que comprar mais gaiolas.

De resto o buzio já disse tudo.
Os siberianos podem estra juntos, os sirios é que são o únicos que não toleram muito companhia.
Informa-te bem.

Mas que raio de loja de animais que não sabe informar bem os clientes sobre os animais que querem adquirir...:evil:
korrodi
Membro Veterano

domingo mai 14, 2006 3:08 pm

Sim,acho que tens razão é melhor comprar uma gaiola comprida...

Em principio vou ficar com alguns,mas com todos é impossivel,talvez vender ou dar,outra coisa os hamsters siberianos podem procriar sendo irmãos?

Epá lojas de animais que não informam bem e não sabem patavina sobre animais há em todo o lado!(mais do que devia haver) :s
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

domingo mai 14, 2006 3:23 pm

Sim, isso é uma grande verdade...mas pronto...não se pode fazer nada, a não ser ser tu proprio a te informares antes de comprar qualquer animal.:D
korrodi
Membro Veterano

domingo mai 14, 2006 4:02 pm

Tens razão,já ando a informar-me desde abril,em principio irei compra-los em junho/julho,vamos la ver se eles se dão bem(eu presumo que sim,na loja eles estão todos á molhada :( )
impressionante o ano passado estive em espanha (madrid) e passei por uma loja de animais,aquilo sim eu chamo uma loja de animais,tinha 6 funcionarios e era mais ou menos de um tamanho de um restaurante...mas só com animais,tinha de tudo as gaiolas,comedouros bebedouros,comida de todas as marcas,simplesmente "amazing"...! :)
petiti
Membro
Registado: segunda mar 20, 2006 12:50 pm

terça mai 16, 2006 6:03 pm

Também tenho hamsters siberianos, e na loja disseram-me que preferiam estar sozinhos. Uma amiga que também faz criação disse-me que não era verdade, e juntei-os. Com o stress da mudança, a fêmea teve apenas duas crias, e uma delas morreu logo. a outra, com pouco mais de um mês começou a ser rejeitada tanto pela mãe como pelo pai, tive de comprar outra gaiola. E agora a cria que sempre foi meiga, "rosna" se lhe pego, e nunca sai da casinha sem ser pra comer ou beber...
buzio
Membro Veterano

terça mai 16, 2006 10:11 pm

A femea não teve só duas crias por causa do stress da mudança...
Uma apresentação correcta dos casais faz maravilha, não é só "jogar" o macho para perto da fêmea.
Claro que a cria vai "rosnar", denota que não foi habituada à mão e tem medo, é necessário pegar nela e mostrar que não lhe fazemos mal, nem que ela nos dê umas dentadas (ossos do oficio, para quem cria hamsters).
Se os pais rejeitaram o bebe, apenas pode querer dizer que os espaço é pequeno demais para 3 hamsters.
Os hamsters não são nenhuma bolinha de pelo fofinha, necessitam de tanto trabalho e empenho como qualquer outro animal de estimação.
petiti
Membro

segunda mai 22, 2006 11:35 am

muito pelo contrário. A cria sempre andou na mão. Nunca ninguém lhe fez mal, eu dou-lhe sempre mimos, porque, além disso, como foi a única cria, ficou a ser o centro das atenções. e a gaiola dos pais tem dois pisos, e a gaiola tem 70cm de comprimento e 40 de largura. Tem roda, escadinhas, tubo eu ponho rolos de papel pra eles brincarem. Não me digam que a cria é agressiva por falta de espaço ou falta de atenção!Além disso, a fêmea e o macho já se conheciam, pois na loja estava tudo junto!
buzio
Membro Veterano

segunda mai 22, 2006 5:37 pm

petiti, eu não tentei ofender. A questão não é só a atenção, estava a tentar encontrar a causa, e as causas mais frequentes são essas sim, tendo em conta que não conheço a situação.

outra das causas pode ser o excesso de maneio e ele não se sentir bem. o rosnar é uma defesa natural dos siberianos para afastar o perigo e se ele lhe rosna há que descobrir porquê.

1º gostava de saber a idade dele eo sexo, se não se importa.

2º pode ser mesmo mau feitio, já que trato todos os meus hamsters do mesmo modo e de vez em quando lá aparece um ranhosito a rosnar de 4 patas viradas para o ar ;) normalmente passa com a idade, outras vezes nem por isso.

por ultimo, eu não estou aqui a criticar ninguém, até porque em termos de maneio e de tamanhos de gaiola ninguém nasce ensinado, logo, por vezes nem temos grand noção de certas coisas que fazemos.
buzio
Membro Veterano

segunda mai 22, 2006 5:42 pm

esqueci-me de uma coisa.
As femeas são normalmente mais agressivas para os da propria espécie, tanto que de vez em quando me acontece a mãe matar os filhos mais grandotes e/ou o "marido" mesmo em alguns casais que já estão juntos desde jovens. Como não sei a que se deve este comportamento, quando isso acontece, nunca mais crio com essa femea. Será que a cria não estará a ser mordida pelos pais o que a leva a esconder-se e a defender-se de tudo quanto move? verifique a barriga da cria, já que os hamsters tendem a morder a barriga e a genitália quando brigam.
petiti
Membro

quinta mai 25, 2006 10:10 am

Quando as brigas se tornaram mais frequentes, como disse, tratei logo de separar a cria dos pais. a fêmea é um pouco resmungona sim, costuma por o marido de pernitas para o ar, mas a coisa fica por aí. Agora a cria, que também é uma menina, é que era mesmo perseguida, ao ponto de trepar as grades da gaiola para a mãe não a apanhar. E também o macho se tornou agressivo para ela. Separei-a logo, verifiquei e estava tudo bem. Quando a cria estava junto dos pais, e havia alguma briga, ela escondia-se dentro de um rolo de papel higiénico, e quendo eu lhe pegava rosnava de patinhas para o ar, mas penso que o fazia por estar assustada, mas agora, sozinha, não percebo a atitude dela...
Responder

Voltar para “Exóticos”