Dúvidas sobre hamster anão russo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Lunavet
Membro Júnior
Registado: sábado dez 14, 2002 4:00 pm

segunda dez 30, 2002 2:07 pm

Comprei um hamster anão russo à cerca de 2 dias, k me disseram ser siberiano mas penso k seja campbell porque tem a risquinha no dorso...bem :roll: tb pode ser um hibrido... Antes de o comprar pus-me a ler todos os artigos k encontrei sobre o assunto na net e com pessoas k já tinham criado hamsters (embora sirios). Tanta coisa li k fiquei com ainda mais dúvidas :?

O k posso utilizar como cama? Aconselharam-me usar algodão mas pelo k li isso é perigoso...sendo assim o k uso?

O k posso usar como fundo da gaiola? neste momento tenho alguma areia absdorvente de gato e feno por cima... será o mais adequado?

Em relação à comida, deixo estar o comedouro sempre ou só durante uma certa hora do dia ou noite? Ou seja, dixo-o comer o k quiser ou controlo as refeições?

Por fim...e o mais importante ( ;) ) como vejo se é um macho ou uma fêmea? O senhor da loja não sabia diferenciar....e eu sem ver os dois sexos juntos também não :oops:

Lunavet :D
Cleo
Membro
Registado: segunda dez 16, 2002 7:16 pm
Localização: 1 gata, 10 chinchilas, 1 papagaio, 1 tartaruga,peixes, 1 chihuahua
Contacto:

segunda dez 30, 2002 9:59 pm

O facto do seu hamster ter risca não quer dizer que seja campbell, pois os russos normais também a têm. Os campbell distinguem-se pelo pêlo acetinado e mais fofo, podem ter cores variadíssimas. Eu uso aparas de pinho prensadas como fundo e um canto-toillette com litter sem cheiro para gato onde urinam. Para eles fazerem o ninho costumo pôr feno e os rolos vazios de papel higiénico que eles roem. Quando está muito frio também ponho alguma lã. Os tubos são um brinquedo e ao mesmo tempo permite-lhes desgastar os dentes. Quanto à comida dou à noite e deixo ficar o comedouro, lavando-o todos os dias. Deve no entanto retirar os restos de fruta ou cenoura que lhes der para não apodrecer. Quanto ao sexo na fêmea a zona genital é muito próxima do ânus enquanto no macho é mais distanciada. Os machos adultos em cio distinguem-se também pela presença de uma glândula secretora a meio da barriga. Qualquer outra duvida que tenha e que eu saiba esclarecer é só mandar um e-mail([email protected]). Boa sorte!apodrecer :lol: Esppe[b][/b][url][/url]
Lunavet
Membro Júnior

terça dez 31, 2002 12:06 am

Obrigado pela resposta rápida :D
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça dez 31, 2002 3:20 am

Olá,

Eu crio campbells e sirios e esta é a minha experência:

Eu evito usar litter de gato como fundo da gaiola, pois liberta pó, são abrasivos para as patas deles, e alguns são aglomerantes o que são um perigo se ingeridos. Para o fundo, coloco apenas aparas de madeira especial para roedores, de preferência evite o cedro. Nos cantos, coloco por baixo, Top Fresh da wit mollen, que é uma espécie de serradura condensada em granulado, e que quando fica molhada desfaz-se em uma espécia de areia. Pode ser ingerida e é super absorvente. Evita também as manchas de urina na gaiola e os cheiros. Um truque muito bom para os hamsters é ensiná-los a usar uma "casa de banho". Eu coloco areia fininha num prato de barro e eles adoram lá ir. É muito mais fácil de limpar e muito higiénico.

Como cama NUNCA se deve usar algodão ou lã, pois o perigo de ser ingerido é muito grande e pode causar bloqueios intestinais fatais. Além disso já me aconteceu as crias ficarem enliadas nas fibras e ficarem sem patas. Eu só uso Palha da Xtra vital, acompanhada com um pouco de feno verde para roedores. A palha é muito fina e suave, sem pó e faz uma optima cama, bem quentinha e fofa e pode ser ingerida sem problemas. Costumo também colocar rolos de papel higiénico vazios para formar túneis.

