Chinchilas, acompanhadas e fazer ou não criação?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
MariaFaustino
Membro
Registado: terça jan 07, 2003 5:59 pm

quarta jan 08, 2003 11:58 am

OLá,

Eu tenho uma chinchila cinzenta com cerca de 5 meses, de nome Kiko. Acho que ele devia ter companhia mas acabo por ter um pouco de medo por tudo aquilo que já li sobre as fêmeas. O que acham: devo comprar-lhe uma "Kika" ou não?:?:
Na verdade também gostava imenso de fazer criação mas, já tive à muitos anos uma má experiência com a criação de hamsters?
Ajudem-me a decidir.roll:
Obrigado :D
x0269620
Membro
Registado: segunda mar 18, 2002 9:18 am

quinta jan 09, 2003 12:54 am

Olá Maria,

Eu tenho um casal de chinchilas cinzentas, com cerca de meio ano, e a fêmea é muito mais calma e carinhosa que o macho. Omacho nos primeiros dias era muito agressivo e chegou a ferra a minha namorada e um amigo, a fêmea mostrava muito medo, mas agora que já as tenho às 2 semanas mais ou menos, estão muito mais calmos, e o macho continua mais reticente no contacto com os humanos, já a femea, para ela é uma alegria andar ao nosso colo.
Mas cada caso é um caso...
Cumprimentos
maf
Membro Júnior
Registado: quinta ago 22, 2002 10:54 am
Localização: cão:FARUK (rafeiro do alentejo) Chinchila:KIKO e XICA

terça jan 14, 2003 11:47 am

Olá
Também tenho um Kiko, e quando ele tinha 6 meses comprei-lhe uma Xica, mas eles ainda não se dão bem... já lá vai mes e meio.

De qualquer forma, não estou arrependida, ela é bem mais calma que ele e muito mais meiguinha.

Nunca se devem juntar de imediato duas chinchilas, por um tempo vai ter sempre que as ter em gaiolas separadas, eles reagem mal ao primeiro encontro, mas acabam por aceitar.

No meu caso o kiko é mais forte que a xica e eu não quero forçar a situação mas já estão bem melhor, dentro em breve ja devem começar a namorar!!!!!

Não se esqueça ha sempre um periodo de adaptação e vai ter de ter temporariamente duas gaiolas.
x0269620
Membro

terça jan 14, 2003 9:09 pm

As minhas chinchilas foram compradas juntas, portanto é um caso diferente, mas entretanto já levei a fêmea para casa da minha namorada e o macho que ela tem ficou doido quando a viu, parece que foi amor à primeira vista eheh. Ela estranhou a mudança de ambiente, mas o macho da minha namorada adorou a companhia.
mmcoelho
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 10:21 pm

sexta jan 31, 2003 2:06 pm

mas eu gostava de perceber por que motivo gostavam de fazer criação. Eu tenho um coelho, adorava ter uma companheira para ele mas não me metia na criação porque

1.º apesar do Zacarias ter 7 anos, não considero que tenho conhecimentos e veterinários de confiança ou com competência suficiente para colocar um animal numa situação dessas

2.º se acontecesse um imprevisto, não saberia a quem recorrer

3.º os coelhos são máquinas sexuais: o que quer dizer que ía ter a casa cheia de coelhos

4.º não sou capaz de confiar nenhum animal a alguém sem ter a certeza de que cuidará mesmo bem dele (caso de dar crias), o que é um bocado raro!

5.º se todos começaram a fazer criação, como acontecer com nos EUA, onde já há abrigos só para animais exóticos abandonados e maltratados

enfim...acho que já disse as minhas, deixem-me perceber as vossas ;-)
x0269620
Membro

sábado fev 01, 2003 2:45 am

Caro mmcoelho,

Eu no meu caso não tenciono fazer criação apesar de ter um casal, mas repare que também só colocou pontos negativos sobre a criação, não haverá pontos positivos?
Se todos pensassem assim o mundo estaria deserto a esta hora.
Acho que nem devemos ser tanto ao mar, nem tanto à terra...

