Aracnídeo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

sexta ago 24, 2007 11:19 pm

Viva,

Hoje à noite encontrei este curioso espécime na Garagem aqui de casa. Por curiosidade coloco-o aqui para ver se alguém o consegue identificar. Entretanto já foi devolvido à liberdade do campo.

Imagem

Imagem

Só o corpo tinha o tamanho de um dedo mindinho e devia ter cerca de 5 cm de diâmetro e ainda não tinha vista nada tão grande que não tivesse sido numa loja de animais.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
JCFM
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 2:42 pm

segunda ago 27, 2007 6:49 pm

Olá!

Essa aranha é um exemplar da espécie Lycosa tarentula e esse exemplar em particular é uma fêmea.
miklos
Membro Veterano
Contacto:

quarta ago 29, 2007 10:40 pm

Obrigado pela informação.

Cumprimentos,
Rui
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
madpeter
Membro
Registado: sexta ago 18, 2006 8:38 pm

segunda set 10, 2007 8:42 am

Viva!
De acordo com o aranhas.info essa aranha pertence à espécie Lycosidae, sub espécie Hogna Radiata, conhecida como "Aranha-Lobo".

De acordo comigo, é isto tudo mais que é das mais espectaculares aranhas de tamanho significativo que um adepto de aranhas pode ter em casa..
Já tive várias, neste momento tenho esta:

Imagem

Cobre perfeitamente com as suas patas 4 dedos adultos.
E está neste momento com 1 ovo atrelado (tenho tópico aberto neste fórum a pedir ajuda, mas faltavam era sites especializados que tivessem fóruns).
Estas aranhas com este tamanho e fémeas têm tendência a ser bastante mais agressivas que os machos, estes desatam a correr em caso de contacto repetitivo com objectos estranhos, as fémeas não têm qualquer problema em atacar o objecto estranho e persegui-lo!
Não são venenosas mas devido ao tamanho das queliceras em estado adulto em caso de mordedura as dores são doscumunais. Até porque o que provoca as dores maiores em qualquer mordedura de aranha é perfuração e o efeito choque do veneno porque os sintomas são progressivamente sentidos em todo o corpo..

miklos, ja agora, és de onde? para saber onde é que mais existem esses exemplares tão grandes? A minha veio do Alentejo.
Mas esta espécie abunda em trás-os-montes e algarve que eu tenha conhecimento e provavelmente um pouco por todo o país..
miklos
Membro Veterano
Contacto:

segunda set 10, 2007 9:51 am

Esta foi encontrada na garagem da minha casa, que fica na zona de Torres Vedras-Santa Cruz, junto ao mar, pelo que podes acrescentar esta zona aos sítios onde podes encontrar essas aranhas-lobo, ou então estava de férias a banhos aqui :D . Deve ter vindo de um dos campos circundantes, por isso voltei a pô-la lá.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
JCFM
Membro Veterano

segunda set 10, 2007 10:43 am

Olá!

Esta aranha também tem o nome de tarântula europeia e é a maior aranha da europa . A primeira vez que as vi foi há uns 8 anos ou mais quando andava a apanhar grilos . Eram duas , um macho e uma fêmea , levei-as para casa e consegui fazer criação durante 3 anos consecutivos (até a minha mãe as descobrir e a obrigar-me a soltá-las :evil: ).

A partir daí tenho encontrado muitos outros exemplares principalmente no mês de Agosto , altura em que elas atingem o estado adulto.

Na zona onde eu vivo , zona da Ericeira existem destas aranhas em grande quantidade e na zona de Albufeira o ano passado capturei um exemplar com uma coloração muito invulgar , muito mais escura do que o normal no entanto deveria ser apenas uma mutação isolada.
madpeter
Membro

segunda set 10, 2007 11:15 am

JCFM és ca dos meus ;)
Só te falta maior dominio cientifico mas percebe-se que gostas bastante delas, como eu..
Contudo eu evito a procriação porque são aranhas muito pequenas que quando eclodem passam as 300 à vontade.. Estas pequenas não têm qualquer problema, ao contrário da mãe adulta de trepar vidros e com facilidade se espalham pela casa..
A minha mãe também pôs várias objecções às minhas aranhas.. sempre!
Mas eu ia dando a volta.. Uma aranha-lobo que cheguei a ter ensinou-me que são espécies com bastante força, pois eu tinha-a num compartimento em acrilico com alguns objectos na tampa a servir de peso, e um dia chego a casa e tive de esfregar bem os olhos até constatar que ela não estava lá dentro.. tinha fugido o que provocou o pânico lá em casa porque não era pequenina.. E como 1 gajo não é adulto n tem voto na matéria :(
O meu pai pulverizou insecticida pelo meu quarto e bastantes minutos depois ao abrirmos a porta ainda a vimo a correr dum lado para o outro numa velocidade incrivel.. O resto da história termina na sola do sapato do meu pai..

