Dúvida: Chinchila VS Chinchila

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
bolinha666
Mensagens: 9
Registado: sexta jul 20, 2007 7:51 pm

sexta jul 20, 2007 8:00 pm

Boas,

tenho em minha casa um casal de chinchilas há cerca de um ano. As mesma foram adoptadas visto que a anterior dona não ter tempo para elas.

Assim sendo, vieram parar a minha casa.

A gaiola é bastante grande e estão num sitio sossegado.

Apesar de já as ter há algum tempo, existem certos comportamentos que não consigo compreender e espero que vocês me possam esclarecer.

A chinchila macho é mais velha que a femea. Alias, segundo a antiga dona, só a comprou para fazer companhia. Estando juntos há mais de um ano, é normal que o macho continue a "urinar" em cima da coitada sempre que ela quer comer ou ela se encontra num sitio que ele quer estar?
Confesso que a parte dos "jactos" de urina é que continuo sem perceber. às vezes, sem razão aparente, pimba! Mijadela para cima de mim ou de quem tiver a limpar a sua gaiola. Por vezes, mesmo quanto estamos carinhosamente a fazer festinhas, sem se perceber porque, sai mais uma mijadela para cima de nós. É normal este comportamento?

Já li por aqui no forum que as chinchilas se reproduzem em cativeira a uma média de duas ninhadas por ano. Por razão este casal não tem filhotes? Será algum problema com a femea?ou algum problema com o macho?

Tenho ainda mais algumas dúvidas que quero esclarecer com todos vós, mas para não ser muito extenso este meu primeiro post, foc-me por aqui.

Depois de ler as vossas respostas a estas minhas duvidas, pergunto o resto...ok?

Obrigado!

:wink:
smill
Membro Júnior
Mensagens: 28
Registado: quinta jun 14, 2007 1:21 pm

sexta jul 20, 2007 8:43 pm

quanto a o macho urinar para cima da femia n te posso ajudar. mas kuanto a criação pode ter sido já desde o dono anterior, isto é, quando se introdux uma nova chinchila numa gaiola ande ja reside uma há uns factores k se deve ter em conta, k sao familiarixar a chinchila "residente" com a chinchila " estranha " n as pondo logo na mesma gailamas sim em gaiolas separadas mas perto uma da outra para sentirem o cheiro uma da outra , mas como fazelo ja existem post aki, o k pode ter acontecido foi a chinchila "residente" numca ter aceitado a chinchila "estranha" k pode acontecer para alem de ja cuabitarem os 2 no mesmo logar. dizem k assim o acasalamento e mt raro. mas procura maiss info nos outros post.

espero terte ajudado.

boa sorte com o casal

PS: kuando souveres pk e k o macho urina na femia dix-me
Nadeshda
Membro
Mensagens: 144
Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)

sexta jul 20, 2007 8:57 pm

O urinar para cima de alguém ou de outra chinchila é uma reacção de defesa. Decerto não das mais eficientes, mas é o suficiente para ela mostrar que não está lá muito contente ;) Tenho uma chinchila que não gosta muito de mimos, mas por vezes lá gosta de uma coçadelazita... mas quando ela guincha, já sabemos que é para parar, porque se continuarmos, vem esguichadela pela certa! :lol: Ela também costuma esguichar xixi quando estamos a dar flocos de aveia a ela e à outra chinchila que temos, e estão a comer as duas da mesma mão... assim que vê que já há pouca e a outra não para de comer, também usa isto para afugentar a outra (se bem que acerta quase sempre com o xixi na aveia, mas pronto... :? )

Relativamente à reprodução, lamento não poder ajudar... nunca me meti na criação de chinchilas, mas não deve ser preocupante. Desde que mostrem que no geral se dão bem, eu não faria caso.
PauloMonteiro
Membro Veterano
Mensagens: 561
Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

sábado jul 21, 2007 1:57 pm

Olá Bolinha,

Tentei apurar algumas cuscovilhices no teu perfil para tentar definir probabilidades, mas nem a tua idade fiquei a saber. Parece banal, mas acredita que não é. Saber a zona, a idade, a experiência e as preferências das pessoas pode ajudar a criar um perfil que influencia o tipo de resposta que se dá...

Assim sendo, passo a perguntar: Tens a certeza que o macho é macho e a fêmea é fêmea?

Não te ofendas com a pergunta, pois sei de lojas (infelizmente estas coisas sabem-se) que vendem machos por fêmeas (normalmente mais caras) e nem sequer é por desconhecimento, mas sim por puro interesse comercial...

Por isso e mais umas 10 razões, pergunto se tens mesmo a certeza de ter um casal, pois as fêmeas são mais "mijonas" que os machos, mas ambos o fazem, claro. Nós temos uma que sempre fez isso e continua a fazer sempre que nos aproximamos da gaiola, ou que lhe mexemos. É uma espécie de cumprimento, ou instinto de defesa inato ao próprio animal.

Não há nada de errado com ela. É mesmo assim.

O facto de não terem acasalado pode ter a ver com o stress da mudança, o desconforto do espaço, a idade, a esterilidade, etc... há montes de pequenos factores que podem inibir um casal de criar. É comum separar-se um casal que não cria, juntar-se com outros parceiros e começarem a criar. Existem empatias de acasalamento e nem todas se unem sexualmente, apesar de se tolerarem e viverem juntas.

Também é normal que a fêmea rejeite o macho, mais do que o contrário. Nesse caso parece que temos um macho a "espantar" a fêmea, o que é menos comum.
Depois, se bem me lembro, dizes que o macho é mais velho e a fêmea mais nova... será novinha mesmo? Quer dizer, será que ainda não se entregou ao desejo de ser mãe?