Cumprimentos ;)
x0269620
Membro

sábado fev 01, 2003 2:48 am

Caro mmcoelho,

Eu no meu caso não tenciono fazer criação apesar de ter um casal, mas repare que também só colocou pontos negativos sobre a criação, não haverá pontos positivos?
Se todos pensassem assim o mundo estaria deserto a esta hora.
Acho que nem devemos ser tanto ao mar, nem tanto à terra...

Cumprimentos ;)
BdM
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos, Chinchilas, Furões, Petauros do Açucar, Degus, Hamsters ( vários tipos), Psitacídeos e peixes
Contacto:

sábado fev 01, 2003 7:18 pm

Eu sempre gostei de ter animais aos casais e sempre gostei que eles criássem.
Qual a razão?

Primeiro para um animal se reproduzir tem que se sentir minimamente bem no ambiente em que está e há muitos animais que necessitam de cuidados estremos para se reproduzirem. Saber que consegui dar essas condições a um animal e saber que ele está bem que até se reproduz deixa-me ficar feliz.

É claro que no caso de um coelho não é necessário muito para se reproduzir, mas mesmo num coelho, se este for bem alimentado e tiver um gaiola espaçosa, pode ter uma ninhada de 7 láparos ou mais (dependendo da raça) mas se a gaiola for pequena e o alimento rarear ou for de fraca qualidade, o mais que podemos esperar são 3 ou 4 láparos e mesmo esses podem não sobreviver durante muito tempo.

Daí que me dê prazer que os meus animais se reproduzam...

É claro que depois existem os problemas de o que fazer às crias, etc etc etc mas também não devemos ser egoístas ao ponto de pensar que só nós é que tratamos bem os animais e os outros não... mostrando o nosso exemplo os outros podem aprender connosco.

E depois é engraçado ver os rituais de acasalamento... por exemplo no meu aquário de 300 litros adoro observar as danças dos peixes e os seus rituais.

E uma das melhores coisas é acordar uma manhã e ver que temos uma bolinha de pêlo pequenina na gaiola das chinchilas e vê-la crescer. Ou observar o crescer da bolsa de um Petauro e esperar que crias saiam da bolsa da mãe... Ou ver que os nossos peixinhos puseram ovos e passados dias temos um cardume de peixinhos minúsculos...

Esse é o prazer que eu tenho ao criar animais...

É claro que podem surgir problemas, que nem sempre tudo são alegrias, mas isso faz parte de viver não é verdade?

Por isso a reprodução é sempre positiva desde que faça parte do ciclo natural de um animal...

Boas criações!!! ;)
mmcoelho
Membro Veterano

domingo fev 02, 2003 3:49 pm

É "cara", sou rapariga, devo ter-me esquecido de assinar... sou a Maria.

fiz aqui uma pequena análise de conteúdo...são recortes do original
Eu sempre gostei de ter animais aos casais
sempre gostei que eles criássem
Saber que consegui dar essas condições a um animal e saber que ele está bem que até se reproduz deixa-me ficar feliz.
Daí que me dê prazer que os meus animais se reproduzam...
Esse é o prazer que eu tenho ao criar animais...

Dá-me a sensação que não é propriamente a pensar no animal que fazem isso...

Ok...o que eu esperava era que me dissessem que o animal precisava de companhia, que precisava de realizar as suas pulsões sexuais...que se não houvesse criação a espécie não continuava (houve alguém que disse este último por outras palavras). Daí que eu tivesse dado os negativos, para me darem os positivos...Mas se quiserem que eu desenvolva os positivos, digam, fica para outro dia, que eu tenho de estudar ;-)

Durante os primeiros anos em que tive o Zacarias, andei doida para ter uma coelha, para lhe fazer companhia, porque o coelho precisa de uma. Acontece que, quando comecei a ver páginas estrangeiras sobre o assunto, apercebi-me que alguns países têm excesso de população devido ao facto de se fazer criação a torto e a direito.

Aí comecei a considerar outra hipóteses: tudo bem, vai ter companhia mas vou castrar o macho e esterilizar a femea. Acontece que há 6 anos atrás não havia veterinários capazes disso (só encontrei um, que me disse que já tinha feito mas que os coelhos acordavam no meio da operação, a rir...claro que não lhe ía confiar qualquer animal).

