Dicas - como tratar BEM dum coelho?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

sábado ago 26, 2006 3:14 pm

Vão-me oferecer um coelhinho orelhudo branquinho bébé e eu gostaria de saber alguns cuidados que devo ter com ele, de modo a proporcionar-lhe uma vida feliz! Se me puderem dar umas dicas úteis, quanto à alimentação, higiene, reprodução, eu agradecia! Ou então se me puderem arranjar uns sites (escritos em português por favor que eu em inglês não me entendo :oops: )! Já andei há procura aqui no fórum, mas só encontrei sites escritos em inglês! Desde já agradeço quaisqueres respostas ;)
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
fionapoly
Membro Veterano
Registado: domingo jun 25, 2006 1:01 pm

sábado ago 26, 2006 4:20 pm

Sobre coelhinhos não te posso ajudar porque não percebo muito mas não resisti quando li o teu topico a pedir te que ponhas fotos logo que puderes para eu ver.....adoro coelhinhos.
boa sorte para o novo amigo ;)
Trucas
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2005 3:58 pm
Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

sábado ago 26, 2006 4:41 pm

Olá Crazy :D

Sobre coelhos não percebo muito, porque só tive coelhos era eu uma catraia e já não me recordo de muitas coisas... Além disso há por aqui algumas foristas que são "barras" no assunto (podes tentar contactar a Kitten por exemplo, que além de ter coelhos é uma querida e está sempre disposta a ajudar...),.

No entanto posso recomendar-te alguns sites onde podes encontrar alguma informação´, é só procurares um bocadinho...

http://www.mundodosanimais.com/portal/i ... Itemid=332

www.bichoonline.com.br (Vai a Raças e depois cusca à vontade...)

http://www.saudeanimal.com.br/artigo44.htm

Espero ter ajudado... ;)
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Zeca &ldquo;Trucas&rdquo;</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem C&atilde;es!Eu tive a sorte de nascer C&atilde;o..."-Snoopy :lol:</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonif&aacute;cio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sábado ago 26, 2006 6:57 pm

Oi, chamaram-me cá estou :)

Ora bem o que necessitas em 1º. lugar de saber é que deves proporcionar ao teu coelhinho uma excelente alimentação, os meus comem ração de coelho da versele-laga, comem alimentos frescos dia sim dia não no caso de serem adultos), deves evitar dar-lhes batata, alface e legumes de pêlo (nabiças, grelos ou espinafres) adoram salsa fresca, tomate, pepino, cenoura, etc., devem ter sempre à sua disposição água que deve ser mudada todos os dias (eu uso biberão é mais higiénico e a água mantem-se sempre limpa) o fundo da gaiola deve ser forrada com aparas de madeira, aparas de cartão, cat´s best ou corn cobs, nunca uses para o teu coelho areia de gato, tem pó e pode provocar problemas respiratórios.
Os meus neste momento estão dentro de um viveiro grande, 3 mtsx1,5mts, não estão dentro de casa como é óbvio.

Podes pôr o teu coelho dentro de gaiola com cerca de 80 cm de comprimento e com espaço suficiente de altura de modo a que ele consiga por-se de pé sobre as patas traseiras, desde que lhe proporciones exercicio diário, deixando-o andar à solta durante um bocado para que possa dar aqueles saltinhos que eles tantos adoram, no entanto tomando os devidos cuidados, atenção essencialmente a fios eléctricos.

De momento não me lembro de mais nada, espero ter ajudado ;) mas alguma duvida diz.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
crazyboy
Membro Veterano

domingo ago 27, 2006 9:35 am

Muito obrigado a todos pela ajuda!!! Vai ser necessária sem dúvida! ;) Kitten, tenho mais umas dúvidazinhas:

-» Com que regularidade é que devo dar alimentos frescos (salsa, tomate, cenoura, etc..) ao coelho, visto que ele é muito bébézinho?

-» O que é corn cobs? :oops: Vende-se nas lojas de animais ou nalgum sítio específico? :oops:

-» O meu primo tem um coelhinho macho bébé (também orelhudo e bege)! E eu gostaria de que esse coelho e a minha coelha tivessem filhotes... Eu gostaria de saber se acha que faço mal em criar com eles, com que idade posso juntar o macho com a fêmea e que cuidados é que devo ter com a coelha (quanto tiver grávida) e com os filhotes (isto se for com a ideia para a frente)!!!

Agradeço novamento e aguardo resposta :D
Trucas
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2005 3:58 pm
Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

domingo ago 27, 2006 10:17 am

Olá Crazy :D

Das tuas últimas dúvidas posso esclarecer-te uma...

Os corn cobs, são um produto natural, que resultam da trituração do miolo (ou carolo) das maçarocas do milho (depois de retirados os bagos...). É um produto altamente absorvente, com um cheiro agradável e que permite uma boa higiene das gaiolas... Eu uso-o à anos com os meus hamsters e não tenho qualquer razão de queixa... Por vezes eles até gostam de roer alguns bocadinhos, mas como é um produto natural, não lhes faz mal...

Normalmente encontro este produto em boas lojas de animais (nunca vi nas grandes superfícies, tipo Continente ou Jumbo), mas é uma questão de procurar...

