Eu já fiz 4 viagens grandes com coelhos, inicialmente com só com o Zacarias e posteriormente com o este e o Gaspar.
No que se refere à viagem em si, limitei-me a comprar uma daquelas "malas" transportadoras para animais, mas de forma a que ele pudesse estar à vontade. Fiz diversas paragens para lhes dar água e também experimentei dar-lhes comida. Ah, quando parava, punha-lhes a trela e deixava-os a andar um bocado à solta nos estofos do carro.
O essencial: mostrar-lhes a tal caixa/mala transportadora antes do tempo, deixá-los entrar, etc, para eles não estranharem. Depois, quando chegarem ao destino, pô-los à vontade dentro da gaiola deles (sim, implica levar a gaiola, mais tabuçeiro, feno, comida, etc) para se acalmarem.
Cuidado com os cães dos familiares, as crianças amorosas mas que não sabem agarrá-los. E não convém soltá-los muito...ía perdendo Zacarias de vista porque o soltei (sem a trela) e uns miúdos do sítio onde estava começaram a provocá-lo e ele se assustou-.
Sobre o caso de viagens no s aviões: NUNCA enviar como carga porque as temperaturas no porão são insuportáveis. Como é pequeno, pode-se levar ao colo, também numa dessas cestinhas de vime, sem dizer que é um coelho, mas que é um gato (há leis para os gatos mas os coelhos são considerados animal de quinta e não de estimação)
Qualquer dúvida:
[email protected]
Boa Viagem!
Maria