duvidas chinchilas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Dragoon
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2004 1:10 pm

quarta out 25, 2006 5:33 pm

oi desculpem podiam me resolver umas duvidazinhas:
- como e o aspecto de uma chinchila com fungos?
- a femea e maior k o macho ou nao ( mito)
- elas devems er libertadas em dias de vendaval? ( como e hoje o caso)

obrigado, e aguardo pelas respostas
pedrodvg
Registado: quinta ago 17, 2006 2:09 pm

sexta out 27, 2006 8:49 am

Bom dia,

quanto ao fungo sugiro a leitura deste site:
http://www.chinchilandia.com/doencas.html
Nadeshda
Membro
Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)

sábado out 28, 2006 9:21 pm

Os fungos caracterizam-se por perda de pelo numa determinada área, ou em várias áreas. Por vezes, o fungo pode também causar vermelhidão na pele da parte afectada ou escamação. Deixo de seguida um link muito útil acerca de fungos, com imagens, assim como dos cuidados a ter. Basta fazer scroll na página para baixo abaixo, até encontrar o título "fungus".

http://www.chincare.com/HealthLifestyle ... missingfur

Quanto à segunda pergunta, sempre ouvi dizer o mesmo, mas deve depender de chinchila para chinchila.... não posso atestar porque só tenho duas meninas com 3 mesinhos.

Relativamente à terceira questão... não sei porque o vento iria interferir na hora de as soltar, a não ser que as esteja a soltar ao ar livre, o que é um grande risco.
Dragoon
Membro Veterano

domingo out 29, 2006 1:06 pm

risco porke?8|
Nadeshda
Membro
Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)

domingo out 29, 2006 2:23 pm

Eu sou da opinião de que elas são animais demasiado delicados para andarem à solta ao ar livre, a não ser que seja por breves momentos... podem fugir, enfiar-se num sítio qualquer de onde seja difícil tirá-las, ingerir alguma coisa tóxica para elas (por exemplo, relva tratada ou roer madeira de uma árvore tratada com pesticidas)... Para além das próprias condições atmosféricas, como o calor (o pelo delas aquece-as imenso, para além de também aquecerem ao correr e saltar), em dias de frio, o vento forte e correntes de ar pode fazer com que adoeçam, e para além da humidade (responsável pelos fungos), podendo começar a chover enquanto elas estiverem lá fora, ou rebolarem-se numa poça de água.

Eu prefiro soltá-las numa divisão onde saiba que alguns desses perigos, estão, à partida, excluídos, mas cada um sabe o que faz, e também não sei exactamente onde planeia soltá-las, por isso algumas das coisas que disse podem não se adequar à sua situação.
Dragoon
Membro Veterano

domingo out 29, 2006 5:41 pm

entao axo k nesse ponto sou muito sortudo tneho o sitio prefeito apr a sltar , seco esteril cheio de coisas pa ela saltar
pardal81
Membro
Registado: quarta dez 28, 2005 6:28 pm
Contacto:

domingo out 29, 2006 9:07 pm

boas!

na minha opinião chinchilas ao ar livre não me parece de todo boa ideia, visto que todas as chinchilas que nós temos em nossas casas veem todas de muitassssss gerações criadas em cativeiro, não estando de todo adaptadas para aquentarem correntes de ar e diferenças de temperatura.
Tendo em conta que uma simples constipação pode na grande maioria dos casos levar À morte do animal não me parece ser um risco a correr.
No caso do calor cada vez ouço mais situações de mortes por golpe de calor , ou por ignorancia ou por descuido, até de inverno, pois uma chinchila que apanhe muito tempo com sol directo numa tarde de inverno morre!!! mesmo estando a temperatura ambiente baixa.
Em suma são animais muito sensiveis devem ser tratadas com todo o cuidado, a comida deve ser muito bem escolhida, o feno não é qualquer um e alfafa qb, o banho(areia claro) com preventivo antifungos e muito importante e muitas vezes esquecidos os suplementos vitaminicos. por isso mesmo uma chinchila saudável não é barata, pois tudo isso custa dinheiro , mas vale a pena quando se reflete na saude e bem estar do animal.

quando à segunda pergunta , sim as femeas são maiores que os machos , mas a maior chinchila que já vi era um macho , muito maior que qualquer uma das minha femeas.

abraços

abraços
isabelmap
Membro Júnior
Registado: quinta ago 11, 2005 9:25 pm

segunda out 30, 2006 7:34 pm

Oi

Quanto aos tamanhos eu não tenho a certeza mas o meu casal, o macho é beije e a fêmea é cinza e ele é maior que ela, embora ela quando esteja com crias se torne mais gorducha ele continua a ser maior, já me perguntei se ele não teria peso a mais mas comem o mesmo e o certo é que ele me parece uma bola de pelo bastante saudavel... e sempre maior que a fêmea ;) Agora se as cores influenciam no tamanho já não sei... sempre ouvi dizer que as fêmeas além de serem maiores as chinchilas cinzentas ainda eram maiores que as outras... se for assim o casal que tenho desmente isso :?
pardal81
Membro
Registado: quarta dez 28, 2005 6:28 pm
Contacto:

segunda out 30, 2006 7:55 pm

Boas,

Lá está, a excepção faz a regra :) , quanto às cores não sei se terá influencia ou não mas a maior chin que tenho é realmente uma fêmea bege e a mais pequena uma fêmea branca, todas as outras são de tamanhos muito semelhantes sendo as fêmeas ligeiramente maiores, mas nenhuma regra é 100% certa e cada caso é um caso prova disso as tuas chins . :D
Responder

Voltar para “Exóticos”