Só para teres uma ideia do aspecto, deixo aqui uma imagem:
Imagem

;)
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Zeca &ldquo;Trucas&rdquo;</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem C&atilde;es!Eu tive a sorte de nascer C&atilde;o..."-Snoopy :lol:</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonif&aacute;cio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
crazyboy
Membro Veterano

domingo ago 27, 2006 10:46 am

Obrigado Trucas :D Já sei o que é ;)

Essa questão já está esclarecida!!! Agora faltam as outras :p Quem puder responder agradeço :D
kitten
Membro Veterano

quarta ago 30, 2006 6:07 pm

Uma pequena correcção trucas, isso é o cat's best, corn cobs é isto:

Imagem

Mas são os dois igualmente bons, absorventes e isentos de cheiro e pó, em norma nas boas pet shops há dos dois.

Alimentos frescos a bébés eu dou poucos e poucas vezes, nunca dou mais que 2 vezes por semana.

Quanto à criação, bem, em 1º. lugar terás que saber se tens a quem dar os coelhinhos e se serão bem entregues, esse deve ser o teu 1º. cuidado, depois se achares que deves, podes juntar o macho à fêmea a partir dos 6 mêses de idade, a gravidez das coelhas é de cerca de 30 dias, (eu costumo juntar o macho com a fêmea e deixá-los juntos 3 semanas, de seguida separo-os e deixo a fêmea sozinha até ao fim da gravidez, cuidados, os normais, dar-lhe espaço para fazer exercício, boa alimentação seca e verduras e água fresca.
Quando notares que a coelha começa a arrancar pelo da barriga para fazer o ninho deves fornecer-lhe palha sem pó (a da versele laga é muito boa) ou feno para que ela juntamente com o pelo que arranca faça o ninho, em norma parem 24 horas depois de começarem a arrancar o pelo.
Quando os bébés nascerem deves evitar ao máximo mexer na gaiola, e nunca deves mexer no ninho, se o fizeres para ver quantos coelhinhos são deves mergulhar primeiro as mãos na comida seca para que o teu chieoro não fique nos bébés senão corres o risco da mãe os rejeitar, matar e muitas vezes comer. No entanto e se possivel evita mesmo mexer-lhes até abrirem os olhos.

Terás que ter muito cuidado com a higiene da gaiola para evitar infecções nos olhos dos bébés, são infecções muito perigosas que podem levar à cegueira. Ou seja limpas a gaiola toda excepto no local onde está o ninho.

Mais alguma dúvida força, coloca se eu souber responder respondo.

[/quote]
Madalena Marques
crazyboy
Membro Veterano

quarta ago 30, 2006 7:19 pm

Muito obrigado pelas respostas! ;) Para já não tenho mais dúvidas! Mas quando tiver eu coloco-as! :D Segunda em princípio já tenho o coelhinho, depois quando puder posto fotos! ;)
kitten
Membro Veterano

quarta ago 30, 2006 7:27 pm

ficamos à espera dessas fotos :)
Madalena Marques
crazyboy
Membro Veterano

quarta ago 30, 2006 10:59 pm

Tenho mais dúvidas! Sou muita chato não sou?!? :oops:

:arrow: Deixo sempre ração à disposição do coelho, ou dou-lhe uma certa quantidade diária a uma certa hora do dia (por exemplo dar uma certa quantidade de manhã e outra à noite ;) )

:arrow: A ração que os coelhos bébés comem é a mesma que os adultos, ou existe uma ração própria para bébés?

:arrow: Vejo regularmente à venda nas lojas de animais que frequento, uns blocos de cálcio para coelhos, é aconselhável dar isso ao coelho (mesmo quando ele é bébé)???

:arrow: Este é só mesmo se quiser responder: Se me puder fazer uma listinha com alguns legumes, verduras e frutas (ou até outros alimentos) frescos que eu posso dar o meu coelho, eu agradecia! ;)

:D :D :D
crazyboy
Membro Veterano

quinta ago 31, 2006 9:14 pm

:arrow:
kitten
Membro Veterano

quinta ago 31, 2006 9:55 pm

Bem, vamos lá por partes :)
Deixo sempre ração à disposição do coelho, ou dou-lhe uma certa quantidade diária a uma certa hora do dia (por exemplo dar uma certa quantidade de manhã e outra à noite icon_wink.gif )
Eu só douy de comer 1 vez por dia(ração), encho a taça e não dou mais nada. Em norma faço-o à noite, de manhã dou feno todos os dias e 2 x por semana legumes frescos.
A ração que os coelhos bébés comem é a mesma que os adultos, ou existe uma ração própria para bébés?
Eu dou a mesma ração aos adultos e aos bébés (prestige- cuni creespy da versele laga)
Vejo regularmente à venda nas lojas de animais que frequento, uns blocos de cálcio para coelhos, é aconselhável dar isso ao coelho (mesmo quando ele é bébé)???
eu tenho sempre nas gaiolas eles começam a ratar o cálcio quando ainda estão juntos com as mães, ajudam essencialmente a desgastar os dentes, que é muito importante

e me puder fazer uma listinha com alguns legumes, verduras e frutas (ou até outros alimentos) frescos que eu posso dar o meu coelho, eu agradecia! icon_wink.gif
Tomate, salsa, coentros, cenoura, talos de couve, abóbora, maçã, melão, pepino, etc.
Nunca dou - Alaface, batata e casca de batata e legumes de pelo (espinafres ou nabiças).

Mais dúvidas? :):):)
Madalena Marques
crazyboy
Membro Veterano

quinta ago 31, 2006 10:13 pm

Não, acho que as dúvidas já se esclareceram :D Muito obrigado mais uma vez ;)
crazyboy
Membro Veterano

terça set 05, 2006 12:54 pm

Já tenho a minha coelhinha :D Aqui vão as fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

É muita fofinha não é? :D
Responder