Assim, desisti da ideia de ter uma coelha para fazer companhia.

Porque:

*não queria contribuir para um possível excesso de população, nem queria ver coelhos na rua como acontece nos EUA (curiosamente, mais tarde adoptei um cá, que foi encontrado na rua);

*concretizar as pulsões sexuais não implica ter filhotes;

*para fazer companhia teria de ser esterilizado/castrado;

* os animais não têm a noção de família a partir de um determinado momento (acontecendo "incesto", o que bastante mau, porque altera a espécie. Ex. os coelhos anões surgiram do acasalamento de irmãos para ficarem mais pequenos, o que fez com que tivessem problemas de espaço para os dentes e consequentes abcessos, etc)

Na maioria das vezes são crianças ou adolescentes que fazem criação. Quantas delas podemos dizer que são responsáveis? Será que vão fazer como um miúdo que conheci, que vai abandonar os hamsters todos na rua? Depois dos amigos todos já terem coelhos e chinchilas, a quem vão dar? Quando não conseguirem dar, o que vão fazer? Ou será que vão fazer crianção para vender?

Espero que tenham percebido um pouco mais o meu lado. Depois continuamos a conversa...tá?

Jocas

maria
x0269620
Membro

domingo fev 02, 2003 6:34 pm

Ol,a,

Antes do mais, desculpe lá a confusão do caro e cara ;)
Não sou nenhum psicólogo animal para entender o que vai na mente dos animais a 100%, mas não acha perfeitamente natural os animais também quererem ter filhos? Se esse é um desejo do Homem, também o deve ser dos restantes animais não?

Outra coisa é que ninguém falou em fazer criação desenfreadamente, por uma pessoa fazer criação uma vez, não significa que o vá fazer todos os meses.
No meu caso, sabendo que tenho 2 cihnchilas e que poderia ter mais 5 ou 6, não vejo grande problema em que elas se reproduzam, porque não era obrigado a ter de dar as chinchilas.
E para breve, cenas dos próximos capítulos?? ;)
BdM
Membro
Localização: Gatos, Chinchilas, Furões, Petauros do Açucar, Degus, Hamsters ( vários tipos), Psitacídeos e peixes
Contacto:

domingo fev 02, 2003 9:23 pm

Só dois pontos de esclarecimento para a Maria e para a sua análise de conteúdo às minhas frases:

- Quando falamos em animais de companhia estamos a pensar em nós (seres humanos). Pois são os animais que nos vão fazer a tal companhia... Se é egoismo... é uma questão de opinião porque eu acho que é um bocado mútuo. Porque senão porque é que tem o seu coelho fechado numa gaiola há 7 anos? Para SEU prazer, não para o dele com certeza!

Agora quando digo que fico feliz por lhes ter dado as melhores condições para que se reproduzissem... Será egoismo, estarei a pensar em mim? Acho que estou a pensar no bem estar do animal...

- Se estava à espera que nós lhe déssemos os aspectos positivos, que foi o que tentei explicar a nivel pessoal. A sua deixa foi "deixem-me perceber os vossos". O que fiz foi tentar explicar. Afinal não queria perceber, queria julgar. Ok. Cada um o pode fazer...

Agora deixe-me também esclarecer uma coisa... Muitos animais não precisam de companhia. São animais solitários e até muitas vezes, se lhes colocamos um outro animal eles matam-o defendendo o seu território. Acontece muitas vezes nas Chinchilas, por exemplo.

Reproduzir animais para perpétuar a espécie??? Mas alguém está a reproduzir animais em vias de extinção???? Ter animais que pertençam ao CITES é proibido, atenção... Estamos a falar de Coelhos, Chinchilas, Porquinhos da India, etc... São animais que que existem em quantidades impensáveis e reproduzidos em massa...
Reproduzir para brincar aos "deuses" e perpectuar ou não uma espécie...
:-) É um exagero...

Todas as suas razões são exageradas... Se tivésse um casal de coelhos eles iriam provocar uma explosão demográfica no mundo animal? Dificilmente porque até quando um casal está junto eles nem criam pois é preciso separar o macho da fêmea para ele se interessar por ela...

