Olá,
Eu crio campbells e sirios e esta é a minha experência:
Eu evito usar litter de gato como fundo da gaiola, pois liberta pó, são abrasivos para as patas deles, e alguns são aglomerantes o que são um perigo se ingeridos. Para o fundo, coloco apenas aparas de madeira especial para roedores, de preferência evite o cedro. Nos cantos, coloco por baixo, Top Fresh da wit mollen, que é uma espécie de serradura condensada em granulado, e que quando fica molhada desfaz-se em uma espécia de areia. Pode ser ingerida e é super absorvente. Evita também as manchas de urina na gaiola e os cheiros. Um truque muito bom para os hamsters é ensiná-los a usar uma "casa de banho". Eu coloco areia fininha num prato de barro e eles adoram lá ir. É muito mais fácil de limpar e muito higiénico.
Como cama NUNCA se deve usar algodão ou lã, pois o perigo de ser ingerido é muito grande e pode causar bloqueios intestinais fatais. Além disso já me aconteceu as crias ficarem enliadas nas fibras e ficarem sem patas. Eu só uso Palha da Xtra vital, acompanhada com um pouco de feno verde para roedores. A palha é muito fina e suave, sem pó e faz uma optima cama, bem quentinha e fofa e pode ser ingerida sem problemas. Costumo também colocar rolos de papel higiénico vazios para formar túneis.
Em relação á comida eu deixo ficar no comedouro comida á descrição, mas só se forem sementes. Se for vegetais ou fruta, retiro no dia seguinte. Os russos não tem tanta tendência a armazenar a comida como os sirios e vão progressivamente comer ao comedouro. Como comem pouco de cada vez, estar á espera que eles comam tudo... não é viável.
As diferenças entre Campbells e Siberianos são estas:
Campbells:
- Tem mais de 20 cores diferentes e vários padrões de branco e tipos de pêlo
- São mais achatados
- Na sua cor original ( cinzento com lista preta) é mais acastanhado
- A lista é mais fininha
- Tem uma mancha alaranjada entre o cinzento do dorso e o branco da barriga
- O focinho é mais curto e os bigodes mais proeminentes
Siberianos:
- Tem apenas 4 cores conhecidas
- o corpo tem uma forma de bala
- A lista dorsal é mais escura e mais grossa
- O cinzento é mesmo cinzento e ponteado
- A barriga é mais escura
- A mancha entre o dorso e a barriga é preta
- O focinho é tipo romano e tem olhos maiores
Machos : O espaço entre os dois "buraquinhos" é maior que na fêmea e o pênis nota-se por ser mais proeminente.
Espero que a tenha ajudado, boa sorte com o seu hamster