Em relação á comida eu deixo ficar no comedouro comida á descrição, mas só se forem sementes. Se for vegetais ou fruta, retiro no dia seguinte. Os russos não tem tanta tendência a armazenar a comida como os sirios e vão progressivamente comer ao comedouro. Como comem pouco de cada vez, estar á espera que eles comam tudo... não é viável.

As diferenças entre Campbells e Siberianos são estas:

Campbells:
- Tem mais de 20 cores diferentes e vários padrões de branco e tipos de pêlo
- São mais achatados
- Na sua cor original ( cinzento com lista preta) é mais acastanhado
- A lista é mais fininha
- Tem uma mancha alaranjada entre o cinzento do dorso e o branco da barriga
- O focinho é mais curto e os bigodes mais proeminentes

Siberianos:
- Tem apenas 4 cores conhecidas
- o corpo tem uma forma de bala
- A lista dorsal é mais escura e mais grossa
- O cinzento é mesmo cinzento e ponteado
- A barriga é mais escura
- A mancha entre o dorso e a barriga é preta
- O focinho é tipo romano e tem olhos maiores

Machos : O espaço entre os dois "buraquinhos" é maior que na fêmea e o pênis nota-se por ser mais proeminente.

Espero que a tenha ajudado, boa sorte com o seu hamster ;)
Lunavet
Membro Júnior

quarta jan 01, 2003 4:27 pm

Obrigado pela ajuda :)
Eu já sabia da diferença de distância entre os buraquinhos mas como foi o único k vi, não tenho grande referência das distâncias...agora em relação ao pénis não sabia k se conseguia ver :lol: pensei k fosse muito pequenino para se notar a olho nú ;) Bem, lá terei k checar os documentos do bichinho outra vez!

Em relação à "raça" o senhor k me vendeu disse-me k era um siberiano, no entanto ainda tenho as minhas dúvidas!! Vou tentar tirar fotos e depois publicar porque acho k pelas descrições ainda me parece um campbell...

Mais uma perguntinha: será k lhe devo arranjar uma companhia? li em vários sites k se viver aos pares vive melhor e mais tempo? segundo o senhor a Pepa (ou Pepo, ainda não sei :o ) já tem 2 meses, será k ainda aceita novos inquilinos? Posso tentar comprar da mesma ninhada mas não sei se ainda haverá algum...

Lunavet
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta jan 01, 2003 11:08 pm

Olá,

Eu também sou da opinião que os russos devem viver acompanhados, pois são animais sociais.

Sendo um macho, a melhor opção seria adquirir uma fêmea, mas se não está a pensar fazer criação ( as ninhadas sucedem-se de 18 em 18 dias...), então terá que tentar antes outro macho.
Tem que ter em conta que o seu macho já atingiu a maturidade sexual e já foi separado da ninhada, o que irá dificultar a aproximação de outro macho estranho. Os campbells não costumam ser muito hostis, mas mesmo assim é melhor vigiar bem os dois durante um tempo.

O melhor truque para que se aceitem, é ter uma gaiola bem grande, com muitos refugios e anular os cheiros de cada um. Ou seja, lavar bem a gaiola antes de mais, colocar palha nova e depois colocar-lhes um pouco de essência de baunilha, ou morango por exemplo ( comprado na bodyshop ) no pêlo e na gaiola. Depois é observar.
Uns guinchos aqui e acolá não há problema, desde que não se agridam a sério. Mas o ideial é que se dêm mesmo bem, pois é esse o objectivo, senão serão mais infelizes juntos que sozinhos.

Se conseguir um irmão de ninhada seria o ideial, senão, pelo menos que sejam da mesma idade.

Eu não conheço bem os siberianos, mas sei que são menos sociais que os campbell. Por isso não sei se vai resultar se ele for um siberiano.
Responder

Voltar para “Exóticos”