Você fala em "Proteger as espécies", "Excesso de população" e "alterações da espécie" como se o seu coelho fosse o ultimo da sua espécie quando é um simples coelho...

Eu, na minha opinião, acho mais saudável uma pessoa ter (por exemplo) um casal de chinchilas, dar-lhes boas condições e ter 3 ou 4 crias por ano do que ter um casal de coelhos, castrar o macho e esterilizar a fêmea porque é muito aborrecido eles terem crias e depois ter que os dar, etc etc etc... isso é que eu chamo de egoísmo...

Por isso, continuo na minha... deixo os meus animais se reproduzirem porque me dá prazer... Sim, dá-me prazer, a mim, o dono, trata-los bem e ve-los a ter filhotes. Não são espécies raras, não estou a contribuir nem para o excesso de população nem para a extinção estou somente a passar tempo e a divertir-me com os meus animais. São os meus animais de companhia.

E... antes de ir por aí... não eles não vivem amargurados nas suas jaulas. Vivem saudáveis e bem dispostos, fazem as suas vidas, conhecem-me, comem da minha mão e ficam contentes quando chego a casa porque gostam da minha companhia... daí eu dizer que o termo "companhia" é um termo de mutualidade...

Espero ter esclarecido o meu ponto de vista...

Obrigado,
mmcoelho
Membro Veterano

segunda fev 03, 2003 12:25 am

bDM

Curiosamente, o Zacarias até há bem pouco tempo atrás não estava fechado em gaiola nenhuma. Andava à vontade por casa e até ía com ele passear pela relva. Até dormia comigo na cama, por iniciativa dele (a sério).

A situação mudou a partir do momento em que ele ficou incontinente, aliás, mudou pouco tempo antes, quando a Zacarias teve um amigo, o Gaspar (o tal que fui buscar à UZ). Acontece que dois coelhos não se dão...normalmente o que acontece é que eles resolvem o problema: um deles castra o outro. Acho que é preferível castrá-los com ajuda médica do que ficar à espera que se entendam ou que a fiquem com uma infecção mortal.

Aí passei a ter duas áreas da casa para eles andarem à solta, o Gaspar na cozinha e o Zacarias no quarto.

Se eu estivesse a pensar em mim, enfiava-los numa gaiola pequena e ficavam lá...simplesmente, como tenho visto. Cheguei ao ponto de comprar duas gaiolas gigantes com o meu dinheiro do trabalho de verão.... claro, foi a pensar em mim. Ah, e quando comecei a ir a um Veterinário longe da minha casa, também foi a pensar em mim...

Acho que por este bocado já dá para entender que não tenho o Zacarias para me dar prazer. Tenho o Zacarias porque ele está melhor comigo do que na loja de animais onde a minha mãe o foi buscar, da mesma forma que o Gaspar ficou melhor comigo do que na associação de animais.

O que me leva a agir assim? Penso no que é melhor ou não para ele(s). Como? Consulto veterinários competentes, procuro informação de confiança na internet. Antes de agir, mexo-me. Se fosse pensar em mim, o Gaspar tinha sido abatido mal se soube que tinha pasteurela. Não, curiosamente, consegui estabelecer contactos com um veterinário nos EUA, que disse ao de cá o que devia fazer. Viveu em boas condições de vida durante mais 3 anos.

Eu nunca pensei em ter um coelho mas a partir do momento em que mo deram, achei que devia ser responsável. Talvez por isso ele tenha 7 anos, não?

Afinal não queria perceber, queria julgar. Ok. Cada um o pode fazer...
Se eu quisesse julgar, tinha julgado logo à partida sem perceber o porquê. Escusava de perguntar porquê, esperar a resposta e falar. É que vocês ainda não perceberam que eu já pensei como vocês e que, com o tempo e experiência, fui mudando de opinião. E expliquei pq.

Sim, claro que há animais que não precisam de companhia, mas também há aqueles que precisam, o coelho é um deles. Sobre a chinchila não me posso pronunciar.

Sobre continuação da espécie (e não reprodução de animais em vias de extinção) foi alguém que falou anteriormente e que poderia ser um um argumento a favor.

