Coelhos e a alimentação

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
andreialima
Membro
Registado: domingo out 27, 2002 11:00 am
Localização: Um cão, duas cadelas, três gatas, um canário e muitos peixes.

domingo fev 09, 2003 4:36 pm

Estou com um problema e preciso de ajuda.

Tenho um coelhinha linda que se chama Bunny e queria saber se é normal os coelhos enjoarem da comida ou se pode ser indicio de stress ou outra coisa. Já não é a primeir a vez que ela deixa de comer certas coisas da ração e eu só mudo um pouco a ração quando isto acontece.

Ajudem-me e tirem-me esta dúvida,

obrigada. ;)
MAGG
Membro Júnior
Registado: segunda abr 08, 2002 7:46 am

segunda fev 10, 2003 5:09 pm

Olá Andreia,

Eu tenho o mesmo problema com a minha coelha. Ela enjoa não só da ração, mas também dos legumes e do feno. Tenho que lhe mudar constantemente o tipo de alimentação, de legumes, a marca da ração e do feno. Um dia gosta de uma coisa, no dia seguinte já não lhe toca. Ela deixa mesmo de comer, pode estar cheia de fome mas não come!! A gulosa só não enjoa das guloseimas.
Ela sempre foi assim e nunca teve nenhum problema, por isso acho que não tens que te preocupares, só tens que encontrar aquilo que ela gosta, o que por vezes não é facil. Eu, agora, tento variar o mais possível a alimentação (pelo menos os legumes) para ela não enjoar, assim poupo algum trabalho.

Espero ter ajudado. :)
mmcoelho
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 10:21 pm

terça fev 11, 2003 12:05 am

O Zacarias também é assim...aliás era...agora o granulado dele é todo igual, portanto não escolhe ;-)

Se comprava a marca X, deixava a aveia de lado, se comprava a Y, deixava as sementes de girassol de lado...enfim!

Já passei por muitos granulados para coelhos. A princípio, comprava avulso na loja de animais, mas comecei a frequentar listas de discussão sobre exóticos e a ter mais conhecimentos, e logo, a controlar mais o que o Zacarias (e na altura o Gaspar) comia(m).

Depois dos granulados avulso, passei então para a Benelux. Os dois adoravam...só que deixou de ser importada. Durante uns tempos, andei aflita, fui comprando vários tipos, desde Pippo, Vitakraft (várias), Friskies, etc. Era terrível, andava sempre a mudar porque na verdade eles ficavam fartos facilmente.

Aquela em que notei diferença em termos de brilho no pêlo e mesmo de saúde foi com a da Vitakraft. Sei que é mais caro, mas vale a pena. Como é rara a vez que consigo a Vitakraft ideal para o Zacarias (vitakraft light), compro a Hagen.

(observação: o Zacarias tem um problema nos dentes, qualquer alimento mais duro causa-lhe abcessos, portanto a comida tem de ser molinha, daí comprar Hagen).

Isto tudo para dizer que não tens de ficar preocupada com o facto de comerem tudo. Contudo, repara no tipo de ingredientes que eles não comem.

Eu reparei que o Zacarias tinha qualquer coisa nos dentes a partir do momento em que deixou de comer os snacks duros...doiam-lhe os dentes :-(

O mais importante de tudo, é terem um dose alta de fibra - 18% de fibra(ver www.rabbit.org )

Troquem o feno todos os dias (ponham pouco de cada vez).

Ideias para quebrar a monotonia:

salsa
tostas e bolachas de água e sal
morangos (sem o pé!)
maçã (sem as sementes, são venenosas!)
uvas (sem grainhas! tb são venenosas)
pão (não dar muito que engorda!)
cenoura (o chato do Zacarias comia só se fosse cortada aos bocadinhos! Já devia ser por causa do problema dos dentes. Agora nem liga!)
brócolos
BANANA ;-) o Zacarias é doido por banana, até põe a língua de fora e o nariz fica a "dar a dar" como a cauda de um cão

Não dar nenhum legume molhado ou húmido...pode causar diarreia.

Espero que ajude. qualquer coisa mandem-me email: [email protected]

maria
L0is
Registado: sexta out 04, 2002 12:38 am

quinta fev 13, 2003 3:24 pm

É verdade que os coelhos enjoam muito a comida e é necessario variar, mas acho que devias ficar atenta ao estado dos dentes da tua coelha porque muitas vezes, essas "faltas de apetite" estão associadas a problemas nos dentes. A minha coelha passava alguns dias sem comer, e quando lhe fui ver o boca para descobrir se se passava alguma coisa, descobri que os dentes tinham crescido demais e que ela já não conseguia pôr granulado na boca, e bebia agua com muita dificuldade. Fui a um veterinário com experiência em exoticos para lhe cortar um pouco os dentes, e lá disseram-me que era um problema muito comum porque certos tipos de ração para coelhos não são suficientemente rijos para desgastar os dentes deles, e estes problemas acabam por acontecer. Actualmente vou todos os meses ao vet para cortar os dentes da coelha. É um problema um pouco estranho, mas pelo que pude apurar, até é bastante comum entre os coelhos "caseiros". Espero que tenha ajudado. As melhoras para a tua coelha!! Luís
andreialima
Membro

sábado fev 15, 2003 12:23 am

Agradeço muito o tempo e o trabalho que tiveram para me mandar as respostas, e aproveiot para dizer que me deixaram mais descansada e com mais informação sobre o assunto.

Obrigadas a todos voçês,

a bunny também agradeçe com umas lambidelas na mão (adora fazer-me isso :lol: ).
andreialima
Membro

sábado fev 15, 2003 12:29 am

Agradeço muito o tempo e o trabalho que tiveram para me mandar as respostas, e aproveiot para dizer que me deixaram mais descansada e com mais informação sobre o assunto.

Obrigadas a todos voçês,

a bunny também agradeçe com umas lambidelas na mão (adora fazer-me isso :lol: ).
Responder

Voltar para “Exóticos”