Bem... abri este tópico para discussão de um tema sobre chinchilas, deve-se ou não separar macho e femea quando nasce uma ninhada?
Já me tentei informar de várias maneiras, li imensos artigos e perguntei a criadores e as respostas são várias.
Uns dizem que se devem separar os pais assim que as crias nascem, outros antes mesmo de nascerem e outros ainda que dizem que não é preciso separar pois o tempo em que a femea está grávida chega para descansar até nascer uma nova ninhada.
Eu, por pena e medo tenho optado pela ultima... já bastantes vezes estive para os separar mas depois olho e dá-me uma pena separá-los pois eles parece que ficam tristes e apáticos, por outro lado tenho medo de quando voltar a introduzir o macho ele estranhe e de alguma maneira faça mal aos filhotes ou à fêmea.
Seja como for e depois de tudo o que também tenho lido aqui no fórum acho que sou uma sortuda no casal que tenho (pelo menos até agora)
No domingo dia 18 tive a 4ª ninhada, é apenas uma bolinha cinzenta e fofa mas sendo apenas uma é de maneira que não custa tanto a criar. Digo que tenho sorte pois desde que começaram a reproduzir-se nunca houve problemas de gravidez ou com as crias, também nunca morreu nenhuma e eu deixo sempre a betty ter as suas crias em sossego, lá vou dar uma espreitadela de vez em quando mas prefiro deixá-la sossegada, o pai é sempre atencioso e ambos cuidam muito bem dos pequenitos. Mesmo quando nasceram 3 e um deles era mais pequeno fiquei preocupada mas lá deixei a natureza seguir o seu curso e tudo correu bem.
Por tudo isto digo que tenho sorte e vontade de ter mais um casal

Desculpem a extensão do tópico mas gostaria de saber algumas das vossas opiniões e experiências, boas e más para tentarmos aprender cada vez mais uns com os outros e tentarmos tratar o melhor possivel dos nossos pequenotes
Obrigada
Isabel