Vida sexual das minhas chins

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
rosa_tony
Membro Júnior
Registado: segunda nov 14, 2005 5:17 pm

sábado fev 03, 2007 12:00 am

ola boa noite,
estou com uma duvida em relção ao meu casal de chinchilas.
Desde á dois dias para cá que o macho tenta insistentemente cobrir a femea acho que se ela deixa-se ele passava 24 horas seguidas naquilo. Esta noite começou a "guinchar" muito, aquele som que fazem muito semelhante ao ladrar de um cão. Isto é normal?? :oops:

Como é que sei se a fêmea está com cio??
MARISAFERREIRA
Membro Júnior
Registado: terça set 19, 2006 3:51 pm

sábado fev 03, 2007 12:20 pm

A maturidade sexual nas chinchilas ocorre entre os 4 e os 6 meses. Mas a idade ideal para a reprodução é por volta dos 9 meses de idade
A ovulação ocorre entre 28-30 dias e o cio dura entre 2 a 5 dias.
O cruzamento ocorre maior parte das vezes durante a noite. Após o cruzamento, passadas 3 a 4 horas a fêmea elimina um tampão (stopper).
O período de gestação dura em média 111 dias. A média é de dois partos por ano e o número de crias varia entre 1 a 6 sendo a média de duas crias por ninhada.
A banheira de areia deverá ser retirada da gaiola 3 dias antes do parto e só deverá ser reintroduzida 10 dias depois.
A fêmea entra novamente em cio após o parto que dura aproximadamente 36 horas, embora o macho seja um excelente pai, convém separa-los para que não ocorra um novo acasalamento.
Duas gestações seguidas podem prejudicar a saúde da mãe, podendo ocorrer problemas de desnutrição, o que vai acarretar uma saúde débil por parte das crias. Poderá introduzir o macho novamente, após 1 semana.
Geralmente o parto ocorre durante a madrugada.
Tenha em atenção que as brincadeiras nocturnas da mãe podem magoar as crias, por isso é conveniente arranjar um abrigo para as crias.
As crias nascem cobertas de pêlo, olhos abertos e a andarem.
A partir do 10º dia os bebés começam a trincar ração e alfafa. Mamam durante 60 dias, passados estes 60 dias as crias já se alimentam sozinhas no entanto antes de as separar dos pais verifique se tal acontece.

espero ter ajudado e boa sorte! :)
Nadeshda
Membro
Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)

domingo fev 04, 2007 11:03 pm

É a fêmea que está a fazer esse som? Se sim, é porque ela não quer nada com o macho.
Responder

Voltar para “Exóticos”