Onde foste buscar a informação que é a maior aranha europeia? Não me parece que seja verdade até porque uma simples e conhecida aranha-cavalo tem um perimetro bastante superior.. sem falar nas diversas especies que descobriram o seu caminho para a europa e que são bastante parecidas com tarantulas.. corpos mais peludos, maiores e com queliceras assustadoramente visiveis já se encontram na Natureza nacional ha uns anos..
Eu próprio em Lagos encontrei uma já morta (o que eu nao dava para te-la encontrado viva..) que era tal e qual esta "Atypus affinis"
Imagem

A aranha que tu viste mais escurecida pode ter sido uma das mais de 50 sub-espécies da Lycosidae.
Há umas espectacularmente raras e com umas cores fenomenais..
Mas têm coisas diferentes entre elas..

Por exemplo a Hogna Radiata que é a falada neste tópico e a minha, só com poucos meses de vida consegue subir uma parede.. conforme vai crescendo a parede precisa de ser mais rugosa, e a dada altura em estado adulto não trepa paredes simplesmente, deixa pequenos rastos de teia quase invisiveis por onde passa, excepto quando mete o saco de ovos que enxe os cantos e buracos de teias, consome a presa sem necessidade alguma de teia, servindo-se somente da queliceras, conforme o animal que capturou, expreme-o até ficar uma pasta que ela vai "mastigando" e sugando e da qual sobram pequenos detritos secos, se for 1 animal maior como 1 gafanhoto ou uma lagartixa as vitimas ficam com buracos enormes no carcaça e ficam quase ocos! Mas isso ja deves saber se já capturaste algumas ;)

Quando dizes que ficam adultas no verão isso depende obviamente da idade delas.. No verão as fêmeas fazem a postura.. E é uma aranha que tendo em conta a proporcionalidade de mudas de pele e crescimento que eu já assisti só em cerca de 4/5 anos atinge um tamanho significativo e que chame a atenção, depende tambem da alimentação, claro..

Ainda falando de outras Lycosidae, a Hogna se n stressada podemos tocar-lhe nas patas com os dedos ou com 1 lápis por exemplo, ela vai levantando pata a pata sem movimentos bruscos e sem se assustar..
A sub especie que eu penso ser a Pardosa hortensis tem algumas semelhanças com a hogna e qd capturei uma no alentejo constatei uma coisa incrivel, ao contrario das suas familiares, esta adere a TUDO e tem uma velocidade incrivelmente superior! Anda sobre o vidro, tectos, parede, liso, rugoso, o que for.. é tipo barata, deve ter alguma propriedade esponjosa microscopica nas patas para fazer isto..

Estas aranhas não têm mutações isoladas, são todas iguais, com excepcção dos seus desenhos particulares, mas se algo sair da coloração ou atitude significa uma outra espécie. E uma vez que dentro da especie elas podem-se cruzar todas, a nivel genético são milhares e milhares de especies que podem surgir..

da uma vista de olhos pelo aranhas.info tens la fotos descomunais..
JCFM
Membro Veterano

segunda set 10, 2007 11:53 am

Boas !

Madpeter estás a confundir a Hogna radiata com a Lycosa tarentula que é a espécie que aparece nas fotos , de facto são parecidas mas a Lycosa tarentula é bem mais possante.

Tens razão ao dizer que esta aranha não é a maior da europa . Eu queria dizer de Portugal mas como tinha escrito europeia atrás segui o mesmo raciocínio e escrevi Europa quando o que queria era dizer Portugal.

Essa da aranha fugida no quarto teve bastante graça. : :D
madpeter
Membro

sexta set 14, 2007 3:13 pm

JCFM Escreveu:Boas !

Madpeter estás a confundir a Hogna radiata com a Lycosa tarentula que é a espécie que aparece nas fotos , de facto são parecidas mas a Lycosa tarentula é bem mais possante.

Tens razão ao dizer que esta aranha não é a maior da europa . Eu queria dizer de Portugal mas como tinha escrito europeia atrás segui o mesmo raciocínio e escrevi Europa quando o que queria era dizer Portugal.

Essa da aranha fugida no quarto teve bastante graça. : :D
Não consegui achar no aranhas.info referencia alguma a "Lycosa tarentula".
Infelizmente em portugal o assunto não é muito aprofundado o que dá origem a incoerência de informação..

