A minha hamster já teve os bébés!! Preciso de ajuda!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Soulgirl
Membro
Registado: quarta nov 06, 2002 5:47 am
Localização: 3 Caniches (1 cão, 2 cadelas), 1 Hamster,Periquitos, Peixes Tropicais

quarta jan 29, 2003 5:10 pm

Olá a todos.
Pois é...qual não foi o meu espanto quando fui ver a gaiola dos hamsters, e me deparo com umas coisinhas minusculas cor de rosa...6 delas!!! :o
Embora tenha o casal apenas há umas 3 semanas, e os tenha comprado muito pequeninos, já fizeram das suas e os bébés ao que me parece nasceram hoje.
Estou bastante preocupada porque não tenho tido ninhadas de hamsters há uns anos e já n me lembro de algumas coisas.
O macho está sempre em cima dos bébés, enquanto que a fêmea dorme...isto é normal??? Disseram-me que convém separar o macho da fêmea, quando é que devo fazer isto??
Existe probabilidade de ele fazer mal aos bébés ou ela??
Por favor ajudem-me...não sei o que fazer. Foi inesperado e não sei como proceder em relação aos bébés!

Obrigada, aguardo respostas. :oops:
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta jan 29, 2003 6:58 pm

Pois é..

prepare-se para ter ninhadas de 3 em 3 semanas. A esta altura já o macho deve ter acasalado novamente com a fêmea.

Nos campbells o macho ajuda a mãe durante o parto e durante a criação dos bebés. Ele mantê-os quentes permanecendo em cima deles quando a mãe não está a amamentá-los.

O melhor é retirar o macho daqui a uma semana e pouco , antes do parto, para evitar uma 3ª fecundação da fêmea.

Um regra de ouro é NUNCA tocar nas crias com as mãos e perturbar o ninho o menos possivel, caso contrário a mãe poderá comê-los.

De resto.. deixe a natureza seguir o seu caminho, tanto o pai como a mãe são muito carinhosos com as crias e tudo deverá correr bem.

Não se esqueça é de alimentar bem a mãe, pois ela vai precisar.

boa sorte ;)
Soulgirl
Membro
Localização: 3 Caniches (1 cão, 2 cadelas), 1 Hamster,Periquitos, Peixes Tropicais

quinta jan 30, 2003 3:33 am

Olá Elsa. Obrigada pelas dicas.
Estive atenta aos meninos durante a tarde e principio da noite de hoje e estava tudo ok. Eles são 6 e parecem todos estar saudáveis, mas claro que é ainda muito cedo para falar...ainda só têm 1 dia de vida.
Espero que todos sobrevivam, mas sei que é comum morrer uns quantos na ninhada. :(
Como não tenho hipotese de ficar com todos e sinceramente também não tenho tempo para andar de volta deles e das ninhadas deles, já tenho uma pessoa de uma loja minha conhecida que me fica com as crias.
Quanto ao casal, vou ter de os separar...embora me custe e tenha muita pena, porque dão-se muito bem e sempre estão mais acompanhados. Mas realmente à velocidade com que nascem as ninhadas e o curto intervalo entre elas, leva-me a ter de tomar mesmo esta decisão. :oops:
Mas nem tudo é mau, a minha mãe já me disse que fica com a fêmea!!! :D O que é excelente porque para além de saber que vai ser muito bem tratada, posso vê-la sempre que me apetecer porque a minha mãe mora perto de mim. ;)
Apenas uma pergunta mais, é normal o macho passar quase o tempo todo por cima das crias??? É que pelo que acompanhei, a mãe estava quase sempre a dormir ou a comer, e era ele quem se encarregava de aquecer os bébés e olhar por eles.
Olhando atentamente, mais parece ele a fêmea! :lol:
Isto é normal ou devo tomar alguma medida?

Aguardo então respostas.

Obrigada. :)
Elsa
Membro Veterano

quinta jan 30, 2003 12:28 pm

Eheheh... :D

É normalíssimo! Os meus tb são uns pais galinha.

É por isso que gosto tanto dos Campbell... ;)

Para não os deixar sozinhos, já que vai separar o casal, deixe um filho com ele e uma filha com ela. Sempre é melhor que ficarem sozinhos.

BOA SORTE ;)
Soulgirl
Membro

sexta jan 31, 2003 2:12 am

Pois...isso seria mt interessante, mas enquanto que eu até tenho espaço para isso pois a gaiola é uma daquelas enormes com tubos e muito para se entreterem, já a gaiola com que a minha mãe vai ficar, é uma daquelas pequenas, em que apenas cabe o ninho, a roda e os comedouros e pouco mais.
Não será pequena demais para 2 hamsters???

Obrigada.
Elsa
Membro Veterano

sexta jan 31, 2003 3:49 pm

É até pequena demais para um hamster ....
Responder

Voltar para “Exóticos”