Cara Maria e restantes membros,
Antes de tudo, deixem-me apresentar visto não o ter feito antes:
Eu tenho 33 anos, tenho animais desde sempre e desde sempre os meus animais se reproduziram quando a natureza assim o quis... a minha casa sempre foi um Jardim Zoológico caseiro, sempre gastei as minhas mesadas todas com os meus animais para lhes dar as melhores gaiolas, alimentação, etc. Quando deixei de ter mesadas e passei a ter ordenados, tudo se passou da mesma maneira... Continuei a ter mais animais, eles continuaram a fazer a vidinha deles e eu continuei a ter um Jardim Zoológico em casa.
Nunca maltratei nenhum animal. Conheço muitos e bons veterinários, especialmente de exóticos, e já gastei fortunas para salvar alguns.
Fui durante 5 anos secretário da APCP - Associação Portuguesa de Criadores de Psitacídeos, participei em Congressos em Tenerife, no LORO PARQUE, sobre a protecção e criação de Psitacídeos, sou membro da WPT - World Parrot Trust, da National Chinchilla Society, da LPN Liga para a Protecção dos Animais, da AAP - Associação de Avicultores de Portugal e sou sócio nr. 1, fundador e Presidente do Clube Chinchila Portugal.
O ano passado deixei o emprego de bancário que exercia há 13 anos para fazer uma coisa que gosto muito, trabalhar com animais. Estou a trabalhar numa empresa que se dedica à criação, importação e venda de animais para o mercado das Pet Shops, logo para animais de estimação. Tenho a meu cargo um plano de criação que vai desde aves, coelhos, roedores e, por piada, alguns peixes (ciclideos)...
... Com certeza que, na sua opinião, Maria, um verdadeiro criminoso!
Desde o inicio desta Webpage - a ARCA DE NOÉ - que participo nestes Foruns e, se tem os post gravados, podem ver que é verdade, ou como BdM (Bicho do Mato) ou como Zooexótico (se estiver no computador do trabalho). Já expliquei muita coisa, tirei muitas dúvidas e ensinei muita gente.
Confesso que quando li o Post sobre Criar ou não Chinchilas da Maria Faustino - uma recente sócia do CCP - e vi a pergunta da mmcoelho (Maria) sobre as razões que levavam as pessoas a criar animais pensei, vou responder para poder transmitir o prazer (lá estou eu a ser egoísta)

que dá ver uma criatura desenvolver-se e tornar-se adulta, na nossa casa, com a nossa ajuda - porque não dizer com o nosso amor - ver essa criatura conhecer-nos e lidar connosco como se pertencessemos à mesma familia...
Afinal não era isso que era pretendido. Quando a pergunta foi feita, as respostas já estavam definidas:
Citando:
Ok...o que eu esperava era que me dissessem que o animal precisava de companhia, que precisava de realizar as suas pulsões sexuais...que se não houvesse criação a espécie não continuava (houve alguém que disse este último por outras palavras). Daí que eu tivesse dado os negativos, para me darem os positivos...Mas se quiserem que eu desenvolva os positivos, digam, fica para outro dia, que eu tenho de estudar
Mais valia que tivesse sido feito uma pergunta de escolha multipla e assim eu não me enganava na resposta.
Já agora gostava que desenvolvesse os aspectos positivos para ver se eu me enquadro em algum e me começo a sentir melhor.
E já agora,
Citando:
Acho que por este bocado já dá para entender que não tenho o Zacarias para me dar prazer. Tenho o Zacarias porque ele está melhor comigo do que na loja de animais onde a minha mãe o foi buscar, da mesma forma que o Gaspar ficou melhor comigo do que na associação de animais.
Espero que no meio disso tudo tenha algum prazer com os seus animais porque se é só por obrigação... não faz muito sentido.
Citando:
Eu nunca pensei em ter um coelho mas a partir do momento em que mo deram, achei que devia ser responsável. Talvez por isso ele tenha 7 anos, não?
Ah, é um fardo que carrega... uma penitência...
Citando:
É que vocês ainda não perceberam que eu já pensei como vocês e que, com o tempo e experiência, fui mudando de opinião. E expliquei pq.
