Ola a todos.
a ja algum tempo k tenho 1 chinchila macho k vivia sozinho, entao a 2 semanas atraz comprei uma femea a 1 amigo meu de confiança. na altura em k a comprei verificamos k era bastante provavel k esta ja estivesse durante o periodo de gestaçao.
Quando xegeu a casa arranjei uma rede para fazer uma divisao na gaiola para k os dos se pudessem abituar aos xeiros.
Este domingo durante a parte da tarde a femea deu a luz 4 bebes, e tratei de por um pouco mais de palha na gaiola.
Mas esta noite kando xeguei do trabalho ao olhar para o chinchila maxo reparei k este tinha uma orelha com um pco de sangue e k este mesmo estava tb muito assustado pois mal xeguei junto dele começou a dar akeles gemidos. nao fazendo ideia do k se teria passado pois estava tudo no seu devido lugar, ate k de tanto olhar reparei k a rede nao estava no seu devido lugar abrido-se uma fenda, e entao presumo k o macho deva de ter invadido o territorio da femea e foi atacado.
As crias e sua mae estavam tds optimos, so estou preocupado com o macho pq este parece ter o ritmo cardiaco muito acelarado.
Assim k puder ponho fotos, e vou dando noticias.
Pekeno acidente
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm
Aconselho-o a separar o macho. Coloque-o noutra gaiola junto á que tem com a fémea e os filhotes pois só assim será bom para ela como para ele.
alimentar 4 não é fácil por isso precisa sentir-se segura e calma, e ele, se tem o ritmo cardiaco acelerado, atenção que pode ser fatal. Dê-lhe um ambiente calmo e não vai ser fácil juntá-los agora com as crias. Será visto como uma ameaça ás crias.
Boa sorte.
alimentar 4 não é fácil por isso precisa sentir-se segura e calma, e ele, se tem o ritmo cardiaco acelerado, atenção que pode ser fatal. Dê-lhe um ambiente calmo e não vai ser fácil juntá-los agora com as crias. Será visto como uma ameaça ás crias.
Boa sorte.
poxaa e msm faz isso tem ke deixar isolado olha eu tenho um akuario e quando algum esta doente ou estressado eu separo ele e boto dentro de um mini akuario pra betta e boto um saco preto envolda do aquario para nao enxergar nada e nao se estressar mais!N sei se e bom para chinchila mas vc pode tentar isso....
boas peço desculpa por nunca mais ter dito nada, mas o meu pc teve de ser formatado, enfim, acabei por comprar uma gaiola nova so para o macho, k esta kuase encustada a outra para se poderem xeirar, mas axo k enquanto a femea tiver as crias nao ha hipotese nenhuma para o macho.
As crias ja tao c 1 mes ja brincam e fazem muito barulho de noite lol.
Gostava de saber a partir de k idade ja se consegue distinguir o sexo das crias e kuandop é k nas femeas aparece o 1 cio.
ja agora meke ponho aki fotos?
As crias ja tao c 1 mes ja brincam e fazem muito barulho de noite lol.
Gostava de saber a partir de k idade ja se consegue distinguir o sexo das crias e kuandop é k nas femeas aparece o 1 cio.
ja agora meke ponho aki fotos?
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
- Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes
Consegue-se distinguir o sexo das crias logo no dia em que nascem. As crias devem ser separadas dos pais às 8semanas.
Não se consegue perceber quando é que uma chinchila está com o cio.
Vê aqui como distinguir o sexo das chinchilas.
http://quintadosroedores.do.sapo.pt/reproducao_c.htm
Não se consegue perceber quando é que uma chinchila está com o cio.
Vê aqui como distinguir o sexo das chinchilas.
http://quintadosroedores.do.sapo.pt/reproducao_c.htm