


Encontras estas informações, se fizeres umas pesquisa pelo forum e na pagina da aprome.2. Manutenção em Cativeiro
Alojamento - A Chinchila necessita de uma gaiola espaçosa. A base deve ter um mínimo de 70cm de comprimento. Uma das características da gaiola da chinchila é que deve ser grande especialmente em altura. Não existem limites, quanto mais alta melhor. A rede da gaiola deve ser forte e com bons acabamentos. A parte inferior não deve ter rede. A chinchila deverá poder andar sobre o chão plano. Um tabuleiro facilita a limpeza.
Acessórios - Existem dezenas de acessórios que pode utilizar para tornar a gaiola da sua chinchila mais interessante e apelativa. Troncos, prateleiras, casotas, tubos, bolas de exercício, bolas com buracos, rodas, baloiços, banheiras, caixas WC de canto, etc etc etc As chinchilas necessitam de fazer exercício e uma gaiola que tenha novidades é sempre um motivo para se exercitar. A chinchila dorme durante o dia e precisa de um local escuro onde possa descansar e evitar ser incomodada. Uma casinha, de madeira ou plástico é essencial. Os acessórios de madeira são também necessários para a chinchila poder roer. Os dentes dos roedores crescem continuamente e elas precisam de os gastar para evitar problemas na boca. Não se importe se a sua chinchila destrói os acessórios que lhe vai oferecendo. É preferível do que perder a sua chinchila ou ter que andar constantemente no veterinário a cortar os dentes.
As chinchilas aprendem a fazer o seu xixi sempre no mesmo canto. Aí coloque uma caixa WC de canto para que seja mais prático fazer a limpeza da gaiola.
Outra necessidade das chinchilas é a limpeza do pêlo. Três a quatro vezes por semana coloque uma banheira com areia própria para o banho das chinchilas durante 15 minutos. Ao rolarem na areia elas retiram a gordura em excesso e os pêlos mortos mantendo a sua pelagem em condições.
Alimentação - A alimentação das chinchilas é muito simples. Uma boa ração granulada e feno como alimentos diários e esporadicamente um pouco de alfafa e uma ou outra guloseima. Nunca dê mais do que uma guloseima por dia para evitar as diarreias que lhes podem ser fatais. Pode dar como guloseima um pedacito de maçã ou cenoura, uma passa, uma semente de girasol ou qualquer outra guloseima das várias que se podem encontrar nas lojas de animais. Compre sempre guloseimas e alimento que diga especificamente que são para chinchila. Nunca lhes dê ração para coelho, porquinho da índia ou simplesmente para roedores.
A composição ideal de uma ração para chinchila é de:18-20% de proteínas, 15-18% de Fibras, 3-5% de Gorduras e uma baixa percentagem de Cinzas brutas. A ração deve ser rica em vitamina A, E e D3. As guloseimas não devem ser dadas misturadas com a ração mas sim à parte (se possível à mão), tanto para nosso controle, como para evitar que as chinchilas só comam as guloseimas o que seria bastante prejudicial para elas.