[Care Sheet] Scolopendra gigantea

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

quinta set 20, 2007 9:23 am

Família: Scolopendridae
Género: Scolopendra
Espécie: gigantea
Nome Comum: Centopeia gigante da Amazónia
Comunidade: Não
Origem: Sul da América, Trinidade e Jamaica
Habitat: Florestas tropicais
Terrário: 50*25*30
Dieta: Grilos, Baratas, Tenebrios, Zophobas, Larvas da Cera, Moscas da fruta, e Ratos desmamados.
Substrato: 40% Vermiculite/60% Terra de Fibra de Coco ou Humus
Humidade (em %): 70 to 80%
Temperatura: 23- 29 ºC, existem duas formas de fazer o aquecimento, tapete e lampada, eu de preferência uso sempre tapete colado numa das paredes (ligado a um termostato), pois as Scolopendra como sao terrestres cavam para procurar um sitio mais fresco, se estiver a aquecer por baixo irá stressar o animal pois ele irá procurar o fresco e encontra o calor, lateralmente quando ele necessita de aquecer simplesmente desloca-se para a parte mais quente do terrario, a outra alternativa é a lampada, apesar de ser mais barato a compra de uma lampada, torna-se mais dispendioso a nivel de electricidade, mas é uma solução prática e eficaz.
Observações: Atenção, não é recomendado manusear a centopeia, pois tem veneno, maior parte das pessoas nao morre com o veneno do mesmo mas quem é alérgico poderá ter graves problemas, Esta centopeia pode chegar aos seus 30cm. Seu corpo contem 21 a 23segmentos, em cada segmento tem um par de pernas.
Temperamento: Rápido e agressivo
Criação: Na altura apropriada o macho irá depositar o semen sobre a superficie (Pedra xisto neste caso), após o depósito, a fêmea irá então posicionar o seu corpo sobre o semen e roçar o seu orgão genital, após isso, ela irá depositar os ovos, retirar o macho do mesmo terrário.
Sexagem: Desconheço como sexar, e também tenho informações que é quase impossível

Imagem
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
ChinIsa
Membro Júnior
Registado: sexta set 14, 2007 1:41 pm

quinta set 20, 2007 6:12 pm

A imagem: Espectacular
A centopeia: longe de mim ... MEDO

lol :oops: :lol:
Responder

Voltar para “Exóticos”