Não, elas não fogem, se habituadas a andar cá fora desde pequenas. As minhas habituaram-se a andar cá fora com a porta da gaiola aberta e sabem ir para casa. Claro que não estão sempre soltas... e geralmente ando de olho nelas porque também tenho 4 cães. Eles não costumam ligar ás ratazanas, mas nunca se sabe...
As ratazanas preferem a companhia de mais da sua especie, mas a minha primeira ratazana ( a Ratoné) foi habituada a estar sozinha ( claro que tive que lhe dar mais atenção.... ) e ainda hoje vive sozinha( dá-se bem com as outra mas gosta mais nde estar na casinha dela ). Umaq ratazana pode viver sozinha desde que se pegue nela e esteja em contacto com o dono.
Eu só conheço 2 ou 3 lojas que vendem ratazanas, são vendidas por volta dos 7,5€. Convém serem compradas bastante novinhas para se habituarem aos donos. As minhas costumam sair com 4/5 semanas para os novos donos.
Para mim , dentro dos roedores são os melhores para pets. E eu tenho hamsters, gerbos, degu e até ouriços pigmeus africanos... Mas as ratazanas são as unicas que quando estão soltas vêm ter comigo e assim que abro a porta da gaiola saltam logo para o colo
Em relação ao tamanho da gaiola.... depende da quantidade de ratazanas...e se também andam cá fora.
Por ex, a gaiola da ratoné é uma gaiola de passaros, bastante pequena mas ela muitas vezes anda cá fora. E tentei coloca-la numa gaiola maior mas nem pensar... assim que apanhou a porta aberta fugiu para a moradia antiga
Aí tens umas fotos...