Chinchila em perigo de vida ( SALVOU-SE )

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

domingo nov 26, 2006 12:17 am

Hoje estou muito triste, já me fartei de chorar mas agora as coisas estão um pouco mais calmas.
Há um tempo atrás, Outubro se não estou em erro, a minha chinchila beje acordou-me a meio da noite porque chiava muito. Como ela sempre foi um bocadinho cheinha, pensei se estaria grávida e se teria chegado a hora de ter os bebés já que quando eu a comprei já vinha assim e este ano só teve essa ninhada. Passei horas a olhar para ela e nada e para minha surpresa, dia 2 de Novembro, tinha uma chinchila bebé na gaiola das cinzentas coisa que não esperava. Não fez muita barriga talvez por isso não tenha conseguido que uma delas sobrevivesse.
Hoje ao acabar de limpar as gaiolas notei que a beje estava muito agitada e a chiar muito outra vez. Peguei-lhe ao colo e começei a falar com ela a perguntar o que tinha. Ela abria a boca muito aflita e esticava-se, pensei que estivesse engasgada mas não, ela quase morreu nas minhas mãos e eu sem saber o que fazer. Começou a esticar o corpo todo a fechar os olhinhos e mal a coloquei no chão, o corpo dela gelou e começou a ficar duro. Ela tinha morrido derepente, tinha tido um ataque cardiaco??? Foi tudo tão rápido, em segundos. Agarrei-a de novo e pedi-lhe que não morresse, abraçei-a, fiz-lhe festinhas e ela deu um soluço e abriu os olhinhos voltando a chiar.
Corri para as urgências do vet onde costumo ir com os meus gatos embora ela não perceba muito de chinchilas, foi a 1ª vez que fez uma ecografia a uma. A beje está grávida, ficámos na dúvida se seriam 2 ou 3 bebés e ela não está a conseguir tê-los. O que lhe deu pode ter sido uma cólica renal ou um ataque cardiaco e quase a perdi, pensei mesmo que a tinha perdido mas ela recuperou. Se eu não lhe tivesse esfregado a barriga na hora talvez não tivesse sobrevivido.
Dificilmente apagarei da memória a imagem horrivel dela a morrer.
Esta noite não devo dormir nada com medo que ela precise de novo de ajuda. Tem a respiração muito acelerada mas ainda não teve nada. Se ela sobreviver este fim de semana e não conseguir ter as crias, Segunda será feita cesariana com a ajuda de outra vet que hoje não estava lá.
Alguém já passou pelo mesmo??? Não sei como a ajudar se as crias precisarem de ajuda.Ela agora está calminha. Tive que a separar. Coloquei-a numa transportadora cheia de feno no fundo. Tem comida e tem água mas continua sossegadinha no canto dela.
Última edição por Peleve em terça dez 26, 2006 11:28 pm, editado 1 vez no total.
AndreCardoso
Membro Veterano
Registado: terça ago 08, 2006 7:15 pm

domingo nov 26, 2006 12:30 am

:cry: :cry: que historia meu deus... bem espero que tudo corra bem e que nem seja preciso operaçao.. de qualquer maneira é importante QUE NÃO A AGARRES OU MESMO QUE NAO LHE TOQUES pelo menos ate ela ter os filhotes pois podes fazer algum tipo de movimento ou mesmo apertar sem intençao e estando ela neste estado nao é nada aconselhavel!!
Peleve
Membro Veterano

domingo nov 26, 2006 12:41 am

Quando lhe peguei foi sem a apertar pois sei como são frágeis. Ela está sossegadinha na transportadora, está calma. Só lhe vou mexer em caso de urgência. Não quero que ela se assuste.
sara__sfmr
Membro Veterano
Registado: sexta set 22, 2006 10:17 am

domingo nov 26, 2006 2:46 pm

cuitadinha... :cry:
Eis a questão..
sara__sfmr
Membro Veterano

domingo nov 26, 2006 2:47 pm

Coitadinha.... :cry: :cry:
Eis a questão..
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

domingo nov 26, 2006 3:32 pm

Peleve,

Liga amanhã para o Zooexótico (T: 217600358) e fala com eles, o dono da loja, o José Santos, é também o fundador do Clube Chinchila Portugal do qual eu já fui a sócia nº7 enquanto tive chinchilas, e ele além de ser uma simpatia de pessoa, está sempre disponível para ajudar. Quem diz o José Santos diz outro qualquer do Zooexótico.
Liga para eles, melhor do que eles dificilmente arranjarás, eles também têm vet especializado em exóticos.

Boa sorte

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Peleve
Membro Veterano

domingo nov 26, 2006 5:18 pm

Dificilmente esse sr conseguiria ajudar á distância.
Ela hoje está muito calma. Os bebés estão em baixo, por isso já devia estar na hora mas, até agora nada. Hoje já comeu,já está bem disposta mas deu-me uma noite daquelas passadas em branco.
Um sei que está vivo agora o outro não deu para ver.
Era bom que ela os conseguisse ter hoje.
Nadeshda
Membro
Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)

domingo nov 26, 2006 11:58 pm

Enviei-lhe PM. As melhoras para a pequenina e que tudo se resolva bem.
sara__sfmr
Membro Veterano

segunda nov 27, 2006 8:59 am

As melhoras para a tua chinchila...que bem precisa... :roll:

Cumprimentos,
Sara
Eis a quest&atilde;o..
sara__sfmr
Membro Veterano

Cumprimentos,
Sara
Eis a quest&atilde;o..
sara__sfmr
Membro Veterano

Cumprimentos,
Sara
Eis a quest&atilde;o..
sara__sfmr
Membro Veterano

segunda nov 27, 2006 9:00 am

Cumprimentos,
Sara
Eis a quest&atilde;o..
sara__sfmr
Membro Veterano

segunda nov 27, 2006 9:00 am

Cumprimentos,
Sara
Eis a quest&atilde;o..
sara__sfmr
Membro Veterano

segunda nov 27, 2006 9:01 am

Cumprimentos,
Sara
Eis a quest&atilde;o..
Peleve
Membro Veterano

segunda nov 27, 2006 11:10 pm

Ainda não há bebés. A chinchila está muito calma e talvez ainda não tenha feito o tempo todo.
Quarta se ainda não tiver vai fazer novamente uma ecografia para saber se estão todos vivos porque se não estiverem, terá mesmo de ser feita cesariana e a vet está a rezar para que não seja preciso e eu também.
Responder

Voltar para “Exóticos”