Sim, construir é o melhor... mas algumas considerações: nada de usar contraplacado ou mdf para as prateleiras (contêm colas tóxicas), só pinho não tratado. Não usar também plástico, porque se ela ao o roer, ingerir um bocado, pode causar um 31 no tracto digestivo. Para as paredes, aconselho melamina branca, uma vez que é impermeável e ela não conseguem roer do nada, mas *todas* as arestas da melamina têm de estar protegidas, porque se ela lá consegue chegar, rói aquilo tudo e também causa problemas se ingerido. A nível rede, compre rede quadriculada cujas quadrículas não excedam os 1,3cms por 1,3cms. Mais do que isso e ela e, sobretudo, as crias, podem magoar-se ao ficar com as patas presas na rede. Eu aconselho a rede quadriculada porque é mais forte do que aquela rede hexagonal normalmente vista nas capoeiras e a rede tem de aguentar as investidas das chinchilas a toda a velocidade
A imagem do primeiro post da Maryleaum não dá para as chinchilas porque elas gostam de fazer ricochete nas paredes da gaiola e o espaçamento daquela rede é demasiado grande, podem ficar com uma pata lá presa e ao "rodarem" no salto para ir para outro lado, pode ficar pendurada pela pata ou parti-la.
Lembre-se de que as chinchilas preferem altura a comprimento; não faz mal ter uma gaiola com um metro de comprimento, desde que esta seja alta, elas preferem saltar a correr.