tenho em minha casa um casal de chinchilas há cerca de um ano. As mesma foram adoptadas visto que a anterior dona não ter tempo para elas.
Assim sendo, vieram parar a minha casa.
A gaiola é bastante grande e estão num sitio sossegado.
Apesar de já as ter há algum tempo, existem certos comportamentos que não consigo compreender e espero que vocês me possam esclarecer.
A chinchila macho é mais velha que a femea. Alias, segundo a antiga dona, só a comprou para fazer companhia. Estando juntos há mais de um ano, é normal que o macho continue a "urinar" em cima da coitada sempre que ela quer comer ou ela se encontra num sitio que ele quer estar?
Confesso que a parte dos "jactos" de urina é que continuo sem perceber. às vezes, sem razão aparente, pimba! Mijadela para cima de mim ou de quem tiver a limpar a sua gaiola. Por vezes, mesmo quanto estamos carinhosamente a fazer festinhas, sem se perceber porque, sai mais uma mijadela para cima de nós. É normal este comportamento?
Já li por aqui no forum que as chinchilas se reproduzem em cativeira a uma média de duas ninhadas por ano. Por razão este casal não tem filhotes? Será algum problema com a femea?ou algum problema com o macho?
Tenho ainda mais algumas dúvidas que quero esclarecer com todos vós, mas para não ser muito extenso este meu primeiro post, foc-me por aqui.
Depois de ler as vossas respostas a estas minhas duvidas, pergunto o resto...ok?
Obrigado!