Chinchila - Adaptação

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
joaoeg
Membro Júnior
Registado: domingo set 09, 2007 11:56 pm

segunda set 10, 2007 3:36 pm

Olá a todos!

Sou novo no fórum, já tenho a minha chinchila desde Janeiro, até agora nunca tive problemas com ela e sempre correu tudo bem.

Juntamente com a chinchila comprei uma gaiola não muito alta (apenas um piso, a parte de cima é tipo um "tabuleiro" onde se põe a comida, o suporte para a alfafa etc...) já que ela fica numa varanda fechada e pode andar à vontade, daí eu não ter comprado uma gaiola com mais pisos.

Ultimamente tenho andado a pensar em comprar outra chinchila para lhe fazer companhia, tenho uma fêmea e estou indeciso entre comprar outra fêmea ou um macho. É que não queria estar "constantemente" a ter crias e por outro lado tenho medo que se separar o macho da fêmea ela depois o rejeite, já que ela já está habituada a estar sozinha...

Sei que para habituar duas chinchilas adultas a conviver na mesma gaiola não é fácil, mas é diferente se for uma fêmea a habituar-se a um macho ou a outra fêmea?

Agradecia esclarecimentos!
Obrigado
smill
Membro Júnior
Registado: quinta jun 14, 2007 1:21 pm

segunda set 10, 2007 8:32 pm

se não queres tar a ter crias compra uma do mesmo sexo, quanto ao ser dificil de juntar duas chinchilas adultas n te posso ajudar mas penso que se deve de seguir a rotina de meteres a chinchila noutra gaiola encostada a que ja tinhas pra se irem abituando uma a outra e depois faxer tentativas para ver se ja se dao bem.
agora por quanto tempo devem de tar em gaiolas separadas n fasso a minima ideia. mas pode ser que alguem te consiga ajudar mais.
joaoeg
Membro Júnior

segunda set 10, 2007 8:45 pm

Obrigado pela resposta. :wink:

Eu não me importo de ter crias, desde que consiga "controlar" mais ou menos para que a fêmea não engravide logo após um parto, o problema é que tenho medo que o macho depois seja rejeitado.

Vou esperar para ver se mais alguém pode dizer qualquer coisa! :)
smill
Membro Júnior
Registado: quinta jun 14, 2007 1:21 pm

segunda set 10, 2007 9:18 pm

quanto a isso ja li por aqui que ñ é necessario e eu também concordo poque acho que as chinchilas como com qualquer animal quando teem crias primeiro "criam-nas" só depois é que voltam a procriar, digo eu. e tb li por aqui que eles n teem fursosamente de procriarem a seguir a um parto, pode acontecer como n. mas espera por um poste de alguem que tenha passado pela experiencia, pk pelo que li separar normnalmente da asneira.
Nadeshda
Membro
Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)

segunda set 10, 2007 10:07 pm

Se a chinchila é adulta, o processo de integração de uma chinchila nova, quer de um macho, quer de uma fêmea, é igual. Deve fazer uma quarentena de cerca de 4 semanas (as chinchilas durante esse período não devem ter qualquer contacto uma com a outra, devem estar em divisoes separadas e não as deve soltar na mesma divisão, mesmo que não estejam lá as duas ao mesmo tempo, e deve lavar as maos entre estar com cada uma delas). Depois desse período, pode ir trocando as gaiolas em que elas se encontram, para se habituarem ao cheiro uma da outra, e aproximar as gaiolas sucessivamente, mas muuuuito lentamente. Esteja atento à maneira como cada uma reage :) . Quando as quiser juntar, solte-as numa divisão que seja nova para ambas, e, se elas lutarem, separe-as assim que vir pelo a voar ou que uma esteja a sangrar. É um processo complexo e moroso.

Relativamente a ser macho ou fêmea... espero que não se sinta ofendido, mas eu não entendo porque tanta gente que tem chinchilas junta logo um casal... a criação é algo de muita responsabilidade... deve conhecer o historial genético de ambos os animais para não passar doenças genéticas como tricofagia ou doenças dentárias, deve saber a idade e peso que tanto o macho como a fêmea devem ter para poderem procriar, deve saber o que fazer caso aconteça algo à fêmea e ela não puder amamentar os filhos (e, nesse caso, é ter disponibilidade para alimentar as crias com biberon de duas em duas horas)... E é também arranjar a quem dar/vender os animais, e ter gaiolas para manter pais e filhos separados (e os filhos separados por sexo) se não conseguir vender logo os animais... Falando por experiência própria, tenho duas fêmeas que vieram para mim já juntas, ainda bebés. Dão-se lindamente uma com a outra, nunca lutaram, nunca tive qualquer problema. As chinchilas são animais que vivem em sociedade, logo, à partida não haverá qualquer problema em manter animais do mesmo sexo juntos ;)
joaoeg
Membro Júnior

segunda set 10, 2007 10:41 pm

Hmm, fiquei mais esclarecido, e nada ofendido :wink:

Admito que nunca aprofundei muito relativamente à procriação pois só tinha pensado em ter uma chinchila e não um casal, daí a minha dúvida em juntar mais uma fêmea ou um macho.

Em relação ao periodo de adaptação de ambas tenho condições para seguir todos esses passos e se depois realmente se adaptarem uma à outra ficarão com um bom espaço para ambas. :D

Relativamente à criação, comprei a minha chinchila numa loja de animais, mas seria interessante independentemente de querer procriar ou não...

Não teria qualquer problema com as crias, já que conheço muitas pessoas a quem poderia dar e em último caso, perto de mim existem três lojas de animais onde os animais se encontram em muito boas condições. :)

Agora, pelo que li acerca da reprodução de chinchilas, atingem a maturidade sexual por volta dos 6-7 meses podendo ocorrer 1 a 2 partos por ano com média de 2 crias por parto, podendo ser apenas 1 ou até 6. Pergunto se estas informações estão correctas e se são baseadas em separar o macho da fêmea após o parto ou não?

Entretanto vou continuar a pesquisar acerca deste assunto :wink:
Responder

Voltar para “Exóticos”