Acho curioso contudo, o facto de dizer
São animais que que existem em quantidades impensáveis e reproduzidos em massa...
faz-me entender que afinal sabe do que eu estou a falar: existem em quantidade impensável, para quê criar?

Todas as suas razões são exageradas... Se tivésse um casal de coelhos eles iriam provocar uma explosão demográfica no mundo animal?
Parece-me que a sua visão está a ser um bocado limitada...excesso de população não seria por minha culpa mas por culpa das muitas marias e bdms que o fizessem...Você só vê o n.º 1 mas 1+1+1+1+1+1=6

Em relação a castrar coelhos, vá ao site www.houserabbit.com e perceba porquê. Se eles próprios se castram, pq não? Se as coelhas têm tendência para morrer com cancro nos ovários, pq não esterilizar?
Eu, na minha opinião, acho mais saudável uma pessoa ter (por exemplo) um casal de chinchilas, dar-lhes boas condições e ter 3 ou 4 crias por ano do que ter um casal de coelhos, castrar o macho e esterilizar a fêmea porque é muito aborrecido eles terem crias e depois ter que os dar, etc etc etc... isso é que eu chamo de egoísmo...

Aborrecido? ok...se é isso que acha, tudo bem. Não falava de aborrecimento, mas da aflição que é ter uma série de animais em casa, sem capacidade para lhes dar a atenção que merecem, sem dinheiro para veterinários, comida com qualidade. É disso que falo.

Em relação a esclarecer a sua opinião, acho que ficou numa posição pior...enfim...não sei há quanto tempo tem chinchilas. Talvez daqui a uns anos perceba do que falo.

De nada!

[/b]
mmcoelho
Membro Veterano

segunda fev 03, 2003 12:37 am

Não era preciso pedir desculpas, eu é que me esqueci-me de assinar ;-)

Acho natural os animais terem filhos, não acho normal ver cães e gatos abandonados na rua e não me conformo com isso. Uma vez, tudo bem, há veterinários que dizem que até lhes faz bem. Mas depois, ver cadelas/coelhas/gatas a terem filhotes sucessivamente porque o dono não teve o cuidado de esterilizar? Isso é demais!

Aliás, queria dizer uma coisa: se fosse a primeira vez que eu tivesse ouvido falar em criação nos "exóticos" do clix, até nem me metia. Acontece que, se virem os posts desde o início (não sei se têm todos guardados), vêem-se mais posts sobre criação do que sobre acomodação ou alimentação! Isso é normal? Eu não acho! De repente, alimentar os nossos animais não dá prazer, deve ser por isso!

Mais, no fórum dos cães e gatos, já chegaram à conclusão de que é absolutamente necessário castrar/esterilizar os animais para pararmos de ver animais esmagados nas autoestradas, gatos dentro dos motores dos carros, enfim...

Nós já temos a experiência com os cães e gatos. Está (ainda) na nossa mão que isso não aconteça com os exóticos!

É só isso que quero passar. Se ainda não perceberam, falem com pessoas experientes no exterior. Posso dar contactos de pessoas com coelhos e até de pessoas com chinchilas... Inscrevam-se em grupos responsáveis, com conhecimentos...é a essas pessoas que eu devo praticamente tudo aquilo que sei sobre coelhos.

antes que me esqueça de assinar:

maria
BdM
Membro
Contacto:

segunda fev 03, 2003 10:26 pm

Cara Maria e restantes membros,

Antes de tudo, deixem-me apresentar visto não o ter feito antes:

Eu tenho 33 anos, tenho animais desde sempre e desde sempre os meus animais se reproduziram quando a natureza assim o quis... a minha casa sempre foi um Jardim Zoológico caseiro, sempre gastei as minhas mesadas todas com os meus animais para lhes dar as melhores gaiolas, alimentação, etc. Quando deixei de ter mesadas e passei a ter ordenados, tudo se passou da mesma maneira... Continuei a ter mais animais, eles continuaram a fazer a vidinha deles e eu continuei a ter um Jardim Zoológico em casa.

Nunca maltratei nenhum animal. Conheço muitos e bons veterinários, especialmente de exóticos, e já gastei fortunas para salvar alguns.

