duvidas de um novato

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
luistogad
Membro
Registado: segunda fev 19, 2007 3:01 pm

segunda fev 19, 2007 3:09 pm

bem sou novo por ca mas ja fiz a minha apresentação hehe agr keria tirar algumas duvidas e claro converçar com o pessoal :D
é assim eu tive 2 hamster's um anão e um sirio tive 2 piriquitos k moravam soltos no meu kuarto e 2 caturras k tb moraram assim até fugirem :oops: diga-se k n tenho tido mta sorte com passaros o minha piriquita morreu pk meteu um ovo e veio colado com o resto atraz e acabou por n subriver msm dpois de ser vista por um vet...mas prontos sinto a falta dela claro mas tento pensar no tempo k ela teve cmg e não nas coisas tristes! agr a duvida eu gostaria de saber mais sobre porquinhos da india e essas ratazanas domesticas saber kanto ek se gasta em media com eles por mes +- pk eu n kero ter um animal e n lhe poder dar uma vida decente! se me poderem exclarecer agradecia mt :D
phoebe
Membro
Registado: quinta ago 10, 2006 8:46 am

segunda fev 19, 2007 3:55 pm

Oi luis..
eu tenho dois poquinhos da india fai fazer agora tres meses e pouco...
posso-te dizer que sao animais muito bonitos, simpaticos, curiosos, e divertidos! :D
até agora ainda nao gastei com eles mais do que 20€ e isto só na raçao e sementes de girassol, mas os meus piggies ligam mais aos legumes do que a raçao..por isso e k nao me sai assim tao caro..
e é isto...espero que optes por um porquinho...
nao te vais arrepender...
ate ja :wink:
<p><u>kevin &prada</u></p>
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

segunda fev 19, 2007 4:20 pm

Phoebe, não se deve dar sementes de girassol a um porquinho. Contém muita gordura e são prejudiciais aos porquinhos.

Luis, eu neste momento tenho porquinhos. São uns animais muito mimosos, interagem com o dono. Alguns respondem pelo nome, andam trás de ti, fazem cui's quando têm fome e quando sabem que os legumes estão a chegar e mal ouvem o saco da ração...uiiii.
Podes fazer uma pesquisa pelo sub-fórum dos porquinhos da india, que encontras muita informação sobre alimentação, manutenção, que tipo de gaiolas podes ter, etc.

As ratazanas são capazes de sair mais baratos, são mais pequenas que os porquinhos e a alimentação geralmente é composta pela ração (não que a alimentação de um porquinho seja muito cara, mas para além da ração tb se alimentam de legumes que é muito importante e feno para gastarem os dentes).
São muito inteligentes e interagem mais com o dono do que um porquinho(é a minha opinião, embora nunca tenha tido ratazanas domésticas).
Podes ensinar-lhes muitas coisas.
Podes ver aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=DJy04czN-M0
Só agora é que se começam a ver pessoas, em Portugal, com estes animais e estão todas muito satisfeitas.:)
Tens aqui pouca informação,mas já é alguma coisa:
http://www.aprome.com.pt/nrratazanas.htm

Podes fazer uma pesquisa pelo google e caso não tenhas problemas com o inglês, procura por Fancy Rats e encontras muita coisa.

Caso tenhas mais alguma dúvida, está à vontade.:)
phoebe
Membro
Registado: quinta ago 10, 2006 8:46 am

segunda fev 19, 2007 4:29 pm

oi silly
eu li num site qualquer quando andava a pesquisar antes de ter os porquinhos que eles podiam comer...aos meus dou de vez em quando..e eles adoram...
secalhar nao posso dar mais...ou entao muito raramente.
k me dizes? :|
<p><u>kevin &prada</u></p>
Silly_Bublle
Membro Veterano

segunda fev 19, 2007 4:57 pm

Não podes fundar a tua opinião só num site, além disso alguns sites têm informação errada.
Eu confio nos sites de criadores, pois eles sabem mais que nós e em todos os que li e mesmo o criador a quem comprei os meus porquinho, sempre disseram que não se deve dar sementes de girassol e frutos secos porque contêm demasiada gordura e fazem mal.
Se fosse a ti retirava as sementes da dieta dos teus porquinhos.
Em vez das sementes dá antes salsa, coentros ou bocadinhos de cenoura, é mais saudável.:)
luistogad
Membro

segunda fev 19, 2007 7:41 pm

hum obrigado pelas respostas rapidas estou a ver k vou gostar mt de continuar em contacto com vosco pelo forum :D e em relação aos animais smp pensei k os porquinhos tiveçem custos maiores ek smp gostei deles são bue fofos mas em termos de feitio gostam de colo e coisas assim ou são tipo hamster's k só pensam em enxer as boxexas ? :lol: em relação aos ratazanas alguem k tenha podia dizer como são tambem ? a unica coisa k me mete um pouco de impressão nelas e akele rabo careca hehe mas tb n seria por isso...mas se me poderem falar deles e do contacto com os humanos agradecia :D
luistogad
Membro