A prova disso é uma pesquisa de imagens no google em que "Lycosa tarentula" apresenta-nos várias fotos de aranhas que como tu dizes parecem hognas mais possantes, no entanto uma pesquisa de "hogna radiata" faz aparecer não só a tal aranha parecida mais pequena como a tal possante, tal e qual a da imagem, tal e qual a que tenho em casa..

Leva-me a crer que isto terá a ver com a idade e tamanho da aranha.. sendo que a mesma espécie poderá eventualmente ter dois nomes.

Parece-me a mim que o macho nunca fica muito grande e a fêmea é quem ganha o maior tamanho.. tal como nas tarântulas.

Vejam-se estes sites que não são explícitos e referem-se a
Hogna radiata (Latreille) (Lycosidae) Tarentule radiée, u taràntulu...
http://perso.orange.fr/eresus/e_hograd.html
Aqui por exemplo, parece estar a que falei que capturei no alentejo ha uns anos que tinha uma velocidade bastante superior à hogna que eu tenho para alem de aderencia todo-o-terreno, mesmo vidro:
http://www.e-fabre.com/e-texts/souvenir ... entule.htm
Referem-se a ela como LA TARENTULE A VENTRE NOIR e realmente a minha tem o ventre completamente escuro, ao contrario do topo.

Acho que nao existe suficiente informacao para dizer ao certo a especie de uma determinada aranha, pk têm bastante em comum e o pior, pelo tamanho nao se chega lá porque as fotos podem ter um macro bastante bom o que permitirá tirar uma foto assustadoramente nitida e bastante perto o que fará parecer o animal gigantesco.
O melhor site que encontrei em termos de diversidade numa pesquisa instantanea:
http://www.flickr.com/groups/70907497@N ... 133097695/

Aqui sim é referida a Lycosa tarantula (family Lycosidae) que me parece ter uns olhos demasiado profundos, rodeados por um espaçamento quase imperceptível. no mesmo site está a Lycosa erythrognatha que parece ter uma cor alaranjada à volta dos olhos e na parte frontal..
A Hogna radiata surge lá como uma aranha demasiado pequena e com patas que parecem transparentes e frágeis, no entanto eu já capturei aranhas assim que ficaram possantes com o próprio abdomen a passar de mais pequeno que o tronco para bastante maior que o tronco depois de alimentadas.
No entanto a expressão frontal dos olhos e daqueles pelos todos são tal e qual a que eu tenho e ao vivo akela expressao é igual em quase todas..

Elas mudam de pele, crescem, tornam-se espessas e expressivas.. e isso acho que pode influenciar a decisao quando estamos a optar pela espécie correcta.. pelo menos é o que me parece.

Neste site por exemplo a Lycosa tarentula nao parece de todo uma das faladas anteriormente, até parece bastante pequena e frágil..
http://www.geocities.com/tocatlampa/theraphosidae.htm

Mais sites :P
http://www.andalucia.net/natura/aracnid ... 0318683219
Aqui a tarentula aparece com as patas alaranjadas, sem nomes seria possivel nomea-las??

http://live.focus.de/photos/detail/5162 ... /sort/vote
Hogna

http://www.pbase.com/emidiomachado/spiders

Cumps
JCFM
Membro Veterano

sexta set 14, 2007 3:35 pm

Olá madpeter !

Vai aqui www.naturlink.pt/canais/artigo.asp?iArt ... &iLíngua=1 , lê o sub-título " Espécies semelhantes " . Acho que vais ficar esclarecido. :wink:
madpeter
Membro

quarta set 19, 2007 5:00 pm

JCFM Escreveu:Olá madpeter !

Vai aqui www.naturlink.pt/canais/artigo.asp?iArt ... &iLíngua=1 , lê o sub-título " Espécies semelhantes " . Acho que vais ficar esclarecido. :wink:
simplesmente fenomenal esse link k puseste aki!
Em portugues e com um conhecimento profundo demonstrado!
Nota máxima sem duvida!

Agora reparemos:
"Abdómen: na face dorsal cinzento com uma mancha mais escura ou negra na região anterior e algumas manchas muito sumidas na região posterior. A face ventral é negra, com os lados laranja vivo."

Se virmos as duas fotos das lycosidae presentes neste post, a minha e a que o autor encontrou, na minha realmente coincide porque as manchas no abdómen mal se conseguem ver, mas na foto do autor do tópico já se notam os desenhos perfeitamente estanto longo de serem "sumidos".
O laranja vivo também é extremamente discutivel, pois nem a minha nem a outra parecem ter este laranja referido no site e visto na foto que lá têm.

