"casal gay" de chinchilas e juntar uma ou duas fêmeas?
-
- Membro
- Registado: segunda jun 18, 2007 3:44 pm
boas, o meu irmão comprou há cerca de 3 a 4 anos um suposto "casal" de chinchilas, que até hoje nunca fez criação. esta semana, por curiosidade, e no seguimento de ter conseguido criação com os meus gerbos, decidi investigar na net e após análise verifiquei que o "casal" de chinchilas na realidade é um par de machos... lol... ou seja, o meu irmão, na loja em que os arranjou, foi "enganado"... a minha dúvida, e visto que o aniversário do meu irmão está para breve, é se haverá possibilidade, nesta fase (decorridos uns 4 anos de convivência), de juntar uma ou duas chinchilas fêmeas adultas para tentar salvar os desgraçados da "vida gay" que têm sofrido estes anos. ou seja, se será possível juntar uma fêmea para os dois machos, ou se será ideal juntar duas para os dois, ou trocar um macho por uma fêmea 

Abraços, Artur
-
- Membro
- Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
- Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)
Mas porque os quer separar? Eles não são felizes juntos? As chinchilas podem ser perferitamente felizes, mesmo vivendo femea com femea e macho com macho. Não necessita de ter um casal para que elas se sintam felizes. Eu se fosse a si, deixava-os como estão. Introduzir chinchilas dá muito trabalho, é demorado e pode ser que elas nunca se entendam e tenha de as manter em gaiolas separadas. Espero que não leve isto como uma ofensa, mas se comprou as chinchilas numa loja e nunca reparou que eram as duas do mesmo sexo, talvez não seja a situação indicada para fazer criação...
-
- Membro
- Registado: segunda jun 18, 2007 3:44 pm
na parte que refiro "casal gay" estou apenas a brincar, por favor não levar demasiado a sério 
na realidade a ideia inicial do meu irmão era ter comprado um casal, para mais tarde terem crias, mas confesso que ele não se importou em saber ou verificar se o par era realmente casal
posto isto, apenas estou a solicitar informações, sobre soluções possíveis para avançar para a criação de chinchilas. se trocando um dos machos por uma fêmea adulta, se adicionando duas fêmeas adultas e mantendo os dois machos, ou se vendendo estes dois machos e comprando um casal novo.
segundo vi nuns tópicos aqui no fórum, a adaptação de um macho a uma nova fêmea poderá ter alguns atritos no primeiro dia mas prontamente eles ficam apaixonhados, será correcto?
abraços e obrigado desde já pelas vossas ajudas

na realidade a ideia inicial do meu irmão era ter comprado um casal, para mais tarde terem crias, mas confesso que ele não se importou em saber ou verificar se o par era realmente casal
posto isto, apenas estou a solicitar informações, sobre soluções possíveis para avançar para a criação de chinchilas. se trocando um dos machos por uma fêmea adulta, se adicionando duas fêmeas adultas e mantendo os dois machos, ou se vendendo estes dois machos e comprando um casal novo.
segundo vi nuns tópicos aqui no fórum, a adaptação de um macho a uma nova fêmea poderá ter alguns atritos no primeiro dia mas prontamente eles ficam apaixonhados, será correcto?
abraços e obrigado desde já pelas vossas ajudas
Abraços, Artur
-
- Membro
- Registado: sábado ago 12, 2006 1:54 pm
Isso é muito relativo...depende muito também das idades! Eu tive sorte, mas o meu macho tem 4 meses e a fêmea apenas 2! Já houve relatos aqui no forum de quem tenha demorado imenso tempo até conseguir juntá-los...ou mesmo não conseguir porque se pegam! Eu coloquei um tópico «Como juntar duas chinchilas»...estão lá alguns conselhos do pessoal do forúm!
Boa sorte* Cumps
Boa sorte* Cumps
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda nov 24, 2003 11:44 pm
- Localização: Vários Petauros do Açúcar e Muitas Chinchilas (entre outros)
- Contacto:
Boas...
Pois é... para responder à questão inicial, passo a dizer que não se devem juntar várias fêmeas a um único macho, ou manter no mesmo espaço dois casais! Vai dar guerras e possíveis mortes com algum/s deles.
Também não é fácil juntar animais adultos a outros adultos também! Muito raramente corre bem à primeira e é quando corre bem!
O ideal para juntar uma chin a outra já residente, é que a nova seja bébé (entre os 2 e os 4 meses no máximo). Se a residente for macho e adulto, é certo e sabido que vai "dar em cima" da pequenita, que ela rejeitará e começam as perseguições até que a bébé "se renda".
Depois disto, a decisão é tua... Nem vou opinar sobre o que eu faria no teu lugar
Pois é... para responder à questão inicial, passo a dizer que não se devem juntar várias fêmeas a um único macho, ou manter no mesmo espaço dois casais! Vai dar guerras e possíveis mortes com algum/s deles.
Também não é fácil juntar animais adultos a outros adultos também! Muito raramente corre bem à primeira e é quando corre bem!
O ideal para juntar uma chin a outra já residente, é que a nova seja bébé (entre os 2 e os 4 meses no máximo). Se a residente for macho e adulto, é certo e sabido que vai "dar em cima" da pequenita, que ela rejeitará e começam as perseguições até que a bébé "se renda".
Depois disto, a decisão é tua... Nem vou opinar sobre o que eu faria no teu lugar

Ana