segunda fev 19, 2007 8:17 pm

ja agr keria acrescentar umas coisas os fancy rats n tem tendencias a ter doenças ou problemas ek pareceu-me ouvir kalker coisa de problemas respiratorios num video da net mas axo k percebi mal :roll:
Silly_Bublle
Membro Veterano

segunda fev 19, 2007 8:17 pm

Os porquinhos são preguiçosos.:D
Gostam de dormir e comer, mas se os soltares numa divisão eles cuscam tudo. Gostam também de estar no colo a serem mimados.:)

luistogad, o rabo até te pode provocar impressão, mas quando olhares para uma, vais morrer de amores.:)
A minha mãe que diz não gostar de ratos, ficou derretida por uma.:D
As ratazanas são activas, andam sempre a brincar com os tubos, rodas, escadas.

Não sei se há muita gente aqui no fórum com ratazanas, mas é um casa de esperares.:)
Silly_Bublle
Membro Veterano

segunda fev 19, 2007 8:21 pm

Quase todos os roedores podem ter problemas respiratórios.
Os porquinhos e hamsters também têm essa tendência, tudo depende do sitio onde os vais colocar, de preferência longe de correntes de ar e também do fundo que utilizas nas gaiolas, as pedras de gato não são recomendadas porque têm pó e as pedrinhas fazem feridas nas patas dos animais.
Vera_Carlos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2006 4:43 pm
Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba

segunda fev 19, 2007 8:42 pm

Eu tenho duas ratazanas... O elfo tá à2 semanas cmgo e posso dizer-t que é um mimo e atende pelo seu nome (qdo assim o entende) qdo acordo é o primeiro a dar os bons dias. É mto brincalhão, curioso, inteligente e adora mimos. Tem tendencia p aninhar-se junto de ti. Agora o aragon, só o tenho desde sab (17 de fev) é capaz de ser irmão ou primo do Elfo, mas é esquivo e temeroso... ao contrário do Elfo, quando o trouxe já tinha sido desmamado e separado da mãe... Não m orgulho de ter trazido o Elfo antes de tempo, mas estou satisfeita por ter trazido o Aragon e de tê-los... Agora só me falta conquistar o afecto do aragon...
Quanto a gastos, té agora ñ gastei muito com eles... só em comida e alguns acessórios... principalmente, aqueles que ñ podem ser d fabrico caseiro. De resto... podes equipar uma boa gaiola com acessórios de material "reciclado".
Ups! acho que a resposta está um pouco confusa, mas espero ter ajudado...
Fiquem bem, Vera
luistogad
Membro

segunda fev 19, 2007 8:42 pm

ah agr ja percebi mas olha as ratazanas são doceis como os porquinhos ? do tipo andar ao colo e coisas assim ? ou fikam mais activos e não fikam parados ? :D
luistogad
Membro

segunda fev 19, 2007 8:45 pm

Vera_Carlos não até esta mt bom eles demoram mt tempo a adaptarem-se a ti ? e em questões de € kanto ek gastas em comida +- por mes :D ?
Vera_Carlos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2006 4:43 pm
Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba

segunda fev 19, 2007 9:09 pm

Comprei à 1 1/2 semana 1kgr comida, 200grpapa de fruta e ñ chegou a 4€... e ainda tenho bastante. É assim, quanto à comida, depende do sitio de onde a compres, normalmente vou às casas "especializadas" e compro a vulso... té porque, te sai bem mais barato do que estars a comprar caixas "enganosas" dos hipers.
Antes de comprar, seja que animal for, pensa bem... faz uma lista do que poderás vir a necessitar para cada um deles, depois faz uma pesquisa de preços... e vê aquele que mais te convém, mas antes, ñ te esqueças de preparar o habitat e só depois adquireres o animal pretendido...
Fiquem bem, Vera
luistogad
Membro

segunda fev 19, 2007 9:17 pm

sim claro
eu tive 2 hamster's e curtia bues deles especialmente do sirio k o conçegui ensinar a fikar em pé kando dizia "em pé" era bue giro mas ele so me ligava por causa da comida LOL o k eu keria era saber se ah um animal tipo o hamster mas k nos ligue mais ainda pensei num porquinho da india mas axo k seja melhor um animal mais pekenino para poder aproveitar a gaiola k tenho mesmo k tenha k a mudificar por exemplo aumenta-la para fikar mais alta para poder fazer 2 andares :D
opiniões ? :P
Silly_Bublle
Membro Veterano

segunda fev 19, 2007 9:27 pm

Os porquinhos...bem... convém que sejam dois, pois são uns animais muito sociáveis e é aconselhado teres dois, para o caso de um dia não teres muito tempo para lhe dar atenção, não ficar triste.
A gaiola é o que é mais caro. A ração...bom, eu compro logo embalagens grandes(3kg) para dar logo para um mês, que são um pouco caritas, mais o feno, legumes...fica um pouco mais caro que a ratazana.

Para além desses dois, também tens os degus, que são engraçados.
Uma gaiola de hamster não dá para aproveitares para um porquinho.
Responder

Voltar para “Exóticos”