JCFM és ca dos meus

Só te falta maior dominio cientifico mas percebe-se que gostas bastante delas, como eu..
Contudo eu evito a procriação porque são aranhas muito pequenas que quando eclodem passam as 300 à vontade.. Estas pequenas não têm qualquer problema, ao contrário da mãe adulta de trepar vidros e com facilidade se espalham pela casa..
A minha mãe também pôs várias objecções às minhas aranhas.. sempre!
Mas eu ia dando a volta.. Uma aranha-lobo que cheguei a ter ensinou-me que são espécies com bastante força, pois eu tinha-a num compartimento em acrilico com alguns objectos na tampa a servir de peso, e um dia chego a casa e tive de esfregar bem os olhos até constatar que ela não estava lá dentro.. tinha fugido o que provocou o pânico lá em casa porque não era pequenina.. E como 1 gajo não é adulto n tem voto na matéria

O meu pai pulverizou insecticida pelo meu quarto e bastantes minutos depois ao abrirmos a porta ainda a vimo a correr dum lado para o outro numa velocidade incrivel.. O resto da história termina na sola do sapato do meu pai..
Onde foste buscar a informação que é a maior aranha europeia? Não me parece que seja verdade até porque uma simples e conhecida aranha-cavalo tem um perimetro bastante superior.. sem falar nas diversas especies que descobriram o seu caminho para a europa e que são bastante parecidas com tarantulas.. corpos mais peludos, maiores e com queliceras assustadoramente visiveis já se encontram na Natureza nacional ha uns anos..
Eu próprio em Lagos encontrei uma já morta (o que eu nao dava para te-la encontrado viva..) que era tal e qual esta "Atypus affinis"
A aranha que tu viste mais escurecida pode ter sido uma das mais de 50 sub-espécies da Lycosidae.
Há umas espectacularmente raras e com umas cores fenomenais..
Mas têm coisas diferentes entre elas..
Por exemplo a Hogna Radiata que é a falada neste tópico e a minha, só com poucos meses de vida consegue subir uma parede.. conforme vai crescendo a parede precisa de ser mais rugosa, e a dada altura em estado adulto não trepa paredes simplesmente, deixa pequenos rastos de teia quase invisiveis por onde passa, excepto quando mete o saco de ovos que enxe os cantos e buracos de teias, consome a presa sem necessidade alguma de teia, servindo-se somente da queliceras, conforme o animal que capturou, expreme-o até ficar uma pasta que ela vai "mastigando" e sugando e da qual sobram pequenos detritos secos, se for 1 animal maior como 1 gafanhoto ou uma lagartixa as vitimas ficam com buracos enormes no carcaça e ficam quase ocos! Mas isso ja deves saber se já capturaste algumas
Quando dizes que ficam adultas no verão isso depende obviamente da idade delas.. No verão as fêmeas fazem a postura.. E é uma aranha que tendo em conta a proporcionalidade de mudas de pele e crescimento que eu já assisti só em cerca de 4/5 anos atinge um tamanho significativo e que chame a atenção, depende tambem da alimentação, claro..
Ainda falando de outras Lycosidae, a Hogna se n stressada podemos tocar-lhe nas patas com os dedos ou com 1 lápis por exemplo, ela vai levantando pata a pata sem movimentos bruscos e sem se assustar..
A sub especie que eu penso ser a Pardosa hortensis tem algumas semelhanças com a hogna e qd capturei uma no alentejo constatei uma coisa incrivel, ao contrario das suas familiares, esta adere a TUDO e tem uma velocidade incrivelmente superior! Anda sobre o vidro, tectos, parede, liso, rugoso, o que for.. é tipo barata, deve ter alguma propriedade esponjosa microscopica nas patas para fazer isto..
Estas aranhas não têm mutações isoladas, são todas iguais, com excepcção dos seus desenhos particulares, mas se algo sair da coloração ou atitude significa uma outra espécie. E uma vez que dentro da especie elas podem-se cruzar todas, a nivel genético são milhares e milhares de especies que podem surgir..
da uma vista de olhos pelo aranhas.info tens la fotos descomunais..