A palha da versele laga é a que utilizo para as minhas na minha opinião é a que tem menos pó. Elas comem sim, mas também a utilizam para fazer o ninho.
Eu apercebo-me que as minhas estão grávidas porque a barriga cresce

. Agora fora de brincadeiras se ela estiver ´grávida consegues sentir os coelhitos na apalpação.
As coelhas só fazem ninho para parir, utilizam a palha e o pêlo que arrancam da barriga para forrar o ninho. Consegues perceber se uma coelha vai parir quando ela começa a arrancar o pêlo e a fazer o ninho, em norma nas 24 horas seguintes parem.
Deves limpar a gaiola antes de ela parir porque não é conveniente mexer muito no ninho nem nos bébés, corres o risco de que ela os rejeite. Depois de nascerem os bébés a limpeza deve ser feita na zona que ela utiliza com WC e só aí.
Deves ter cuidado quando os bébés abrem os olhos com pó e sujidade dentro da gaiola, pode provocar infecções que em norma levam à cegueira. Não sei que tipo de litter usas no fundo da gaiola, mas eu aconselhar-te-ia a usares um completamente ausente de pó (corn cobs) de modo evitar as infecções nos olhos dos bébés.
E já agora boa sorte