Fui durante 5 anos secretário da APCP - Associação Portuguesa de Criadores de Psitacídeos, participei em Congressos em Tenerife, no LORO PARQUE, sobre a protecção e criação de Psitacídeos, sou membro da WPT - World Parrot Trust, da National Chinchilla Society, da LPN Liga para a Protecção dos Animais, da AAP - Associação de Avicultores de Portugal e sou sócio nr. 1, fundador e Presidente do Clube Chinchila Portugal.

O ano passado deixei o emprego de bancário que exercia há 13 anos para fazer uma coisa que gosto muito, trabalhar com animais. Estou a trabalhar numa empresa que se dedica à criação, importação e venda de animais para o mercado das Pet Shops, logo para animais de estimação. Tenho a meu cargo um plano de criação que vai desde aves, coelhos, roedores e, por piada, alguns peixes (ciclideos)...

... Com certeza que, na sua opinião, Maria, um verdadeiro criminoso!
;)

Desde o inicio desta Webpage - a ARCA DE NOÉ - que participo nestes Foruns e, se tem os post gravados, podem ver que é verdade, ou como BdM (Bicho do Mato) ou como Zooexótico (se estiver no computador do trabalho). Já expliquei muita coisa, tirei muitas dúvidas e ensinei muita gente.

Confesso que quando li o Post sobre Criar ou não Chinchilas da Maria Faustino - uma recente sócia do CCP - e vi a pergunta da mmcoelho (Maria) sobre as razões que levavam as pessoas a criar animais pensei, vou responder para poder transmitir o prazer (lá estou eu a ser egoísta) ;) que dá ver uma criatura desenvolver-se e tornar-se adulta, na nossa casa, com a nossa ajuda - porque não dizer com o nosso amor - ver essa criatura conhecer-nos e lidar connosco como se pertencessemos à mesma familia...

Afinal não era isso que era pretendido. Quando a pergunta foi feita, as respostas já estavam definidas:

Citando:

Ok...o que eu esperava era que me dissessem que o animal precisava de companhia, que precisava de realizar as suas pulsões sexuais...que se não houvesse criação a espécie não continuava (houve alguém que disse este último por outras palavras). Daí que eu tivesse dado os negativos, para me darem os positivos...Mas se quiserem que eu desenvolva os positivos, digam, fica para outro dia, que eu tenho de estudar

Mais valia que tivesse sido feito uma pergunta de escolha multipla e assim eu não me enganava na resposta.

Já agora gostava que desenvolvesse os aspectos positivos para ver se eu me enquadro em algum e me começo a sentir melhor. ;)

E já agora,

Citando:

Acho que por este bocado já dá para entender que não tenho o Zacarias para me dar prazer. Tenho o Zacarias porque ele está melhor comigo do que na loja de animais onde a minha mãe o foi buscar, da mesma forma que o Gaspar ficou melhor comigo do que na associação de animais.

Espero que no meio disso tudo tenha algum prazer com os seus animais porque se é só por obrigação... não faz muito sentido.

Citando:

Eu nunca pensei em ter um coelho mas a partir do momento em que mo deram, achei que devia ser responsável. Talvez por isso ele tenha 7 anos, não?

Ah, é um fardo que carrega... uma penitência...

Citando:

É que vocês ainda não perceberam que eu já pensei como vocês e que, com o tempo e experiência, fui mudando de opinião. E expliquei pq.

Ah, peço desculpa ... nós somos todos uns ignorantes... Finalmente neste Forum, após tantos anos a ajudar os outros membros, chega aqui alguém superior...

Citando:

faz-me entender que afinal sabe do que eu estou a falar: existem em quantidade impensável, para quê criar?

