Chinchilas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
isabelmap
Membro Júnior
Mensagens: 31
Registado: quinta ago 11, 2005 9:25 pm
Localização: 2 chinchilas e peixes

segunda mar 19, 2007 10:15 pm

Olá

Bem... abri este tópico para discussão de um tema sobre chinchilas, deve-se ou não separar macho e femea quando nasce uma ninhada?

Já me tentei informar de várias maneiras, li imensos artigos e perguntei a criadores e as respostas são várias.
Uns dizem que se devem separar os pais assim que as crias nascem, outros antes mesmo de nascerem e outros ainda que dizem que não é preciso separar pois o tempo em que a femea está grávida chega para descansar até nascer uma nova ninhada.

Eu, por pena e medo tenho optado pela ultima... já bastantes vezes estive para os separar mas depois olho e dá-me uma pena separá-los pois eles parece que ficam tristes e apáticos, por outro lado tenho medo de quando voltar a introduzir o macho ele estranhe e de alguma maneira faça mal aos filhotes ou à fêmea.

Seja como for e depois de tudo o que também tenho lido aqui no fórum acho que sou uma sortuda no casal que tenho (pelo menos até agora)
No domingo dia 18 tive a 4ª ninhada, é apenas uma bolinha cinzenta e fofa mas sendo apenas uma é de maneira que não custa tanto a criar. Digo que tenho sorte pois desde que começaram a reproduzir-se nunca houve problemas de gravidez ou com as crias, também nunca morreu nenhuma e eu deixo sempre a betty ter as suas crias em sossego, lá vou dar uma espreitadela de vez em quando mas prefiro deixá-la sossegada, o pai é sempre atencioso e ambos cuidam muito bem dos pequenitos. Mesmo quando nasceram 3 e um deles era mais pequeno fiquei preocupada mas lá deixei a natureza seguir o seu curso e tudo correu bem.

Por tudo isto digo que tenho sorte e vontade de ter mais um casal :)

Desculpem a extensão do tópico mas gostaria de saber algumas das vossas opiniões e experiências, boas e más para tentarmos aprender cada vez mais uns com os outros e tentarmos tratar o melhor possivel dos nossos pequenotes

Obrigada

Isabel
Silly_Bublle
Membro Veterano
Mensagens: 1702
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

terça mar 20, 2007 1:16 pm

Uns dizem que se devem separar os pais assim que as crias nascem, outros antes mesmo de nascerem e outros ainda que dizem que não é preciso separar pois o tempo em que a femea está grávida chega para descansar até nascer uma nova ninhada.
Não posso concordar com esta afirmação.
Ao deixares o casal junto o que vai acontecer são ninhadas consecutivas, o que vai provocar um grande desgaste para a fêmea. O que conta aqui não é só o desgaste que a fêmea tem durante a gravidez, mas também tem um grande desgaste durante a amamentação.
É aconselhável uma fêmea ter 2 a 3 ninhadas por ano e caso a ninhada seja grande, o tempo de descanso deverá ser maior.
Ninhadas consecutivas vai levar a um grande desgaste, o que vai fazer com que o tempo de vida da fêmea seja mais curto.
isabelmap
Membro Júnior
Mensagens: 31
Registado: quinta ago 11, 2005 9:25 pm
Localização: 2 chinchilas e peixes

quinta mar 22, 2007 7:36 pm

Eu não discordo com isso, no fundo até estou de acordo. Mas até que ponto é que se afastarmos o macho durante os 4 ou 5 dias necessários ele depois não se tornará estranho à femea ou ás crias e não lhes faça mal?

Eu já me aconteceu dar um filhote à minha prima e depois de 2 meses ela mo devolver pois achava que não o podia manter num apartamento pequeno e eu voltei a colocá-lo na gaiola juntamente com os pais... o pai e ele não se deram nada bem e eu tive de separá-los... essa é a minha questão e é por isso que de todas as vezes eu receio afastá-los... as ultimas 2 ninhadas foram apenas de 1 cria.
TaniaFilipa
Membro
Mensagens: 83
Registado: segunda fev 06, 2006 3:11 pm
Localização: 2 Furões, 1 Iguana, 9 Chinchilas, 4 Tartarugas, 2 Cadelas, 1 Cão, 1 Gato
Contacto:

segunda mar 26, 2007 10:47 pm

Olá Isabel,
Eu já tenho chinchilas há 6 anos e já houveram vários nascimentos, mas logo que nasciam os bebés eu separava 5 ou 6 dias a fêmea do macho só pela simples razão de evitar que a fêmea engravidasse de novo o que seria muito desgastante para ela. Quando os tornava a juntar não se estranhavam nada.
Neste momento tenho 5 fêmeas e 3 machos mas tenho-os separados por sexo.
Uma altura tive uma fêmea doente e tive de a separar das restantes uns 2 meses quando tentei juntá-la às outras aí sim houve rejeição.
Quando as soltava juntava-a às outras e dessa forma foram aceitando-a de novo.

Espero ter ajudado.
Cumprimentos,
Tânia
Responder

Voltar para “Exóticos”