Saida de campo: escorpioes

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

domingo jul 22, 2007 5:35 pm

Ora, hoje como tava mau dia para ir a praia, fui novamente á caça de artropodes.
Endo assim, arranquei com o material para captura e apanhei um macho bastante grande. SEi que é macho pois trouxe para casa e contei os dentes pectinais. Tirei alguma fotos:

Imagem~
Imagem
Imagem

aqui tem algumas com a minha mao por baixo, para se ter a noçao do tamanho do animal:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

DE volta a levar o animal para onde o encontrei (so o trouxe para casa porque me tinah esquecido da maq. de fotografar. e queria contar os dentes com calma (é bué dificil!!))
Esta á a paisagem que se vê:
Imagem
Imagem

O local exacto da descoberta, e portanto, da libertaçao:
Imagem
Imagem

Libertando o animal:_
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

De volta á caça de mais escopioes e, debaixo desta pedra:
Imagem
Imagem
Imagem

Este lindo espécime: (nao sei o sexo. Era demasiado pequeno para se puder contar já os dentes pectinais). Era agressivo como o raio!!!
Imagem
Imagem
Imagem

A vinda embora, remexendo noutra pedra suspeita, encontro uma toca abandonada. Nao sei se por o animal ter morrido, predado ou simplesmente porque mudous de lar:
Imagem

Espero que gostem!

Cumprimentos!!
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

domingo jul 22, 2007 5:40 pm

Sem duvida, um dos meus escorpioes preferidos, sao mesmo lindos, pena nao se puder ter um em casa :p
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
P_R
Membro Veterano

domingo jul 22, 2007 5:54 pm

TMSurfer Escreveu:Sem duvida, um dos meus escorpioes preferidos, sao mesmo lindos, pena nao se puder ter um em casa :p
Ilegalmente é possivel...

É um risco que se corre.

Eu tive um durante cerca de 3 semanas... Depois voltei a solta-lo onde o encontrei. Tem um comportamento engraçado mas sao muito pouco vorazes, comparado com o B. Jacksoni que tenho...

Ainda hei-de ter um deste definitivo. Conheço gente (americanos) que têm esta especie criados em cativeiro e vendem aquilo a meia duzia de croas (em scorplings). Custa o transporte :S.

Quando á lei. Isso é uma questao de cada um querer arriscar ou nao. Conheço muita gente que tem pitons em casa! Opá, enfim, é como tudo!
Sinceramente era gajo de arriscar em ter um desdes criado em cativeiro. Acho-os algo de fantastico mesmo! Se nao O, é concerteza DOS escorpioes deserticos mais lindos que pode haver!! Entao o ultimo que apanhei tinha cá uma coloração... :o :D
PauloMonteiro
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

domingo jul 22, 2007 6:15 pm

Não é por ser proibido que não os devemos ter.
É proibido porque não os devemos ter!

Duma forma, ou de outra, estariamos a contribuir para o seu desaparecimento...

Muitos dirão: Há tantos, eu só quero um!

Foi assim que quase se extinguiu o Camaleão Algarvio. Onde antes havia uns milhares, hoje há uns excassos exemplares!

Do outro lado da Protecção da nossa Fauna, está uma vontade enorme de ter um, claro, são lindos!

O Ninho-Centro de Estudos e Investiga&ccedil;&atilde;o de Mam&iacute;feros Ex&oacute;ticos

O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
P_R
Membro Veterano

domingo jul 22, 2007 6:22 pm

Caro Paulo Monteiro,

Com o devido respeito, um resposta como a sua so me faz crer que nao leu o meu post com olhos de "ler"

;)
P_R
Membro Veterano

domingo jul 22, 2007 6:22 pm

P_R Escreveu: Ainda hei-de ter um deste definitivo. Conheço gente (americanos) que têm esta especie criados em cativeiro e vendem aquilo a meia duzia de croas (em scorplings). Custa o transporte :S
;)
PauloMonteiro
Membro Veterano
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

domingo jul 22, 2007 6:36 pm

P_R Escreveu: Ilegalmente é possivel...
É um risco que se corre.
Eu tive um durante cerca de 3 semanas...
Quando á lei. Isso é uma questao de cada um querer arriscar ou nao.
Como vês, li bem as mensagens e gostei imenso do desenvolvimento. Não tenho nada contra.

Também li a parte em que procuras ter um de Cativeiro, importado das Américas, por exemplo... (join the club) e vamos nessa...

Estava-me apenas a referir à questão de ter ilegalmente, correr riscos, etc... Não vale a pena, quando nos preocupamos com os animais, pois o problema não é escapar à Lei, isso é fácil. O problema é mesmo o facto de estarmos a contribuir para a extinção da espécie...

É que há pessoas como tu que sabem o que fazem e como o fazem e milhares de turistas no Algarve que trouxeram Camaleões para morrer em Lisboa, ignorando que NENHUM poderia sobreviver em cativeiro.

Por isso, concordo que haja uma Lei que o proiba... pena não haver quem a faça cumprir...

Sabes que Legalmente podes requerer ao ICN uma Licença para capturares Escorpiões para Investigação, Estudo, etc. ?

Podendo, reunindo os requisitos e querendo, podemos trabalhar Legalmente e sem prejudicar a Fauna Portuguesa.