Porque quando o seu coelhinho morrer, porque nenhum ser, por mais bem tratado que seja é imortal, se quiser outro coelhinho, terá que arranjar outro que, se não fosse reproduzido, não teria nascido. Filosoficamente falando, se ninguém reproduzisse os coelhos, ou porquinhos da India ou chinchilas ou outro animal qualquer as pessoas depois não tinham animais de estimação... ou então vamos ter a outro problema que é, se as pessoas não os reproduzissem, as pessoas iam continuar a apanhar animais selvagens dos seus habitats e depois levavam-os à extinção. Que foi o que aconteceu por exemplo com as Chinchilas que, não por causa do mercado das Pet Shops mas sim o mercado da pele, este animal não se extinguio. (com isto não estou de maneira nenhuma a defender o mercado das peles)

Citando:

Parece-me que a sua visão está a ser um bocado limitada...excesso de população não seria por minha culpa mas por culpa das muitas marias e bdms que o fizessem...Você só vê o n.º 1 mas 1+1+1+1+1+1=6

Sinceramente não sei quem é que está com a visão limitada... falar das criações caseiras e implicar uma explosão demográfica de animais...

Citando:

Aborrecido? ok...se é isso que acha, tudo bem. Não falava de aborrecimento, mas da aflição que é ter uma série de animais em casa, sem capacidade para lhes dar a atenção que merecem, sem dinheiro para veterinários, comida com qualidade. É disso que falo.
Em relação a esclarecer a sua opinião, acho que ficou numa posição pior...enfim...não sei há quanto tempo tem chinchilas. Talvez daqui a uns anos perceba do que falo.

Peço desculpa se a minha posição ficou ainda pior. Não sei o que fazer para me redimir... Tudo isto porquê? Ah, é verdade, eu disse que "tinha prazer" em ter animais como companhia... E já tenho chinchilas há 6 anos, e Hamsters há 26 anos, e coelhos há 24 anos, e aves há 23 anos, e peixes tropicais há 28 anos, e Degus há 3 anos, e Petauros do Açucar há 4 anos, Furões há 2 anos e Camaleões há poucos meses... etc etc etc. No entanto todos eles se reproduzem, são muito bem tratados, são vistos pelos melhores veterinários que consigo encontrar e não é ninguém que não me conhece minimamente que me vai chamar isto ou aquilo por eu dizer, nas melhores das intenções, que tinha prazer em ter animais e em que estes criássem as suas crias como na natureza.

O que você devia ter falado, e que não falou é da criação irresponsável. Da criação por pessoas que não têm conhecimentos nem condições para o fazer.
Mas aí também a maior parte das pessoas não tem suficiente responsabilidade para ter um animal ao seu cuidado. Os animais, especialmente os exóticos, não são para toda a gente. Nem um cão ou um gato é. Os animais não são abandonados nem se vêem mortos nas estradas devido à criação descuidada. Os animais são abandonados porque a maior parte das pessoas são irresponsáveis e tratam os animais como objectos. Os animais para elas são modas, são maneiras de se evidênciar, são luxo. Quando tudo isso passa, os animais passam para um segundo plano. A culpa não é dos criadores de cães ou de outros animais, a culpa é de QUEM TEM OS ANIMAIS...

Concordo com a castração ou esterilização no sentido de prevenir a reprodução de animais vadios e abandonados.

E acho que este post já vai longo e não tenho que estudar mas tenho que ir trabalhar no próximo boletim para os sócios do Clube Chinchila Portugal, sim, porque eu no clube, além de fazer tudo, ainda tento educar e informar os sócios de como dar as melhores condições às suas chinchilas...

É só egoísmo.

Fiquem bem e se precisarem de ajuda para que as vossas criações sejam bem sucedidas... escrevam e perguntem, eu, como desde o início, estarei por aqui sempre que possa.
mmcoelho
Membro Veterano

terça fev 04, 2003 10:04 pm

Sabes uma coisa: ainda não te percebi. Defensor de animais que tem empresa de importação dos mesmos para lojas? É incoerente! Pareces uma versão do Dr. Jeckyll & Mr. Hyde. Tipo: defensor dos animais durante o dia e um comerciante de animais pela noite.

Que decepção! Bem, por uma lado, começo a compreender outras coisas. Se não há criação, não tens lucro...explica também a venda de chinchilas num determinado clube (sim, também lá está o adoptar, eu vi).

Poderia e posso, se quiseres, responder ao resto do post (da próxima vez faz quote, distingue-se melhor). Agora estou com preguiça...dás trabalho.

E eu que andava com curiosidade pelas chinchilas...

maria

PS- já agora, não me trates por você. Odeio!

[/i]
Responder

Voltar para “Exóticos”