Um outro factor que pode parecer menos importante:

Qual a cor das chinchilas? Standard, Veludo, Branca, Preta?

Não sei se conheces as cores conforme costumam ser classificadas, mas se puderes, diz qualquer coisa acerca disso também!


O Ninho-Centro de Estudos e Investigação de Mamíferos Exóticos

O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
bolinha666
Mensagens: 9
Registado: sexta jul 20, 2007 7:51 pm

sábado jul 21, 2007 3:13 pm

Antes de mais, obrigado a todos pelas respostas.
Vou tentar responder a todas as questões que levantaram...espero não me esquecer de nenhuma.
Então cá vai:

smill
Penso que a antiga dona introduziu logo a chinchila femea na gaiola com o macho. Ela diz que a comprou para fazer companhia e, porque não, tentar ter alguns filhotes de chinchilas. Não tenho a certeza, mas penso que nunca ficaram am gaiolas separadas.

Nadeshda
Essa é uma das situações onde o macho urina para cima da femea. Parece um glutão que só quer comer. Mas parece que ela é subjugada pois deixa-o comer sempre em primeiro lugar (portanto, todas aquelas guloseimas que estão na ração, desaparecem logo) para além de parecer não se importar muito com as mijadelas. Ele, é um comichoso de primeira.
Mas eu nunca vi a femea urinar para cima do macho nem para cima de nós. Será que todas as femeas tambem tambem esse comportamento ou só a minha é que é mais passiva?
Confesso que o macho é mais amigo dos carinhos que a femea, mas nunca as consegui "agarrar". Só mesmo festinhas e dentro da gaiola porque fora dela (quando as solto na cozinha), nem querem saber de nós para nada.

PauloMonteiro
Confesso que não liguei muito ao perfil mas prometo actualiza-lo assim que acabar de escrever este post.
Segundo a anterior dona, eles são mesmo um casal e a veterinária confirma. Mas li que é muito dificil de distinguir o macho da femea, por isso, e apesar destas opiniões, não tenho 100% de certeza.
Já respondi mas volto a dizer: nunca vi a femea urinar para cima de nada. É obvio que depois de ler isso, estou na dúvida. Será que afinal o meu macho é a femea e a femea é que é o macho?
Eu só as distingo pelo tamanho e uma ou outro particularidade fisica. O macho é maior que a femea, é mais "dado" às pessoas (dentro da gaiola, por como referi, fora dela, querem é estar sozinhos) e bastante mais comilão. A femea é mais pequena que ela e tem uns bigodes maiores.
Segundo a caderneta deles, o macho deve terr cerca de dois anos e meio e a femea cerca de um ano e pouco. Será que ainda não está no periodo fertil e adulto para reprodução?
Realmente, e fora aquelas mijadelas "territoriais", nunca os vi a darem-se mal. Dormem sempre juntinhos um ao outro. Adoram remodelar a gaiola e fazer uma "javardice" com o feno.
Tendo em conta o conhecimento comum, elas têm uma cor standard (retirei esta foto da internet).
Imagem

Penso que respondi a tudo...caso me tenha esquecido de algo, desculpem.

Obrigado pela vossa ajuda.
:wink:
PauloMonteiro
Membro Veterano
Mensagens: 561
Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

sábado jul 21, 2007 3:39 pm

Excelente resposta. Obrigado!

Se todos os foristas se preocupassem um pouco com a exactidão das suas mensagens, nós e os animais, só tinhamos a ganhar. Parabéns e voltemos ao assunto.

Tal como disse, o facto de ser mais comum as fêmeas serem "mijonas" é apenas um caso. Não há registo de que os machos não o façam, pelo contrário. É apenas menos comum, tal como é menos frequente o macho não deixar a fêmea comer.
Nós temos um macho que assim que a comida cai no comedouro, salta de onde está e vai comer, nem que seja só para depenicar... mas esse não se incomoda que a fêmea vá também para lá e ficam os dois a comer, apenas tem que chegar primeiro.

Mas, repito-me quando digo isto, não há dois animais iguais. Tal como as pessoas, os animais são apenas parecidos e a verdade de um é a mentira do outro...

Agora falando de sexo que é um assunto que interessa a toda a gente, eheheh...

A sexagem das chinchilas não é nada difícil quando feita por um entendido, um especialista, ou um habitué... a distância entre orgãos é bem maior no macho. Quando o macho é adulto e está na posição certa, podem mesmo notar-se os altos testículares. A fêmea durante o cio, ou a gravidez, apresenta as maminhas mais evidentes (durante a gravidez crescem e incham mesmo).

Se a fêmea é nova de mais para acasalar? Não. Claro que não. Pode é não estar para aí virada, mas a maturidade sexual das chinchilas dá-se depois dos 6 a 8 meses, embora haja casos prematuros de 4 meses e tardios de 10 meses. O normal, para todos os efeitos, é pensar que depois dos 6 meses elas estão sexualmente maduras e aptas a acasalar (não aconselhamos acasalamentos antes dos 10 a 12 meses, mas apenas por uma questão física e não ginecológica)..

No entanto, há casais que nunca têm crias, mesmo estando juntos durante anos... Tendências? Preferências? Adversidades? Incompatibilidades?

Quando o Homem souber um pouco mais sobre a Natureza dos Animais, talvez seja um Animal mais Natural...


O Ninho-Centro de Estudos e Investigação de Mamíferos Exóticos

O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
Responder

Voltar para “Exóticos”