Agora eu apresento duas fotos de aranhas que tenho e tive, em alturas diferentes e que pelo desenho do corpo parecem ser da mesma espécie "mais pequena" hogna radiata:

Imagem
Imagem
Na primeira é possível verificar sem grandes precisões, que sem patas esticadas, são atingidos os 6 cm, o que faria dela uma tarantula europeia.
No entanto tudo o resto é de hogna, que parece estar sem confusões na segunda imagem, aparentemente mais frágil, patas mais finas e desenhos referidos no site (tal como a outra aliás).

Então eu pergunto, afinal que espécie é a aranha grande que tenho neste momento e que espécie é a do autor do tópico?
Peço a vossa atenção para o desenho EXACTAMENTE IGUAL da parte de cima da aranha do fórum e da minha imagem 2! Sendo que a do tópico parece muito maior! Por outro lado a da imagem 1 tem 1 tamanho acima do referido no site para uma hogna mas tudo o resto bate certo, excepto o desenho no abdómen que mal se vê.. Acrescento ainda que a minha é uma fêmea, comprovadamente.

Relativamente à atitude, a da foto 1 jamais demonstrou a agressividade referida no site, pelo contrário, o medo de qualquer movimento ou objecto e muitas vezes até as supostas presas faziam-na correr desesperada pelo compartimento onde estava. A da imagem 1 dá pequenas corridas para fugir ao perigo mas só se enervada abusivamente, quero eu dizer com isto que por exemplo aproximando 1 lápis dela, a primeira reacção é o ataque, nem sequer é o afastamento com as patas, é mesmo a agressividade ao máximo, depois que percebe que não é comestivel começa simplesmente a inteirar-se da localização do objecto estranho permitindo ser tocada e ignorando movimentos mais bruscos enquanto mantém contacto físico com o objecto. Numa fase final dá para a pormos onde queremos, sem a stressar, através de pequenos toques ao que ela responde com desvios calmos e tranquilos!
Tenho uma aranha tranquila que só quer é tranquilidade!

Pra finalizar fica aqui uma outra que em termos de comportamento me pareceu então a tal tarentula com excepção da discrição física..
Ficava semanas tapada com pedras e objectos afastando a terra de maneira a fazer um pequeno buraco onde permanecia e era extremamente agressiva levantando as patas da frente e investindo contra qualquer coisa nem que fossem 20 vezes seguidas (algo que contraria a informação de tranquilidade da tarentula!)
Repara no abdómen, completamente NADA a ver com as outras..
Imagem
ChinIsa
Membro Júnior
Registado: sexta set 14, 2007 1:41 pm

quinta set 20, 2007 6:14 pm

:? só nunca tinha visto nada assim...
sao bonitas mas longe de mim :oops:
JCFM
Membro Veterano

sábado set 22, 2007 1:32 pm

A Lycosa tarentula da foto 1 é fêmea , a da foto 2 acho que também é uma Lycosa tarentula macho , dúvido que seja uma Hogna radiata e a da foto 3 (nunca vi nada igual ) mas sei que não é uma tarentula porque têm um padrão distinto no abdómen .
madpeter
Membro

domingo set 23, 2007 1:35 pm

No entanto é esta pequena que já não existe que tinha não mais de 3 cm que tinha toda a atitude da tarentula, incluindo o buraco, o passar semanas sem sair de lá, excepto na agressividade em como eu ja tinha referido até se deitava de costas para mostrar as suas queliceras! lol

Como é que consegues distinguir na foto 2 uma tarentula dum hogna?
Essa mesma aranha era ainda mais fragil e fininha do que está na foto, de facto mudou de pele sem exagero 3 vezes no espaço de cerca de 1 mês e cada vez que o fazia ficava mais possante e bonita, a foto já foi numa altura em que não comia e parecia estar meio aparvalhada bastando 1 pequeno toque no compartimento para ela correr apavorada.. Nunca tinha visto tal atitude stressante por parte de uma familiar dela.. Não daquela forma.
ritagameiro
Membro Veterano
Registado: sábado jan 06, 2007 6:40 am

domingo set 23, 2007 3:19 pm

Compreendo perfeitamente quem goste destes "bichinhos", mas se ha animal que me aterroriza é este!
Se eu visse uma dessas na minha garagem, provavelmente seria a ultima vez que la entraria!
Ponham-me o que quiserem á frente, mas aracnideos, é ver-me bater o recorde dos 100 metros! Não consigo explicar, é algo sem fundamento, mas enfim...
É por isso que eu vos admiro, por perceberem e tentarem saber o maximo sobre estes... haja alguem que goste deles!
E pode ser que ao ler mais sobre o asunto, me faça perder a fobia, o que eu duvido!
Bom Domingo para todos!!
Responder

Voltar para “Exóticos”