Ah, peço desculpa ... nós somos todos uns ignorantes... Finalmente neste Forum, após tantos anos a ajudar os outros membros, chega aqui alguém superior...
Citando:
faz-me entender que afinal sabe do que eu estou a falar: existem em quantidade impensável, para quê criar?
Porque quando o seu coelhinho morrer, porque nenhum ser, por mais bem tratado que seja é imortal, se quiser outro coelhinho, terá que arranjar outro que, se não fosse reproduzido, não teria nascido. Filosoficamente falando, se ninguém reproduzisse os coelhos, ou porquinhos da India ou chinchilas ou outro animal qualquer as pessoas depois não tinham animais de estimação... ou então vamos ter a outro problema que é, se as pessoas não os reproduzissem, as pessoas iam continuar a apanhar animais selvagens dos seus habitats e depois levavam-os à extinção. Que foi o que aconteceu por exemplo com as Chinchilas que, não por causa do mercado das Pet Shops mas sim o mercado da pele, este animal não se extinguio. (com isto não estou de maneira nenhuma a defender o mercado das peles)
Citando:
Parece-me que a sua visão está a ser um bocado limitada...excesso de população não seria por minha culpa mas por culpa das muitas marias e bdms que o fizessem...Você só vê o n.º 1 mas 1+1+1+1+1+1=6
Sinceramente não sei quem é que está com a visão limitada... falar das criações caseiras e implicar uma explosão demográfica de animais...
Citando:
Aborrecido? ok...se é isso que acha, tudo bem. Não falava de aborrecimento, mas da aflição que é ter uma série de animais em casa, sem capacidade para lhes dar a atenção que merecem, sem dinheiro para veterinários, comida com qualidade. É disso que falo.
Em relação a esclarecer a sua opinião, acho que ficou numa posição pior...enfim...não sei há quanto tempo tem chinchilas. Talvez daqui a uns anos perceba do que falo.
Peço desculpa se a minha posição ficou ainda pior. Não sei o que fazer para me redimir... Tudo isto porquê? Ah, é verdade, eu disse que "tinha prazer" em ter animais como companhia... E já tenho chinchilas há 6 anos, e Hamsters há 26 anos, e coelhos há 24 anos, e aves há 23 anos, e peixes tropicais há 28 anos, e Degus há 3 anos, e Petauros do Açucar há 4 anos, Furões há 2 anos e Camaleões há poucos meses... etc etc etc. No entanto todos eles se reproduzem, são muito bem tratados, são vistos pelos melhores veterinários que consigo encontrar e não é ninguém que não me conhece minimamente que me vai chamar isto ou aquilo por eu dizer, nas melhores das intenções, que tinha prazer em ter animais e em que estes criássem as suas crias como na natureza.
O que você devia ter falado, e que não falou é da criação irresponsável. Da criação por pessoas que não têm conhecimentos nem condições para o fazer.
Mas aí também a maior parte das pessoas não tem suficiente responsabilidade para ter um animal ao seu cuidado. Os animais, especialmente os exóticos, não são para toda a gente. Nem um cão ou um gato é. Os animais não são abandonados nem se vêem mortos nas estradas devido à criação descuidada. Os animais são abandonados porque a maior parte das pessoas são irresponsáveis e tratam os animais como objectos. Os animais para elas são modas, são maneiras de se evidênciar, são luxo. Quando tudo isso passa, os animais passam para um segundo plano. A culpa não é dos criadores de cães ou de outros animais, a culpa é de QUEM TEM OS ANIMAIS...
Concordo com a castração ou esterilização no sentido de prevenir a reprodução de animais vadios e abandonados.
E acho que este post já vai longo e não tenho que estudar mas tenho que ir trabalhar no próximo boletim para os sócios do Clube Chinchila Portugal, sim, porque eu no clube, além de fazer tudo, ainda tento educar e informar os sócios de como dar as melhores condições às suas chinchilas...
É só egoísmo.
Fiquem bem e se precisarem de ajuda para que as vossas criações sejam bem sucedidas... escrevam e perguntem, eu, como desde o início, estarei por aqui sempre que possa.