Coelho de Coelheira

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Bolota2006
Membro
Registado: domingo abr 09, 2006 11:21 pm

segunda mai 22, 2006 12:52 am

Boa noite!

Este fim de semana fui à aldeia da minha mãe e perdi-me de amores por um coelhinho (deve ter 3 meses) que estava numa das coelheiras de uma vizinha.
Não resisti e ofereci-me para o comprar, mas a senhora até fez questão de mo oferecer.

Ressalvo que só trouxe o coelhinho porque tenho condições em casa: espaço, uma gaiola de coelhos e capacidade de manutenção do animal.

Eu ja tenho um outro coelho em casa (noutra gaiola) pelo que estou a par das necessidades de um coelho, bem como do esquema de vacinação e desparasitação.

A questão que aqui vos venho colocar é: este é um coelho de coelheira, vai ficar bem grande, e eu não sei a quantidade de comida que lhe hei-de dar.
Sei a quantidade de comida que um coelho anão ou arraçado de anão deve comer, mas não imagino o limite que hei-de impor a um coelho destes.
Isto porque perguntei à senhora que mo deu e ela disse que umas folhas de couve e palha chegavam para o bicho estar satisfeito, mas ele já está instalado na gaiola ainda não faz 2h e já comeu quase toda a ração que lhe coloquei no comedouro!!!

Amanhã vou com ele ao veterinario começar a vacinação e a desparasitação e também vou perguntar-lhe a quantidade de comida que devo dar ao coelhinho.
Mas alguém aqui me sabe dizer algo? É que não o quero empanturrar, mas também não quero que ele esteja com fome.

O meu outro coelho é um glutão, quanto mais comida eu ponha mais ele come, pelo que engordou e agora está a fazer dieta.
E eu queria que este coelhinho tivesse a quantidade de alimento necessaria, mas sem ficar uma bola.

Grata pela vossa atenção, cumprimentos
Bolota2006 (Beatriz Martinho)
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

segunda mai 22, 2006 6:33 pm

quanto à quantidade de comida, não sei o que lhe dizer, pois não sei que peso terá em adulto. sabe quanto pesa os pais?

se tem duvidas em relação à quantidade e dado que ele só tem tres meses, pode dar a quantidade que dá ao anão e complemente com feno à vontade. o feno não o faz engordar demais, desgasta os dentes e mantêm o coelho sem fome. É conveniente não alterar bruscamente o tipo de alimentação relativamente ao que ele tinha, mesmo que não consideremos a alimentação adequada. deve ser alterada aos poucos.

Um coelho normal não necessita de cuidados diferentes dos coelhos anões. Boa sorte ;)
bombo
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 8:57 pm
Localização: cães, iguana, mts passaros, mts peixes, hamsters, coelhos anões, tartarugas

terça mai 23, 2006 5:17 pm

Então e o coelhinho como está??.... è mt bonito o seu acto...salvou o pobre coelhinho da "caçadeira" :P ... POdia pôr fotos dele :P?

Bruno
Bolota2006
Membro

quarta mai 24, 2006 4:54 pm

Olá a todos!

Obrigada pelas respostas.
O coelhinho está optimo, já foi ao veterinario.
Tem apenas 1 mes e meio e ja pesa 1kg!!!

Ja levou uma das vacinas e ja foi desparasitado, para o mes que vem leva a outra vacina e mais uma desparasitação.

Ele é muito engraçado, não tem medo de nada e corre que se farta.
Ainda não o coloquei a passear ao mesmo tempo que o outro macho porque como ainda estão os dois inteiros, ia dar asneira de certeza.

O veterinario disse que enquanto ele estiver a crescer lhe posso dar comida à descrição. Quando o crescimento parar ai já temos de controlar melhor.
Ele adora cenoura e salsa. E ração de coelho também come, embora não estivesse habituado. Agora coisas mais finas tipo alfalfa prensada ou barrinhas para coelho ele não toca.
Feno ele adora, come come sem parar!!

Quando tiver fotos eu coloco aqui.

Cumprimentos
Bolota2006 (Beatriz Martinho)
ne_sushi
Membro Júnior
Registado: sábado mai 27, 2006 10:11 pm

domingo jun 04, 2006 3:40 am

Parabens pelo novo amigo ^^

So de pensar que esses animais vao para a panela @_@ da vontade de ser vegetariana... enfim. lei da subrevivencia -_-

Teve muita sorte o coelhinho =)
Ja agora, que nome lhe deu?

*hugs

"Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que outros"
George Orwell, in Animal Farm
Bolota2006
Membro

segunda jun 05, 2006 1:11 am

Olá

Não é muito original, mas como ele é cinzento ficou Grey!!

Descobri que ele veio com uma sarninha, mas ja estou a trata-lo no vet!

Quanto à panela, ele realmente ia para a panela daqui a um mes ou pouco mais... Pelo menos este não foi!

Cumprimentos
Beatriz
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

quarta jun 07, 2006 9:37 pm

Eu já vou no segundo coelho de criação que tenho ;)

O que faço é dar-lhe muito feno, pois estes coelhos têm tendência a beber muita água, e dar 2 taças de comida por dia, mais nada.

Vai ver como ele fica feliz ;)
JessicaA
Membro
Registado: domingo jul 30, 2006 10:29 am

domingo fev 04, 2007 4:58 pm

eu também tenho um coelho desses. Como ele ainda ainda tem 1 mes...encho a tassa e ele come tudo.Depois o tarde dou.lh uma cenoura...acho que o seu coelho ficará satisfeito com uma refeição parecida..Beijos***
Responder

Voltar para “Exóticos”