(Mas tinha lido tudo com muita atenção, como sempre o faço. Nem sequer te interpretei mal) :wink:

O Ninho-Centro de Estudos e Investiga&ccedil;&atilde;o de Mam&iacute;feros Ex&oacute;ticos

P_R
Membro Veterano

domingo jul 22, 2007 6:45 pm

Sim, Ok, assim percebo o que queres dizer.

Eu tambem nada tenho contra a lei, acho que ate tem toda a logica!

Agora é assim, eu era capaz de arriscar em mandar vir um da america para eu ter, percebe? Porque adoro esta especie!

Eu nao referia que a lei estava mal ou bem, correcto? Nao me manifestei contra, nao pus em causa a lei. Apenas referi que sou capaz de a infringir para poder ter o meu escorpiao preferido em cativeiro, sem prejudicar o equilibrio ecologico!!

Deste modo e, segundo o meu ponto de vista, vale a pena fugir á lei, uma vez que nao estou a prejudicar em nada o equilibrio ecologico! Ou estou (estaria...)? :roll:
P_R
Membro Veterano

domingo jul 22, 2007 6:47 pm

Ahh, esqueci-me de uma parte.

SE um dia vier a fazer o que referi, o objectivo nao sera nem estudar a especie, nem nada cientifico. Apenas pelo Hobby, portanto, tenho quanse certezas que o ICN nao me cederia essa licença ;)
PauloMonteiro
Membro Veterano
Contacto:

domingo jul 22, 2007 7:28 pm

P_R Escreveu:Deste modo e, segundo o meu ponto de vista, vale a pena fugir á lei, uma vez que nao estou a prejudicar em nada o equilibrio ecologico! Ou estou (estaria...)? :roll:
Não. Claro que não. Aceito que a Lei queira proteger a Fauna Portuguesa, mas assim que eu tenha um documento (neste caso de importação, uma factura, uma cena qualquer) que diga e prove que eu tenho uma espécie protegida, mas oriunda de Cativeiro, então, pela Lei em Vigor, eu posso tê-la.

Pessoal, cuidado com os Furões que não são proibidos por serem espécie protegida, mas por causa da Lei da Caça... (Não vá alguém pensar que pode ter um Furão de Cativeiro se tiver um documento do Criador, ou de Importação)... Este caso é diferente de TODOS os outros.

Eu estou contigo e se tiver condições para os importar, acredita que também o vou fazer, pois isso não tem nada de ilegal... nem de errado!

PauloMonteiro
Membro Veterano
Contacto:

domingo jul 22, 2007 7:31 pm

P_R Escreveu:Ahh, esqueci-me de uma parte.

SE um dia vier a fazer o que referi, o objectivo nao sera nem estudar a especie, nem nada cientifico. Apenas pelo Hobby, portanto, tenho quanse certezas que o ICN nao me cederia essa licença ;)
Provavelmente não. Sem um objectivo científico pode ser mesmo muito difícil, mas é bom sabermos que essa possibilidade existe!

Quando os tiveres apita, pois eu também gosto muito deles e gostava de os poder estudar melhor.

Posso perguntar em que Zona tiraste as fotografias? (Só respondes se achares que não há qualquer inconveniente)

P_R
Membro Veterano

domingo jul 22, 2007 9:25 pm

Quanto á factura pode ser algo complicado, puro e simplesmente porque quem cria, normalmente, sao hobbystas como eu e como outros que tiveram o sucesso de criar e, nesses casos, ha muito poucos que conseguem passar uma factura... :? Ou seja, moralmente estamos "safos", mas ao abrigo da lei, sem conseguirmos provar nada, estamos a incorrer numa ilegalidade!

PAulo, quanto á zona, nao ha inconveniente nenhum! Apenas te vou é responder por PM, uma vez que nao se sabe quem pode ler este post e com que intensoes ;)

Cumprimentos!
Cavaleira16
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...

sábado ago 04, 2007 7:16 pm

So uma perguntinha: :oops:

Estes bichitos sao venenosos? É que tenho um medo enorme de bichitos destes e só de pensar que posso me cruzar com um no meu quintal ou na mata... :o

A picada doi muito?
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
P_R
Membro Veterano

sábado ago 04, 2007 7:20 pm

Sim, sao animais venenosos.
A sua ferroada injecta um veneno que nao é nada agradavel.
Pode provocar inchaço, nauseas (para alem de uma dor, obviamente).... No entanto nao é mortal em seres humanos adultos saudaveis. Apenas se ocorrer uma reacçao alergica é que se complicam as coisas.

Mas nada que nos devemos preocupar demasiado! ;)
Cavaleira16
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...

sábado ago 04, 2007 7:26 pm

P_R Escreveu:Sim, sao animais venenosos.
A sua ferroada injecta um veneno que nao é nada agradavel.
Pode provocar inchaço, nauseas (para alem de uma dor, obviamente).... No entanto nao é mortal em seres humanos adultos saudaveis. Apenas se ocorrer uma reacçao alergica é que se complicam as coisas.

Mas nada que nos devemos preocupar demasiado! ;)
Meu Deus... :o :o :o

E eu que pensava que monstrinhos destes nao existiam por aqui... :o :o

Desculpem os amantes destes bichitos, mas se um dia me deparo com um, sou bem capaz de o esmagar... :o :o (brincadeira)

Existem em que zonas do Pais? :o :o
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Exóticos”